Uma nova pesquisa Ibope aponta que 50 milhões de pessoas no Brasil — o que corresponde a 40% dos 120 milhões de internautas do país — já ouviram algum programa de áudio sob demanda. Ao mesmo tempo, 38,4 milhões de pessoas (ou 32% de quem acessa a internet) nem sabem o que é podcast. Os dados inéditos foram apresentados durante a Maratona Piauí CBN de Podcast, realizada no último sábado (11/05), no Rio de Janeiro. O Ibope entrevistou duas mil pessoas entre os dias 15 e 18 de janeiro e a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Entre os principais públicos interessados em podcasts, destacaram-se jovens, homens e pessoas das classes A e B. De acordo com a pesquisa, 45% dos homens entrevistados já ouviram algum programa pelo menos uma vez na vida, enquanto entre as mulheres esse número cai para 36%. Quanto à idade, 47% dos jovens têm familiaridade com o formato; apenas 30% dos mais velhos afirmaram o mesmo. Consequentemente, mulheres e pessoas acima dos 55 anos formam o público mais escasso entre os ouvintes.
“O que a pesquisa mostra é o potencial dos podcasts. E, se nos basearmos na tendência de outros países, é um grande potencial”, disse a CEO do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari, durante a Maratona. Segundo ela, nos Estados Unidos, sete entre cada dez pessoas conhecem o formato. Quanto à frequência de consumo dos podcasts, a pesquisa revela que 16 milhões de internautas brasileiros (ou 19% do total) ouvem algum programa três ou mais vezes por semana. No entanto, 43% dos entrevistados não têm o hábito de ouvir podcasts regularmente.
De acordo com o Ibope, o celular é o principal equipamento utilizado pelos ouvintes (75% dos entrevistados) e a plataforma mais usada para o consumo dos programas é o Youtube (42%), seguido pelo Spotify (32%) e pelo Google Podcasts (7%).
Durante a mesa que debateu a pesquisa Ibope, a analista de inteligência de mercado da CBN, Greice Matos, apresentou uma pesquisa sobre o perfil dos produtores de podcasts no Brasil. Os principais dados revelam um cenário ainda pouco profissional por aqui: 73,5% dos podcasters gravam em casa e apenas 26,7% improvisam um ambiente de estúdio para tal. Somente 1,5% alugam estúdio profissional para gravação.
Além disso, o estudo mostra que o ambiente dos podcasts ainda é majoritariamente masculino, já que os homens correspondem a 87,1% de quem faz. Porém, a analista acredita que este cenário está se transformando. “Já temos um número muito maior de mulheres participando do meio de podcasts hoje. Acredito que isso vá crescer ao longo do tempo”, afirmou.
A pesquisa está disponível no site da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod).
Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.