Tecnologia de reconhecimento facial da Hering chama a atenção do Idec

Tecnologia de reconhecimento facial da Hering chama a atenção do Idec

Órgão de defesa do consumidor notificou a empresa, que terá que explicar o que faz com dados coletados em nova loja conceito
  Por Giovanna Beltrão
Foto: Composição / Pixabay / Clothes Lot on Cabinet / Pexels

A loja conceito da Hering inaugurada no Morumbi Shopping, em São Paulo, foi notificada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O motivo foi a tecnologia utilizada pela empresa para coletar dados, traçar perfis de sua clientela e personalizar as ofertas. Na loja, câmeras fazem reconhecimento facial dos consumidores e registram as reações às peças expostas nas araras e vitrines. Além disso, sensores de ondas de calor identificam as preferências de quem circula por lá.

Para o órgão, é preciso explicar o que será feito com os dados coletados, com quem eles serão compartilhados e se isso coloca em risco a privacidade dos clientes da loja. A empresa tem um prazo de dez dias para responder e, caso o retorno seja insuficiente ou confirme a inadequação, o Idec estudará as medidas a serem tomadas, incluindo a possibilidade de ação judicial.

“Como não há clareza sobre o que a empresa vai fazer com as informações, o consumidor fica muito vulnerável a práticas antiéticas, como a produção de um banco de dados sobre cada pessoa, no qual podem constar inclusive aspectos que são de natureza privada e de foro íntimo. Essas informações podem em tese ser até comercializadas, o que seria trágico”, explicou o líder do programa de Direitos Digitais do Idec, Diogo Moyses, ao jornal O Globo.

Segundo o instituto, o alerta se deve ao potencial que a prática da Hering tem para violar direitos dos consumidores, como a proteção à segurança, o direito à liberdade de escolha e à informação adequada e clara. Isso porque a clientela da loja não é informada sobre o tratamento e a segurança dos dados coletados. A Hering afirmou ao jornal que se posicionará dentro do prazo determinado.

Assine o Aparelho Elétrico

Nosso objetivo é ajudar você a se relacionar melhor com o trabalho, a realizar seus projetos, e a fechar grandes negócios na área criativa.

O acesso vale por um ano.
   Via PayPal

Compartilhe ❤

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.

Junte-se a mais de 3000 pessoas. Assine a Segue o Fio.

O melhor conteúdo sobre Trabalho e Negócios na Economia Criativa, toda sexta às 7h no seu e-mail.

Você ainda recebe a nossa planilha financeira como um presentão de boas vindas.
 Publicado em 28/02/2019 Atualizado em 28/02/2019
Giovanna Beltrão Jornalista. Mestra em Jornalismo. Especialista em Processos e Produtos Criativos. Trabalha com Comunicação desde 2007. Se interessa por cultura, tecnologia, viagens e gastronomia. Acha estranho escrever sobre si mesma na 3ª pessoa.
Participe da Conversa