*******************************************
Atualização 05/07/2018: Os correios dificultaram muito o envio da caixa, muitas vezes querendo cobrar a mais pois não estava sendo enviado apenas um livro. No final das contas, a caixa acabou extraviando. Estou estudando a melhor forma de continuar a corrente. Pretendo encontrar uma solução mais rápida e dinâmica. Obrigado a todo mundo que quer participar da iniciativa. Peço um pouco de paciência até que a situação seja resolvida. Qualquer dúvida, só deixar um comentário ou escrever para o e-mail do blog. :)
*******************************************
Depois de um período tumultuado onde acabei deixando os livros de lado, acabei voltando a ler com tudo nos últimos meses e me dei conta do quão bom isso é. Traz mais capacidade de síntese, aumenta a concentração. Sem contar o quanto expande os horizontes.
Num dia desses me peguei olhando pros meus poucos livros e pensei “Quanto livro parado! Alguém poderia tá lendo eles.”.
Se a gente for parar pra pensar, uma estante repleta de livros estacionados, por mais que tenha um belo efeito decorativo, é um desperdício, né não? Digo isso porque alguém poderia estar lendo e se beneficiando deles.
Pensando nisso resolvi criar “A Corrente Elétrica de Livros”. Conto isso com mais detalhes abaixo. Espero que você curta e faça parte da corrente! :)
A Corrente Elétrica de Livros é uma iniciativa do Aparelho Elétrico que tem como objetivo estimular a integração do mercado através da troca de conhecimento e, de quebra, ainda incentivar o hábito da leitura.
Em resumo, a brincadeira é o seguinte:
Existe uma lista de cadastrados. A primeira pessoa da lista (no caso, eu) pega um livro da sua estante coloca dentro da caixa e envia para o segundo nome. A pessoa recebe a caixa e só então descobre qual livro foi enviado. Por sua vez, a segunda pessoa faz o mesmo, com um livro retirado da sua própria estante, e envia para a terceira pessoa da lista. E assim sucessivamente.
Apesar de simples, uma iniciativa como essa é carregada de benefícios. Por exemplo:
Até o momento, os seguintes nomes estão na lista:
Parabéns! Agora você é um ponto importantíssimo da corrente! E faz parte de um seleto time de profissionais engajados em melhorar o mercado no qual atuam! Siga as instruções abaixo para manter a corrente elétrica ligada.
Abaixo vão algumas informações extras que podem ajudar você na hora de selecionar o livro certo pra enviar.
O que nos une aqui no Aparelho Elétrico é o mote “empreendedorismo criativo independente”. Então vale livros que tratem de tópicos relacionados a isso, como por exemplo:
Se você está em dúvida sobre qual livro enviar, ou não quer se desfazer de algum título da sua estante pessoal, tudo bem.
Sugiro que você dê uma olhada no site Estante Virtual, lá você consegue encontrar livros usados em ótimo estado por ótimos preços.
E vale também dar uma olhada no GoodReads pra saber o que os profissionais independentes andam lendo atualmente.
Vale qualquer tamanho de livro, desde que ele caiba dentro da caixa. E não custa lembrar que quanto maior o livro, mais caro será o envio também, já que os Correios cobram o frete com base no peso do objeto.
Livro pra ser bom não precisa ser extenso. É possível achar livros excelentes em um formato bastante enxuto. O que importa, na verdade, é o teor do livro.
Se você ficou com alguma dúvida, talvez encontre abaixo a resposta que precisa. Se não encontrar, deixe um comentário no post que eu respondo assim que possível.
Gostaria muito que você participasse também. Porém, devido aos custos e a logística de enviar a caixa para o exterior, acho melhor – pelo menos num primeiro momento – mantermos a brincadeira somente dentro do Brasil.
Mas se você tem experiência em receber e enviar coisas para o exterior, deixe um comentário pra que a gente possa amadurecer juntos essa ideia. Tô aberto a sugestões. Quem sabe a gente não internacionaliza essa iniciativa mais pra frente? :)
A corrente só termina quando não houver mais pontos para onde enviar a caixa. E mesmo assim ela pode ficar parada por um tempo e depois voltar a ser enviada quando novos pontos surgirem.
Não. Seu endereço fica com o Aparelho Elétrico. Só liberaremos o seu endereço para a pessoa que está antes de você na lista oficial.
Nesse caso nós vamos pedir com toda a gentileza do mundo pra que essa pessoa repasse a caixa pra que assim a gente possa continuar com a corrente.
A gente sempre vai saber quem está responsável pela caixa pois vamos monitorar através dos nomes da lista. Acho bem pouco provável que alguém queira carregar a marca de ser o responsável por acabar com a brincadeira da galera. :)
Se for um livro do qual você gosta, encare isso como um sinal de boa sorte! É sinal também de que o seu remetente também viu o mesmo valor que você no livro. E se você já tem ele, pode passar adiante na corrente, sem problemas.
Se for um livro do qual você não gosta, não quer manter ele na sua estante e não tem interesse em passar ele adiante na corrente, vale dar um pulo em algum sebo, ou livraria, e tentar trocar por um título mais interessante.
Quantas vezes você quiser. Basta solicitar a reinserção do seu nome na lista.
O único custo que você terá é referente ao papel para embrulhar a caixa e o envio pelos correios via caixa registrada.
Se em até 3 dias úteis você não receber um e-mail do Aparelho Elétrico confirmando sua inserção na lista, envie um novo e-mail.
É difícil precisar o dia exato que você vai receber a caixa. O lance é ficar monitorando a lista neste post pra saber o quão perto ela está do seu nome.
Este post é o endereço oficial da corrente. À medida que novos nomes e informações forem surgindo, vou atualizando. Então, qualquer dúvida, mantenha o olho nesta postagem. ;)
Para participar é muito simples. Basta você enviar seu nome e endereço completo para o e-mail ola[at]aparelhoeletrico.com. Assim a gente coloca seu nome na lista oficial e então é só aguardar a sua vez de receber a caixa. Não se preocupe, seu endereço não será divulgado publicamente.
O único custo que você terá no processo todo é o de embrulhar a caixa e enviar ela pelo correio.
Espero que você tenha curtido essa iniciativa do Aparelho Elétrico e se anime a participar. É uma ideia bastante simples, mas eu boto muita fé que pode ter um grande impacto positivo no desenvolvimento da carreira de cada profissional independente e, consecutivamente, no mercado como um todo.
Espero que sim!
Quero muito saber a sua opinião sobre essa ideia. Deixe um comentário pra gente levar o assunto adiante.
Qualquer dúvida ou sugestão, é só usar a caixa de comentários também que eu faço o possível pra deixar tudo o mais claro possível.
Se você acha que essa iniciativa é relevante, curta e compartilhe este post nas suas redes sociais. Isso ajuda a gente a divulgar a Corrente Elétrica de Livros e a atrair mais interessados em participar. Com isso, a gente consegue ter um maior impacto positivo no mercado de trabalho independente.
Cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado sobre as novas publicações do Aparelho Elétrico. Basta colocar seu e-mail no box abaixo.
Abraço e até a próxima!