Nova obra de Banksy causa reviravolta na vida de metalúrgico galês

Nova obra de Banksy causa reviravolta na vida de metalúrgico galês

O grafite apareceu na garagem de Ian Lewis, que tem se desdobrado para mantê-la segura e administrar a grande quantidade de visitantes
  Por Giovanna Beltrão
Composição sobre imagem / Season’s Greetings / Banksy

Nas últimas semanas de 2018, o artista urbano Banksy voltou aos holofotes após confirmar a autoria de um novo mural. A obra, apelidada de Season Greetings (ou Saudações de Fim de Ano, em português), apareceu no muro da garagem de Ian Lewis, na cidade de Port Talbot, no País de Gales, poucos dias antes do Natal. O metalúrgico, de 55 anos, afirmou à BBC que a experiência tem sido “surreal e muito estressante” e que busca ajuda para encontrar uma solução de longo prazo para proteger o desenho.

Season Greetings mostra o encantamento de uma criança diante da neve, destacando o aspecto lúdico que envolve as comemorações de fim de ano. Banksy, cuja verdadeira identidade é um dos grandes mistérios do cenário da arte urbana mundial, postou um vídeo da obra, em suas redes sociais, no último dia 19 de dezembro. No Instagram, a postagem já contabiliza mais de 2 milhões de visualizações.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Banksy (@banksy) on

No entanto, desde antes da confirmação do artista, muitas pessoas já visitavam o espaço onde a intervenção foi feita. “Há mil pessoas indo lá o dia todo, dia e noite, qualquer hora. Eu não estou conseguindo lidar”, contou Lewis. O ator Michael Sheen (que interpretou William Masters, da série Masters of Sex e o robô Arthur no filme Passengers) se sensibilizou com a situação e pagou alguns seguranças para tomarem conta da obra durante o Natal, a fim de evitar possíveis vandalismos ou o roubo do desenho.

“No início eu não sabia que era um Banksy. Eu só achei que era uma obra de arte fantástica. Eu ia cobri-la, protegê-la e guardá-la para mim. […] Na primeira noite que as pessoas vieram visitar, elas queriam tirar pedaços da pintura. Ouvi até que algumas pessoas queriam arrancar um pedaço do muro e levar para casa, queriam roubá-la”, Disse o metalúrgico ao jornalista Will Fyfe. Há registros de roubos de paredes inteiras contendo obras do artista.

Improviso

Antes do Natal, o grafite foi coberto por um plástico protetor. Mesmo assim, voluntários que trabalharam no local afirmaram que a obra foi atacada algumas vezes. A estimativa é que cerca de 20 mil pessoas passaram por lá no período. Lewis espera que a pintura seja cortada de seu muro e levada para um lugar mais seguro, na mesma região. “Acho que o governo local deveria assumir essa ‘bomba’, porque é um tesouro artístico e é demais pra mim”, ponderou.

Para Michael Sheen, a nova atração tem importante valor para a cidade de Port Talbot, mas Ian precisa de ajuda para que a obra permaneça segura e protegida. “Tem sido muito estressante e financeiramente custoso para ele. Ninguém mais ajudou. Fiz o que posso fazer, mas precisamos de uma solução de longo prazo”, afirmou.

Apoie o Aparelho Elétrico

Somos um veículo independente que informa, qualifica e inspira microempreendedores criativos. Seja da Liga, conheça outros empreendedores como você, e nos ajude a continuar este trabalho.

Compartilhe ❤

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.

Junte-se a mais de 3000 pessoas. Assine a Segue o Fio.

O melhor conteúdo sobre Trabalho e Negócios na Economia Criativa, toda sexta às 7h no seu e-mail.

Você ainda recebe a nossa planilha financeira como um presentão de boas vindas.
 Publicado em 10/01/2019 Atualizado em 13/03/2019
Giovanna Beltrão Jornalista. Mestra em Jornalismo. Especialista em Processos e Produtos Criativos. Trabalha com Comunicação desde 2007. Se interessa por cultura, tecnologia, viagens e gastronomia. Acha estranho escrever sobre si mesma na 3ª pessoa.
Participe da Conversa