Spotify investirá pesado na categoria de podcasts em 2019

Spotify investirá pesado na categoria de podcasts em 2019

A empresa planeja melhorar a experiência dos apps, vender seus próprios anúncios e fechar mais acordos de exclusividade com criadores
  Por Giovanna Beltrão
Composição sobre imagem Pexels

Que o Spotify é um dos maiores serviços de streaming de música do mundo, ninguém duvida. Em 2018, a empresa alcançou a marca de 200 milhões de usuários e, este ano, vai focar grande parte de sua atenção nos podcasts. A ideia é levar a tecnologia de personalização de recomendações de música para a categoria de podcasts, atualizar a interface dos aplicativos para que as pessoas possam acessá-los mais facilmente e fechar mais acordos de exclusividade de distribuição com criadores. Além disso, a venda de anúncios dentro dos programas configura uma oportunidade de aumento da receita da empresa.

Todas essas medidas foram anunciadas pelo chefe do Spotify Studios, Courtney Holt, durante a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, na semana passada. “Durante o último ano, nós focamos bastante em construir um excelente universo de podcasts. […] O primeiro passo era garantir que tivéssemos os melhores podcasts do mundo no Spotify, e integramos a experiência ao serviço de um jeito que permitiu às pessoas formarem hábitos e comportamento”, disse.

Exclusivos

Transmitindo podcasts desde o primeiro semestre de 2018, logo o Spotify começou a lançar programas originais e exclusivos para atrair o público para a nova categoria de streaming. Atualmente, a empresa conta com mais de dez títulos do tipo no lineup. Entre eles, estão o The Joe Budden Podcast, voltado para fãs de hip-hop e rap, o 3 Girls, 1 Keith, da comediante Amy Schummer, e o já conhecido Showstopper, sobre novidades da cultura pop.

Segundo Holt, “o que começamos a ver é que os tipos de podcasts que realmente estavam funcionando no Spotify eram aqueles que tinham vozes realmente autênticas… então nós decidimos investir mais nesses tipos de vozes”. Ao aumentar sua coleção de conteúdo original, a empresa percebeu os criadores que aceitaram o acordo de exclusividade conseguiram aumentar suas audiências, mesmo depois de abandonar outras plataformas. A submissão de programas no Spotify Podcasts é aberta a todos.

No Brasil, três programas da podosfera estrelaram a campanha de divulgação do player de podcasts do Spotify, no último mês de setembro. Cartazes e outdoors com apresentadores e apresentadoras do Mamilos, NerdCast e Papo Torto estamparam outdoors e estações de metrô em São Paulo.

Apoie o Aparelho Elétrico

Somos um veículo independente que informa, qualifica e inspira microempreendedores criativos. Seja da Liga, conheça outros empreendedores como você, e nos ajude a continuar este trabalho.

Compartilhe ❤

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.

Junte-se a mais de 3000 pessoas. Assine a Segue o Fio.

O melhor conteúdo sobre Trabalho e Negócios na Economia Criativa, toda sexta às 7h no seu e-mail.

Você ainda recebe a nossa planilha financeira como um presentão de boas vindas.
 Publicado em 18/01/2019 Atualizado em 06/02/2019
Giovanna Beltrão Jornalista. Mestra em Jornalismo. Especialista em Processos e Produtos Criativos. Trabalha com Comunicação desde 2007. Se interessa por cultura, tecnologia, viagens e gastronomia. Acha estranho escrever sobre si mesma na 3ª pessoa.
Participe da Conversa