Twitter bloqueia robô que fiscaliza gastos de deputados

Twitter bloqueia robô que fiscaliza gastos de deputados

Rosie faz parte do projeto Operação Serenata de Amor, que monitora reembolsos da cota parlamentar, e está bloqueado desde segunda (18)
  Por Giovanna Beltrão
Foto: Composição / freestocks.org / Unsplash

Na última segunda-feira (18), o Twitter bloqueou a automação do perfil Rosie, uma inteligência artificial criada pela Operação Serenata de Amor que identifica e denuncia gastos irregulares feitos por deputados federais com a cota parlamentar, destinada a custos como alimentação e hospedagem. Segundo os desenvolvedores do projeto, a suspensão da conta aconteceu sem justificativa.

A Serenata é uma iniciativa de transparência de dados organizada por um coletivo de programadores e ativistas. Rosie usa a automação para publicar as mensagens sem interferência humana e, atualmente, tem mais de 40 mil seguidores. O bloqueio, é provável, remete à tentativa do microblog em conter contas automatizadas, frequentemente usadas para disseminar informações erradas e discurso de ódio.

“A diferença é que nosso bot é explícito, nós avisamos no perfil que se trata de um robô. Não é um robô que tenta se passar por pessoa”, disse Eduardo Cuducos, cofundador do projeto, à Folha. Segundo ele, ao publicar uma denúncia, Rosie cita o perfil do parlamentar em questão e muitos se retratam e devolvem o dinheiro. “Um dos casos mais icônicos foi de um deputado que gastou R$ 1500 em um restaurante de bode assado, onde o gasto médio é de R$ 60”, contou.

 

#DesbloqueiaRosie

Desde o bloqueio do perfil, os programadores criaram o movimento #DesbloqueiaRosie, que já foi mencionado pela ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Segundo a Folha, o processo de identificação e bloqueio dos perfis, pelo Twitter, também é automatizado e segue parâmetros de comportamento, como menções frequentes a pessoas com a quais a conta não interage.

Assine o Aparelho Elétrico

Nosso objetivo é ajudar você a se relacionar melhor com o trabalho, a realizar seus projetos, e a fechar grandes negócios na área criativa.

O acesso vale por um ano.
   Via PayPal

Compartilhe ❤

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.

Junte-se a mais de 3000 pessoas. Assine a Segue o Fio.

O melhor conteúdo sobre Trabalho e Negócios na Economia Criativa, toda sexta às 7h no seu e-mail.

Você ainda recebe a nossa planilha financeira como um presentão de boas vindas.
 Publicado em 21/02/2019 Atualizado em 21/02/2019
Giovanna Beltrão Jornalista. Mestra em Jornalismo. Especialista em Processos e Produtos Criativos. Trabalha com Comunicação desde 2007. Se interessa por cultura, tecnologia, viagens e gastronomia. Acha estranho escrever sobre si mesma na 3ª pessoa.
Participe da Conversa