Bill Gates revela como mensura sucesso e suas resoluções para 2019

Bill Gates revela como mensura sucesso e suas resoluções para 2019

Em seu blog, o cofundador da Microsoft contou como suas métricas de sucesso evoluíram e em áreas que pretende focar no novo ano
  Por Giovanna Beltrão
Bill Gates no palco do TED
Composição sobre imagem Flickr / TED.

Uma atividade comum entre empreendedores no mês de dezembro é a publicação de avaliações anuais. Os textos, conhecidos como Year in Review, apresentam reflexões que retomam as trajetórias pessoais e profissionais do autor durante o ano que finda e apontam para os próximos passos a serem dados. Em 2018, o bilionário e cofundador da Microsoft, Bill Gates, não ficou de fora da tradição.

Em artigo publicado em seu blog, o Gates Notes, no último dia 29 de dezembro, o empresário compartilhou os aprendizados do ano com seus leitores e fez algumas revelações quanto à evolução do significado de sucesso ao longo de sua vida. Gates já ocupou o posto de “homem mais rico do mundo” algumas vezes, tendo sido destituído, pela última vez, em 2017, pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos. No entanto, para ele, o sucesso não é uma medida de quanto dinheiro se tem.

Dos 20-e-poucos aos 60

Bill Gates explica que a maneira como aborda a sua avaliação anual evoluiu com o tempo. Nos primórdios de sua empresa, sua principal questão era: “A Microsoft está fazendo o sonho da computação pessoal se tornar realidade?”. Atualmente, ele responde, também, uma série de perguntas que abordam sua via pessoal, como: “Eu passei tempo suficiente com a minha família? Eu aprendi coisas novas? Eu fiz novos amigos ou fortaleci velhas amizades”. “Essas [perguntas] seriam cômicas para mim quando eu tinha 25 anos, mas, à medida que envelheço, elas são muito mais significativas”, comentou.

Segundo o bilionário, essa sua mudança de perspectiva é resultado da influência de sua esposa, Melinda Gates, e do amigo e renomado investidor Warren Buffett. “Melinda me ajudou a expandir meu pensamento sobre o assunto. O Warren Buffett também, que diz que sua métrica de sucesso é, ‘as pessoas com quem me importo me amam de volta?’ […]”, escreveu.

Resoluções

Apesar de afirmar que não é fã das “resoluções de Ano Novo”, Gates comenta que sempre se compromete a estabelecer metas e a traçar planos para realizá-las. Sobre 2019, ele diz que pretende focar em causas próximas ao seu coração, como a pesquisa do Mal de Alzheimer, a erradicação da poliomielite e as energias renováveis.

“Estou me comprometendo a aprender e pensar a respeito de duas áreas-chave onde a tecnologia tem o potencial de causar um grande impacto na qualidade das nossas vidas, mas também levanta considerações éticas e sociais complexas. Uma é o equilíbrio entre privacidade e inovação. […] A outra é o uso da tecnologia na educação”, revelou.

Também em seu blog, Bill Gates publicou, no início de dezembro, uma lista com seus livros preferidos de 2018.

Apoie o Aparelho Elétrico

Somos um veículo independente que informa, qualifica e inspira microempreendedores criativos. Seja da Liga, conheça outros empreendedores como você, e nos ajude a continuar este trabalho.

Compartilhe ❤

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.

Junte-se a mais de 3000 pessoas. Assine a Segue o Fio.

O melhor conteúdo sobre Trabalho e Negócios na Economia Criativa, toda sexta às 7h no seu e-mail.

Você ainda recebe a nossa planilha financeira como um presentão de boas vindas.
 Publicado em 08/01/2019 Atualizado em 09/01/2019
Giovanna Beltrão Jornalista. Mestra em Jornalismo. Especialista em Processos e Produtos Criativos. Trabalha com Comunicação desde 2007. Se interessa por cultura, tecnologia, viagens e gastronomia. Acha estranho escrever sobre si mesma na 3ª pessoa.
Participe da Conversa