Andam dizendo por aí que o blog morreu, que o lance é redes sociais e conteúdo em vídeo. Será que isso é verdade? Ainda vale a pena começar um blog nos dias de hoje? Por onde se começa um blog? Quais as melhores tecnologias? Como se ganha dinheiro com isso? Calma aí, a gente vai tentar responder tudo isso e mais um pouco para você começar o seu blog com menos angústia e mais informação.
Você tem um blog, qual sua principal dificuldade com ele?
Compartilha com a gente nos comentários e vamos levar o assunto adiante!
Posso te pedir um favor?
Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito para todo mundo que trabalha de forma independente.
Este post contém links afiliados. Adquirindo algum produto através dos links divulgados, você NÃO paga a mais por isso e ainda contribui para o Aparelho Elétrico continuar existindo. Obrigado.
Em parceria com a Udemy, plataforma de cursos online, fiz o curso para freelancers do Seth Godin (link afiliado), vou te contar como foi essa experiência.
Vou direto ao assunto, para poupar o seu tempo. Caso queira mais informações sobre Seth Godin e a Udemy, é só continuar rolando a tela.
O curso (link afiliado) é um turbilhão de insights sobre marketing para freelancers que vai te ajudar a pensar e repensar o seu negócio como um profissional independente.
O conteúdo é leve e prazeroso de ser consumido. Você devora aula após aula. Elas são curtas, em torno de 2 minutos cada. Não é nada cansativo e você ainda tem a sensação de que está avançando rápido.
Não se engane pela brevidade das lições, Seth é sagáz, consegue traduzir conceitos complexos em frases curtas. No total o curso tem cerca de 3h de duração. Eu fiz em dois dias, metade em cada.
Apesar de ser o curso de um “guru”, palavrinha bem gasta ultimamente, as dicas são muito bem apresentadas e fundamentadas. O conteúdo não é nada etéreo ou distante da realidade do freelancer comum, você vai conseguir aplicar as orientações no dia a dia do seu negócio.
Inclusive, Mr Godin se preocupou em temperar o curso com perguntas feitas com frequência pela sua audiência. Você vai encontrar várias dúvidas respondidas que podem estar na cabeça de relés mortais como você e eu. Por exemplo: “Vale a pena trabalhar de graça?”
Certamente as respostas vão fazer você refletir sobre como tem encarado o seu negócio.
Rolam algumas dedadas no olho também. Por exemplo, em um momento ele questiona se o trabalho que o aluno presta é algo genérico – que qualquer um pode fazer – ou se é REALMENTE algo inconfundível ao ponto das pessoas falarem espontaneamente sobre ele.
Honestamente, o que você responderia? A gente tende achar que nosso trabalho é fantástico. Mas será que é mesmo? Esse é apenas um dos vários convites a reflexão que você vai encontrar durante as aulas.
Com esses meus sneak peeks, você já deve ter sacado que o curso não é do tipo prático. Ele não vai pegar você pela mão e dar um passo a passo rumo ao sucesso. Tio Seth também não vai olhar se você fez ou não a lição de casa. Não é esse o modelo de ensino.
As provocações vão agir na sua forma de pensar e vão remoldar a maneira como você encara o seu negócio.
Seja você iniciante ou experiente, tenho certeza que vai encontrar algo de valor no curso. Seja para botar a casa abaixo e reconstruir tudo novamente, seja apenas para retomar conceitos que haviam se perdido no dia a dia do negócio.
Curti muito também o fato de que ele traz nomes conhecidos para embasar seus argumentos.
Ele cita, por exemplo, Stefan Sagmeister, profissional n.º 1 para muitos designers gráficos.
E Shepard Fairey, provavelmente o segundo artista/grafiteiro/ativista mais famoso do mundo. Só fica atrás do Banksy.
Mas nem tudo são flores. Se você prestou atenção na imagem anterior, está escrito “pôester” em vez de “pôster”. Talvez esse seja o único contra. As legendas, em alguns pontos, precisam ser revisadas, há alguns erros de grafia e algumas palavras poderiam ser melhor traduzidas para facilitar a compreensão.
Até o fechamento deste post, mais de 22 mil freelancers já tinham feito o curso original (link afiliado), sem legendas, e tornado ele um best-seller da Udemy.
A versão legendada em português (link afiliado) ainda não caiu nas graças do grande público brasileiro, apenas 30 alunos se matricularam até o momento. Mas tem tudo para estourar. Bom para você que pode fazer o curso antes de todo mundo e adicionar mais diferencial competitivo para o seu business.
Considerações sobre o preço
Não vou colocar o valor direto aqui no post para não correr o risco de ficar desatualizado.
A Udemy geralmente tem preços bastante acessíveis. Neste caso, não é diferente. Qualquer novo negócio que você fechar usando alguma das dicas, já paga o valor do investimento.
Em épocas de cursos de gurus de palco com fórmulas de sucesso a preços exorbitantes, para mim, o valor desse curso é uma grata surpresa.
Fico pensando quanto seria o valor/hora da consultoria do Seth Godin. Certamente um valor inacessível para um freelancer iniciante.
Sem contar que a Udemy ainda oferece 30 dias de garantia. Se você, por alguma razão, não curtir a experiência, pode pedir sua grana de volta. Simples assim.
Quem diabos é Seth Godin e por que prestar atenção nele?
Se você chegou de Marte agora e não tem ideia de quem é esse senhor careca de óculos com armação colorida, eu te conto. Seth Godin é um empreendedor, palestrante e autor americano.
Em 1998 vendeu sua empresa de marketing digital para o Yahoo! e então virou Vice-Presidente de Marketing de Permissão do motor de buscas. Aliás, o termo marketing de permissão foi cunhado por ele.
Dezoito livros do cara viraram best-sellers e foram traduzidos em 35 idiomas. Entre as obras estão, por exemplo, ‘A Vaca Roxa’, ‘Tribos’, ‘Você é Indispensável?’ e ‘Quebre as Regras e Reinvente’.
Além disso, é dono de um blog sobre marketing e negócios (com atualização diária) que está entre os mais populares do mundo no segmento. Aliás, recebo a newsletter dele diariamente e recomendo.
Então, quando um sujeito desse gabarito resolve falar sobre trabalho freelancer, a gente escuta.
O que é Udemy e ela é confiável?
É um marketplace de cursos online. Profissionais capacitados nas mais diversas áreas preparam seus cursos e publicam para venda na plataforma.
Inclusive é uma ótima dica para disseminar o seu conhecimento, aumentar sua divulgação e, de quebra, gerar uma nova fonte de receita para sua carreira de freelancer. Se você é um profissional foda, manda bem na sua especialidade, vale a pena cogitar criar um curso para a plataforma.
Respondendo a segunda parte da pergunta: sim, a Udemy é confiável. Antes deste, já havia comprado quatro cursos na plataforma por conta própria. Tudo sempre ocorreu como o esperado.
Mas fica o adendo: escolha com atenção, nem todo curso tem conteúdo útil para você.
O acesso é vitalício. Não tem mensalidade. Ou seja, você paga uma única vez, o acesso é liberado imediatamente e fica livre para sempre. Você pode voltar e assistir quantas vezes quiser e não paga nada a mais por isso.
Você pode fazer o curso no computador, celular ou tablet. Eu fiz metade no computador e metade no tablet. A interface é intuitiva e fácil de operar.
Bacana é que existe a opção de baixar o curso, então você pode continuar em locais onde não há acesso à internet. Ou se você não quiser comprometer seu plano de dados, pode baixar no seu celular ou tablet em casa e levar para fazer as aulas na rua durante as pausas do seu dia.
Se, por alguma razão, você precisa de certificado de conclusão do curso, não tem problema, é padrão Udemy, todos os cursos têm certificado de conclusão.
Chegando aos finalmentes
Em resumo, gostei bastante do curso do Seth Godin, me rendeu diversos insights. Com certeza vou rever para buscar ideias para os temas do blog.
A Udemy já era uma velha conhecida, havia feito outros cursos na plataforma. Mas este foi o primeiro com legendas em português. Eles precisam caprichar um pouco mais no serviço de tradução e legendas. Porém, isso não compromete em nada a experiência com o curso e a absorção do conteúdo.
Espero que você tenha curtido saber da existência dessas aulas e aproveite a oportunidade para aperfeiçoar seu negócio.
O que achou da ideia do curso?
Deixa um comentário e vamos levar o assunto adiante. Caso tenha ficado alguma dúvida, só comentar também que eu tento te ajudar.
Posso te pedir um favor?
Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito para todo mundo que trabalha de forma independente.
Este conteúdo foi criado em parceria com a plataforma de cursos online Udemy e contém links afiliados. Adquirindo o curso através dos links divulgados neste post, você NÃO paga nada a mais por isso e ainda contribui para o Aparelho Elétrico continuar existindo.
Você deve conhecer a história de uma pessoa criativa muito capacitada que largou a carreira de serviços criativos para abrir um food-truck, um café, um pet shop, uma startup, virou produtor de conteúdo, virou DJ,… ou até mesmo largou a carreira criativa pra fazer concurso público.
Hoje a gente vai divagar sobre esse tema e tentar entender melhor por que isso acontece para tentar ajudar você não botar um fim prematuro na sua carreira criativa.
Compartilha com a gente nos comentários e vamos levar o assunto adiante!
Posso te pedir um favor?
Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito para todo mundo que trabalha de forma independente.
Hoje o assunto é “Projetos Paralelos”! A ideia é que esse episódio sirva pra incentivar você a tirar seus projetos do papel. Espero que esse podcast seja o empurrão que faltava para você se encher de motivação e coragem para botar a sua ideia no mundo.
Você tem um projeto paralelo, qual sua maior dificuldade com ele?
Compartilha com a gente nos comentários e vamos levar o assunto adiante!
Posso te pedir um favor?
Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito para todo mundo que trabalha de forma independente.
A ideia desse episódio é passar dicas para você ter uma marca que expresse corretamente a alma do seu negócio, que seja bem estruturada e tenha uma boa aplicabilidade. Então você que tá montando o seu projeto agora e tá na fase de criação de marca, presta atenção, toma nota, que esse podcast pode te livrar de boas dores de cabeça no futuro.
Você teve um cuidado especial no design da sua marca?
Compartilha com a gente nos comentários e vamos levar o assunto adiante!
Posso te pedir um favor?
Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito para todo mundo que trabalha de forma independente.