Diante da dimensão dos comentários tóxicos e discursos de ódio presentes em plataformas como Facebook, YouTube e Twitter, a Microsoft decidiu investir na moderação de comentários entre os 63 milhões de usuários de Xbox. Mesmo que o mercado de jogos não seja o foco principal da empresa — que tira a maior parte de sua receita da infraestrutura de nuvem e dos aplicativos voltados à produtividade —, o segmento foi responsável por 10% de sua renda no último semestre.
Assim, para continuar apostando no gaming, a Microsoft precisa garantir que seus usuários não encontrem, dentro da plataforma, conteúdos que possam desanimá-los, decepcioná-los ou que afastem jogadores mais jovens. A moderação seguirá os recém-atualizados “padrões da comunidade”, que apontam uma série de práticas que não são aceitáveis no ambiente online.
“Neste verão, estamos capacitando nossos gerentes oficiais da comunidade do Club com recursos proativos de moderação de conteúdo que ajudarão a criar espaços seguros para os fãs discutirem seus jogos favoritos”, disse Phil Spencer, vice-presidente executivo de jogos da Microsoft, à CNBC. As alterações devem ser lançadas até o final do ano e incluirão os grupos e as salas de bate-papo do Xbox Live.
“A comunidade de jogos continua a crescer rapidamente, e a iminente implantação de novos serviços de jogos como Apple Arcade, Google Stadia e Microsoft Project xCloud disponibilizarão jogos para ainda mais pessoas em todo o mundo. […] Agora, nossa indústria deve responder à urgência feroz de jogar com a urgência feroz pela segurança”, finalizou.
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