Engenheiro de dados encontra a música mais triste do Radiohead

Engenheiro de dados encontra a música mais triste do Radiohead

A discografia da banda foi analisada com base em dois critérios: letras e os parâmetros de dançabilidade, energia e positividade do Spotify
  Por Giovanna Beltrão
Stock Photos Por Northfoto / Shutterstock

Fã do Radiohead, o engenheiro de dados americano Charlie Thompson desenvolveu um algoritmo para determinar a música mais triste de toda a discografia da banda inglesa, conhecida por abordar temas como depressão, términos e suicídio. Após a análise, o título ficou com a canção True Love Waits, composta pelo vocalista Thom Yorke em 1995 e lançada no álbum A Moon Shaped Pool (2016).

Segundo o jornal Nexo, “Thompson usou duas bases de dados para realizar sua pesquisa: o algoritmo do Spotify que analisa fatores como a dançabilidade, a energia e a positividade das músicas e estabelece um valor numérico para cada item; e um algoritmo do site Genius Lyrics, que agrega letras de músicas do mundo todo”.

Assim, foram analisadas a musicalidade e as letras de cada canção. Primeiro, o engenheiro reuniu as músicas menos dançantes, enérgicas e positivas. Em seguida, utilizou um código para avaliar as letras a partir de palavras-chave (como “quebrado”, “queda”, “abandonar”, “matar”, entre outras). Por fim, ele usou o conceito de densidade lírica desenvolvido pelo engenheiro Myles Harrison, que “analisa quantos versos cada canção tem espalhados no tempo total da música”.

A partir de todos esses dados, Thompson definiu a seguinte equação:

True Love Waits

O resultado matemático apontou a música True Love Waits, do álbum A Moon Shaped Pool (2016) como a mais triste da discografia da banda, seguida por Give Up The Ghost (do King of Limbs), Motion Picture Soundtrack (do Kid A) e Let Down (do OK Computer).

Charlie Thompson detalhou todo o processo em um artigo publicado em seu site.

Ouça o episódio do nosso podcast sobre o uso de dados na rotina do microempreendedor criativo.

Junte-se a mais de 3000 pessoas. Assine a Segue o Fio.

O melhor conteúdo sobre Trabalho e Negócios na Economia Criativa, toda sexta às 7h no seu e-mail.

Você ainda recebe a nossa planilha financeira como um presentão de boas vindas.
 Publicado em 06/08/2019 Atualizado em 23/08/2019
Giovanna Beltrão Jornalista. Mestra em Jornalismo. Especialista em Processos e Produtos Criativos. Trabalha com Comunicação desde 2007. Se interessa por cultura, tecnologia, viagens e gastronomia. Acha estranho escrever sobre si mesma na 3ª pessoa.
Participe da Conversa