Conheça o Space10, o laboratório futurístico da Ikea

Conheça o Space10, o laboratório futurístico da Ikea

O espaço é usado para o desenvolvimento de ideias sustentáveis para o futuro, como o hot dog de algas e uma cafeteria autônoma
  Por Giovanna Beltrão
Foto: Reprodução SPACE10 / IKEA

Um hot dog feito com algas e insetos, um aplicativo de realidade aumentada para que você possa testar móveis na sua casa antes de comprá-los e uma cafeteria expressa que chega até você, sem motorista, quando chamada pelo celular. Essas são algumas das ideias desenvolvidas pelo Space10, o laboratório futurístico da rede de lojas de departamento Ikea.

Localizado no centro de Copenhague, o espaço é dedicado à pesquisa e criação de um futuro sustentável a partir da promoção de mudanças nas maneiras como vivemos, trabalhamos e comemos. A ideia é colocar em evidência e responder as grandes questões sobre o que está por vir e explorar as inovações tecnológicas que podem melhorar a nossa qualidade de vida nesse cenário.

Um exemplo disso é o projeto SolarVille, uma vila modelo — em escala 50:1 — que produz eletricidade sustentável e de maneira autônoma. A ideia é usar painéis solares e tecnologia blockchain para distribuir a energia solar para todas as casas da vila. Pesquisadores do Space10 acreditam que esta pode ser uma solução para o 1,1 bilhão de pessoas que têm acesso a pouca ou nenhuma eletricidade.

Para o diretor do laboratório, Kaave Pour, a abordagem de “pesquisa lúdica” desenvolvida no espaço tem potencial para tornar projetos técnicos mais divertidos e acessíveis a todos: “Para muitas pessoas, a pesquisa é vista como um pouco chata, [são] fatos e dados e ninguém parece ficar super animado com isso. Tentamos colaborar não apenas com cientistas de dados, pesquisadores e acadêmicos, mas também com designers e criativos para traduzir [essas ideias] em algo que as pessoas deem importância”, disse ao Business Insider.

Cozinha futurista

O Space10 não se limita a pesquisar tecnologia. Em sua cozinha de testes, alguns alimentos do futuro são inventados. As receitas são projetadas para serem preparadas daqui a alguns anos, mas algumas usam ingredientes do dia a dia adicionados a coisas mais experimentais, como insetos ou algas. Essas inovações não devem chegar às prateleiras da Ikea tão cedo, mas o laboratório está lançando um livro de receitas para incentivar as pessoas a fazerem experimentos com esses alimentos sustentáveis.

Veja a visita do Business Insider ao Space10 no vídeo:

Assine o Aparelho Elétrico

Nosso objetivo é ajudar você a se relacionar melhor com o trabalho, a realizar seus projetos, e a fechar grandes negócios na área criativa.

O acesso vale por um ano.
   Via PayPal

Compartilhe ❤

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.

Junte-se a mais de 3000 pessoas. Assine a Segue o Fio.

O melhor conteúdo sobre Trabalho e Negócios na Economia Criativa, toda sexta às 7h no seu e-mail.

Você ainda recebe a nossa planilha financeira como um presentão de boas vindas.
 Publicado em 26/03/2019 Atualizado em 28/03/2019
Giovanna Beltrão Jornalista. Mestra em Jornalismo. Especialista em Processos e Produtos Criativos. Trabalha com Comunicação desde 2007. Se interessa por cultura, tecnologia, viagens e gastronomia. Acha estranho escrever sobre si mesma na 3ª pessoa.
Participe da Conversa