Pesquisadores indicam como melhorar a memória

Pesquisadores indicam como melhorar a memória

Essas pequenas atitudes, que tomam poucos minutos do dia, podem fazer uma grande diferença, mesmo quando o cérebro está sobrecarregado
  Por Giovanna Beltrão
Stock Photos Por Veles Studio / Shutterstock

Há poucos anos, o cuidado com a saúde do corpo era visto com grande prioridade. Hoje em dia, no entanto, a necessidade de cuidado com a saúde da mente tem se tornado cada vez mais evidente. Melhorar a memória, por exemplo, é algo importante para a produtividade no trabalho e para a vida de maneira geral. Em matéria para a Fast Company, a repórter Anna Meyer fez uma compilação de 6 maneiras de melhorar a memória usando poucos minutos por dia.

A primeira dica é a correção da postura. De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de São Francisco, ficar em pé ou sentar-se com a coluna reta e levantar o queixo torna mais fácil se lembrar das coisas, pois a posição aumenta o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro em até 40%. Além disso, uma pesquisa da Universidade Loma Linda, afirma que dar risada por 20 minutos ao dia também melhora a memória. Isso acontece porque a endorfina produzida com o riso reduz a pressão arterial e aumenta o humor, contribuindo com a memória.

Praticar a meditação é outra dica valiosa. Em entrevista ao repórter Michael Grothaus, o diretor do Centro de Longevidade da UCLA, Dr. Gary Small, defendeu a importância de inserir o hábito na rotina. “Nossas mentes estão sempre conversando. […] O que este exercício está fazendo é treinar seus neurocircuitos para focar a atenção, relaxar, descansar; você está ensinado sua mente a abandonar a conversa mental. Dessa forma, você tem melhor foco e atenção”, explicou.

Segundo o Dr. Small, ter rotinas e hábitos também ajuda a melhorar a memória e, por isso, é importante ter uma boa rotina matinal. Além disso, se alimentar bem e ingerir antioxidantes é outro ponto relevante. Isso porque uma das coisas que causam falhas na nossa memória é a presença de radicais livres, que desgastam nosso DNA e estrutura celular, resultando na oxidação do cérebro.

Finalmente, a matéria indica uma pesquisa da Universidade de Waterloo, que recentemente descobriu que desenhar faz com que a nossa memória performe melhor. A dica é desenhar a sua lista de tarefas, em vez de escrevê-la.

Assine o Aparelho Elétrico

Nosso objetivo é ajudar você a se relacionar melhor com o trabalho, a realizar seus projetos, e a fechar grandes negócios na área criativa.

O acesso vale por um ano.
   Via PayPal

Compartilhe ❤

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.

Junte-se a mais de 3000 pessoas. Assine a Segue o Fio.

O melhor conteúdo sobre Trabalho e Negócios na Economia Criativa, toda sexta às 7h no seu e-mail.

Você ainda recebe a nossa planilha financeira como um presentão de boas vindas.
 Publicado em 22/04/2019 Atualizado em 14/05/2019
Giovanna Beltrão Jornalista. Mestra em Jornalismo. Especialista em Processos e Produtos Criativos. Trabalha com Comunicação desde 2007. Se interessa por cultura, tecnologia, viagens e gastronomia. Acha estranho escrever sobre si mesma na 3ª pessoa.
Participe da Conversa