A Volkswagen acaba de “ressuscitar” a Kombi mais uma vez. Agora, com o lançamento do modelo Type 20 (nos Estados Unidos, o veículo é conhecido como Type 2). Entre as novidades estão o motor exclusivamente elétrico (com baterias que podem ser carregadas em casa ou em pontos de recarga) e uma tecnologia de inteligência de software.
Funções como a regulagem da suspensão, reconhecimento facial do motorista e computador de bordo atrás do volante também são diferenciais. No entanto, o modelo que mescla o design nostálgico da Kombi com as mais novas tecnologias, não será comercializado. Segundo o site da revista Exame, ele é “um conceito de veículo para demonstrar as tecnologias que a empresa poderá levar ao mercado no futuro”.
Por outro lado, alguns “trejeitos” da nova Kombi podem ser observados no modelo ID Buzz, que tem lançamento programado para 2022. O carro será “100% elétrico e poderá ter autonomia de até 600 km com uma única carga, em razão de sua bateria com capacidade de 275 kW. […] A Volkswagen vê uma mudança no conceito de posse veicular no futuro – tendência puxada pela cultura do uso de aplicativos de transporte. Por isso, lançou recentemente, na Alemanha, um serviço de compartilhamento de veículos elétricos”, conta a revista.
No Brasil, a aposta para o futuro próximo é a adesão aos modelos híbridos, como o Prius, que usam uma combinação de motor movido a combustível e a eletricidade. A Toyota, por exemplo, vai lançar uma versão flex do Corolla (o carro mais vendido do mundo), ainda este ano.
Mas, enquanto essas novidades não chegam ao mercado, relembre o vídeo de despedida da Kombi:
Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.