Sites mostram como a Inteligência Artificial atua na criação de “deepfakes”

Sites mostram como a Inteligência Artificial atua na criação de “deepfakes”

Tecnologia usada para criar fakes de celebridades agora é aplicada na criação de rostos, gatos e listagens do Airbnb
  Por Giovanna Beltrão
Foto: Composição / Reprodução / BuzzFeedVideo / YouTube

A tecnologia por trás das deepfakes (montagens falsas, porém muito bem executadas) tem chamado a atenção desde o ano passado. Dois exemplos disso são os casos envolvendo celebridades, como a Scarlett Johansson aparecendo em vídeos pornôs ou o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chamando o Donald Trump de idiota. Agora, essa Inteligência Artificial (IA) está sendo usada por sites que tentam mostrar o quão perversa essa tendência pode se tornar.

Sites como o ThisPersonDoesNotExist.com e o TheseCatsDoNotExist.com criam imagens de rostos de pessoas e gatos a cada vez que as páginas são atualizadas. No entanto, todas as imagens são falsas e geradas por computador. Eles fazem isso por meio de uma rede geradora de adversários (ou GAN, na sigla em inglês). Essas GANs colocam dois algoritmos um contra o outro, sendo um “gerador” (que cria representações falsas de algo) e um “juiz” (que determina se a criação é legítima, ou não). Cada rosto ou gato criado é uma iteração na qual o “gerador” conseguiu enganar o “juiz”.

No caso do ThisPersonDoesNotExist.com, o algoritmo específico utilizado é o StyleGAN, desenvolvido pela empresa de IA Nvidia. A partir desse mesmo programa, surgiram outros websites que criam gatos, personagens de anime e até listagens de Airbnb. O ThisRentalDoesNotExist.com (anteriormente chamado ThisAirbnbDoesNotExist.com) foi criado por Christopher Schmidt, um engenheiro que trabalha com código aberto na Google.

Na sessão “Sobre” de seu site, ele explica que conseguiu produzir conteúdo com o StyleGAN sem qualquer “experiência real com redes neurais” ou seus próprios “recursos sofisticados de computação”. “Isso significa que praticamente qualquer pessoa com um par de horas para matar poderia criar algo tão convincente como eu fiz”, escreve. Segundo ele, as montagens são duvidosas, às vezes, mas normalmente são plausíveis o suficiente para quem der uma olhada rápida.

Assine o Aparelho Elétrico

Nosso objetivo é ajudar você a se relacionar melhor com o trabalho, a realizar seus projetos, e a fechar grandes negócios na área criativa.

O acesso vale por um ano.
   Via PayPal

Compartilhe ❤

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.

Junte-se a mais de 3000 pessoas. Assine a Segue o Fio.

O melhor conteúdo sobre Trabalho e Negócios na Economia Criativa, toda sexta às 7h no seu e-mail.

Você ainda recebe a nossa planilha financeira como um presentão de boas vindas.
 Publicado em 27/02/2019 Atualizado em 28/02/2019
Giovanna Beltrão Jornalista. Mestra em Jornalismo. Especialista em Processos e Produtos Criativos. Trabalha com Comunicação desde 2007. Se interessa por cultura, tecnologia, viagens e gastronomia. Acha estranho escrever sobre si mesma na 3ª pessoa.
Participe da Conversa