Mais um ano acabando, e chega aquele momento de promessas, metas, renovações!
Não se preocupe, esse não é um post de mandingas ou astrologia..
Nesse post vou dividir com você meus planos e intenções para 2016, pois independente do seu momento, podem te ajudar a encontrar seu norte nesse novo ano.
Estudar
Estudar nunca é demais, e sempre fez parte da minha rotina. Seja uma nova técnica, uma nova forma de fazer o que faço ou até mesmo filosofias de vida que podem agregar à minha vida como um todo, não apenas como designer. O maior prazer de trabalhar como freelancer é a parte humana da relação com os clientes, aprender como atingir um novo público ou como surpreender o público que já trabalha. Conhecer novos mercados, sair da zona de conforto e evoluir.
Cursos na área são ótimos para se atualizar, mas procure também cursos e atividades fora da sua área de atuação, que podem ajudar a agregar ao seu job! Idiomas, viagens, desenho, historia da arte, cursos onde sua criatividade vai ser desafiada.
Procurar o novo
Em algumas fases da nossa vida, podemos nos acomodar a processos, clientes e soluções para nossos projetos. Como freelancers, designers e artistas, nossa função social é resolver problemas de forma criativa, surpreender nossos clientes e a nós mesmos. Não se acomode, procure sempre surpreender, não use fórmulas prontas, ou respostas que outros já encontraram. Não tenha medo de errar, experimente! Com responsabilidade, claro! Lembre-se, só irão te valorizar como indivíduo, se você se mostrar único. O valor agregado em trabalhar com você, vem da faísca única das suas experiências e soluções. Use a regra: robôs podem fazer isso? Se a resposta é sim, faça de outra forma.
Paciência
Em nossa escolha de vida como freelancers, a paciência é sinal de amadurecimento. Não sei em qual fase de vida você está, mas lidar com clientes e pessoas sempre será parte da sua vida. Escutar, aceitar e principalmente entender fazem parte de um amadurecimento que só te trarão benefícios. Mas como bom roqueiro, tenho meu lado punk e fecho a cara quando vejo que querem desrespeitar meu trabalho. Se posicione, defenda seu ponto de vista, mas fique aberto ao que vem de fora.
Planejamento
O que queremos? Bons clientes e bons jobs! Certo? Porém para boas entregas, precisamos do bem mais valioso que temos, o tempo! E tempo pode ser bem ou mau aproveitado, depende apenas do seu planejamento. Tenho 10 anos de experiência e ainda estou aprendendo a controlar e cuidar do meu tempo e acho que será uma luta que terei sempre. Vamos juntos então, evitar prazos impossíveis que comprometam nossa qualidade. Evitar pegar mais jobs do que podemos tocar e lembrar que melhor um prazo longo do que um prazo furado.
Flexibilidade
Nada é 100% como queremos, no fim seu cliente tem sempre a razão e você é contratado para fazer o seu melhor para os objetivos do cliente, se vai ser da sua forma ou como seu cliente imagina, vai depender da sua habilidade de negociação e argumentação, por isso tenha sempre na ponta da língua os porquês das suas ideias(achei legal ou bonito assim, não é argumento). Lembre-se sempre de quem paga pelo seu serviço, mais vale um job sem assinar com um cliente satisfeito, do que uma briga e bonecos de voodoo do cliente… Escolha suas batalhas, no fim o que importa é vencer a guerra.
Filtro
Lembra que falei como o tempo é precioso?? Por isso além de otimizar e focar em nossas atividades, precisamos filtrar quais jobs valem a pena ou não. Todos precisamos de dinheiro, faz parte do jogo, mas um job que aceita, pode te tirar de outro job que está por vir. Faça boas escolhas, que te aproximem do seu objetivo como profissional.
Viver em Comunidade
Sempre tive como filosofia, ajudar as pessoas. Fiz muito job de graça (pode julgar), pois queria ajudar amigos e etc. Recentemente comecei a colaborar mais com a comunidade de designers, escrevendo no Choco La Design, participando de podcast do Aparelho Elétrico, dividindo minhas experiências e forma de pensar com a comunidade e estou adorando o retorno disso. Recomendo que se una a essas comunidades, crie eventos, online ou off-line, adicione nas redes sociais pessoas que admira, converse, troque experiências. Viver em comunidade fortalecem laços e cavam oportunidades.
Metas
Metas são importantes, são guias para nosso pensamento focar em algo e não apenas deixar a vida levar. Pense onde quer estar no próximo fim de ano. Pense onde quer chegar em 3 ou 5 anos, e que etapas deve passar para chegar lá. Seja realista e esforce-se para atingir as metas. Essas metas são para você e para ninguém mais.
Portfolio
Essa acho que é a promessa padrão de fim de ano, atualizar o portfolio. E cara! O meu está sem atualizar fazem 2 anos ou mais! Dizem que quem tem o portfolio atualizado é um desocupado, mas na verdade é só uma desculpa.
Divido com você um relato pessoal, nesse ano enrolei meu portfolio pois estava esperando entrar alguns jobs que deveriam fazer parte, eu estava com contatos para ir para Londres em grandes agências, e só faltava isso, estou no momento escrevendo esse texto de Barcelona na Espanha, ou seja, não fui para Londres. Mas só para exemplificar que existem oportunidades que as vezes deixamos passar por não nos dedicarmos a nós mesmos. Promessa para vocês, portfolio novo sai no primeiro bimestre trimestre(pra garantir) de 2016.
Além desses pontos citados acima, vale lembrar das promessas de saúde, finanças, relacionamentos e filosofias que sempre fazem parte!
Ano novo é fase de re-começo para muitos, se permita re-começar, aceite seus erros como profissional e abrace as oportunidades de um novo ano.
Te desejo um 2016 incrível! Vamos criar, surpreender e mudar o mundo!
Gostaria de agradecer ao Henrique pelo espaço, tanto aqui quanto no podcast, ajudou a acender a minha vontade de dividir minha experiência.
Lembra que falei que não era um post de mandingas? Ouvi dizer que quem não compartilhar esse texto vai ter um ano novo só com clientes chatos e re-fações…
Gostaria de convidar você para ler meu artigo no Choco La Design com lições de empreendedorismo com o Papai Noel
Todas as informações contidas neste artigo são de responsabilidade do seu autor e não necessariamente refletem a opinião do site. Quer publicar suas ideias no Aparelho Elétrico? Colabore.