Letras dos testes de visão agora são uma fonte completa

Letras dos testes de visão agora são uma fonte completa

A tabela de Snellen, cuja base gráfica é usada pelos oftalmologistas há mais de um século e meio, foi criada com apenas 10 letras únicas
  Por Giovanna Beltrão
Imagem: Vídeo Optician Sans / ANTI Hamar

Você sabia que as letras usadas por oftalmologistas para testes de visão não faziam parte de um alfabeto completo? A tabela de Snellen, criada pelo médico Hermann Snellen, em 1862, foi feita com letras em bloco e serifadas, que são o mais próximo do que vemos hoje nos consultórios. No entanto, ele se limitou a 10 letras que poderiam ser facilmente confundidas com outras, ou seja, que eram funcionais para o seu ofício.

Mais de um século e meio depois, a agência de design ANTI Hamar, da Noruega, criou uma fonte completa das letras dos testes de visão, chamada Optician Sans. “O objetivo [de Snellen] não era mostrar um alfabeto completo, mas medir a acuidade visual de um paciente. […] Então, algumas letras eram melhores, porque se pareciam com outras similares”, contou o diretor de arte Simen Schikulski ao jornalista Mark Wilson, da FastCompany.

O projeto surgiu quando a ANTI Hamar foi contratada para fazer o rebranding da Optician-K, uma empresa norueguesa de oftalmologia. Segundo a pesquisa feita pela agência, antes da tabela de Snellen, cada oftalmologista criava o seu próprio gráfico. No entanto, como não existia padrão, os testes não eram universais.

Optician Sans

Snellen construiu suas letras numa estrutura grid de 5×5, similar ao pixel. Cada bloco correspondia a um “minuto” (medida angular) do campo de visão do paciente, quando sentado a, aproximadamente, 6 metros da tabela. Quase 100 anos depois, a oftalmologista Louise Sloan redesenhou as 10 letras de Snellen, trocando algumas letras por outras. Esse padrão ficou conhecido nos anos 70 e é a base da famosa tabela LogMAR, presente nos consultórios até hoje.

A equipe da ANTI Hamar queria construir a nova marca da Optician-K a partir do padrão desenhado por Sloan. No entanto, muitas das letras que constam no nome da empresa, como “P”, “T”, “A” ou “I” não constavam na tabela. Então, eles decidiram completar o alfabeto e criar cada letra a partir do grid 5×5 original.

“Nós tomamos algumas liberdades em algumas partes e fomos muito conservadores em outras. Vimos que havia algumas inconsistências nas letras originais em termos de formas e tamanhos — como era esperado, já que elas foram criadas por oftalmologistas, não como uma fonte”, completou Schikulski. Ao final do projeto, o time achou interessante disponibilizar a criação para outros designers e médicos. Você pode fazer o download da Optician Sans aqui.

Apoie o Aparelho Elétrico

Somos um veículo independente que informa, qualifica e inspira microempreendedores criativos. Seja da Liga, conheça outros microempreendedores, e nos ajude a continuar este trabalho.

Compartilhe ❤

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.

Junte-se a mais de 3000 pessoas. Assine a Segue o Fio.

O melhor conteúdo sobre Trabalho e Negócios na Economia Criativa, toda sexta às 7h no seu e-mail.

Você ainda recebe a nossa planilha financeira como um presentão de boas vindas.
 Publicado em 18/12/2018 Atualizado em 19/12/2018
Giovanna Beltrão Jornalista. Mestra em Jornalismo. Especialista em Processos e Produtos Criativos. Trabalha com Comunicação desde 2007. Se interessa por cultura, tecnologia, viagens e gastronomia. Acha estranho escrever sobre si mesma na 3ª pessoa.
Participe da Conversa