Há alguns dias compartilhei aqui como foi a minha experiência fazendo o curso para freelancers do Seth Godin na Udemy. O artigo teve uma repercussão muito boa, então vou contar sobre um outro curso que fiz por lá também.
Como freelancer, meu carro chefe é o design/direção de arte. Mas já trabalhei com HTML e CSS. Caso você não saiba, essas duas siglas aí se referem respectivamente a linguagem de marcação e de estilo responsáveis por dar forma e cor aos Websites. Mas a questão aqui é que sempre trabalhei mais com design do que com programação.
Embora tivesse esse approach com os códigos, em um dado momento da carreira, essa parte passou a ser delegada à outras pessoas. Quando fui trabalhar em agências maiores, havia uma equipe especializada de programadores. No escritório em que fui sócio havia um acumulo de funções que não permitia o meu envolvimento com programação.
Quando caí de vez na vida de freelancer full-time, percebi que teria que resgatar esse conhecimento, por três principais motivos:
Assim, fui atrás de um curso que me atualizasse em termos de desenvolvimento web. Quando tirei os códigos do horizonte, pouco se falava de temas WordPress e sites responsivos. Hoje a maioria dos sites é feita em WP e eles precisam se adaptar as telas dos celulares, dos tablets e dos computadores. Com isso em mente, encontrei na Udemy o curso “WordPress Theme Development with Bootstrap” (link afiliado) (Desenvolvimento de temas WordPress com Bootstrap). Pá! Na mosca! Foi um puta achado.
Foi esse curso que, por exemplo, me ajudou a criar a atual versão do site do Aparelho Elétrico e também o tema Freelancer Full Folio. Ou seja, logo o valor do investimento se reverteu em novos negócios.
Caso você esteja procurando agregar mais competitividade a sua vida de designer, ou de desenvolvedor, ou ainda, quer fazer por conta própria o site do seu projeto, esse curso é uma ótima pedida, vai por mim.
Abaixo vão mais detalhes.
Segundo o próprio site do gerenciador de conteúdo, 31% dos sites da internet já são desenvolvidos com WordPress. Desenvolver com WordPress é ter um mundo de possibilidades ao seu dispor.
A comunidade de desenvolvedores e adoradores da ferramenta é gigantesca. Essa galera já produziu mais de 55 mil plugins e uma infinidade de temas. São incontáveis recursos que você pode simplesmente usar e abusar sem pagar nada. E quando bater aquela dúvida durante o desenvolvimento, com uma busca rápida no Google você encontra um WordPress lover que já passou por algo parecido e sabe como resolver a bronca.
E o Bootstrap é outra incrível mão na roda. Com ele, você escreve HTML e CSS para sites responsivos em tempo recorde. É uma biblioteca de componentes prontos para auxiliar no desenvolvimento do front-end e facilitar a sua vida. Digamos que o WordPress seja responsável pela inteligência (back-end), enquanto o Bootstrap cuida da estética (front-end) do site.
É incalculável o ganho de tempo que essa dupla pode render para você e para os seus projetos. E tempo é dinheiro.
Para quem já entende de HTML, CSS e um pouco de PHP. Você não precisa ser O Honorável Guru dessas linguagens, mas ter uma experiência prévia e significativa vai te ajudar a avançar fácil pelas aulas sem passar nenhum perrengue.
Outra coisa, é melhor que o seu ouvido para inglês esteja bem treinado, o curso é ministrado por um canadense. Tem legendas em português, mas são geradas automaticamente. Ou seja, não são lá essas coisas. É possível entender tudo, mas – sem o ouvido bom para o inglês – vez ou outra você vai precisar colocar a sua boa vontade em ação.
Como mencionei no início do texto, o nome do curso é “WordPress Theme Development with Bootstrap” (link afiliado) e é ministrado por um canadense chamado Brad Hussey. O cara realmente entende do que ensina, sabe como produzir um curso que não dê sono e conduz as aulas muito bem.
Esqueça aquelas aulas maçantes onde o instrutor coloca um PPT horrível na tela e fala tediosamente e sem o menor carisma. Brad é um piadista, sempre muito bem humorado, explica tudo com muita segurança. Ele inicia as aulas falando para a câmera, o que dá uma humanizada, deixa a comunicação mais próxima e quebra a monotonia do aluno ficar olhando para a tela do computador o tempo todo. As aulas são rápidas, muito mão na massa e sem enrolação. O cara só explica de fato o que você precisa saber.
O curso todo gira em torno da construção de um template WordPress. Hussey já mostra, nas primeiras aulas, o site pronto que os alunos vão construir no decorrer das lições. Tudo começa com um página estática que aos poucos vai ganhando a responsividade do Bootstrap e depois o gerenciamento do conteúdo do WordPress. O conteúdo foi cuidadosamente estruturado para facilitar a assimilação e acelerar o aprendizado.
A preocupação com a qualidade técnica chama atenção. Enquanto alguns cursos que você encontra na Udemy merecem o badge “curso produzido com preguiça”, aqui a qualidade de som e imagem é ótima. Rola até uma vinheta caprichada no início de cada aula.
O curso traz 12h de vídeo aulas. Se você se organizar para estudar cerca de 2h30min por dia, em uma semana já concluiu o curso e pode mandar ver em novos desafios na sua vida profissional.
Não é atoa que mais de 35 mil profissionais já fizeram o curso e tornaram ele um best-seller da Udemy.
É importante dizer também que todos os cursos da Udemy contam com:
É fundamental frisar que, até a publicação deste post, a última atualização do curso aconteceu em julho de 2016. Então ele não aborda as versões mais recentes do WordPress e do Bootstrap. Embora as novas versões tragam novidades, elas não invalidam o conteúdo do curso. As práticas ensinadas ainda são úteis e vão te ajudar a criar incríveis temas WP responsivos. :)
Caso tenha ficado alguma dúvida, é só deixar um comentário que eu tento te ajudar.
Tá de olho em algum curso da Udemy? Conta pra mim nos comentários. Se for útil pra mais pessoas, posso fazer e contar como foi a experiência.
Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito para todo mundo que trabalha de forma independente.
Este conteúdo foi criado em parceria com a plataforma de cursos online Udemy e contém links afiliados. Adquirindo o curso através dos links divulgados neste post, você NÃO paga nada a mais por isso e ainda contribui para o Aparelho Elétrico continuar existindo.