“Comprei minha casa graças ao meu bullet journal”, afirma jovem de 26 anos

“Comprei minha casa graças ao meu bullet journal”, afirma jovem de 26 anos

Matéria da BBC mostra como pessoas têm usado o bullet journal para controlar finanças e poupar dinheiro
  Por Giovanna Beltrão
Com Stock Photos Por CC7 / Shutterstock

Das várias tendências que surgem com a promessa de ajudar as pessoas com sua produtividade e organização, o bullet journal é uma das mais curiosas: são milhares de canais e vídeos de YouTube, painéis do Pinterest e perfis de Instagram dedicados ao método. E, para aumentar ainda mais o interesse em torno dos bullet journals, várias pessoas afirmam que a ferramenta é uma excelente maneira de se organizar financeiramente.

Veja também:
– Podcast: Criando uma rotina de trabalho produtiva
Como planejar sua pauta e ter uma semana produtiva de trabalho

Em uma matéria para a BBC, a jovem Rachel, de 26 anos, que mora em Lancaster, no Reino Unido, afirmou que seu #bujo (hashtag usada no Instagram por usuários de bullet journals) foi essencial para a compra de sua casa. “Eu e meu namorado compramos a nossa primeira casa no ano passado, em dezembro. […] Acompanhar minhas finanças por meio do meu bullet journal definitivamente contribuiu para que pudéssemos comprar a casa”, disse.

Tópicos

O bullet journal é um método desenvolvido pelo designer novaiorquino Ryder Carroll, que usa tópicos (bullet points) como sua estrutura principal. Para utilizá-lo, é preciso um caderno em branco e canetas. Adeptos mais empolgados também usam marcadores de texto e fitas adesivas coloridas.

“Algumas pessoas dizem que eles são listas de tarefas embelezadas. Um diário com desenhos bonitos”, diz a reportagem. Mas, um dos grandes diferenciais da ferramenta em relação a outros planners e listas de tarefas é que cada usuário pode adaptar a estrutura do seu bullet journal às suas próprias necessidades, deixando a experiência de uso o mais individualizada possível.

Quanto à eficiência do método no controle das finanças, a matéria argumenta que usuários do bullet journal se consideram mais conscientes em relação aos seus próprios gastos porque mantêm todas as suas finanças em um único lugar. Segundo eles, é mais fácil abrir a bolsa e anotar a transação no caderninho do que utilizar um aplicativo ou uma planilha.

Receba mais conteúdos como esse direto no seu e-mail, assine a nossa newsletter semanal.

Junte-se a mais de 3000 pessoas. Assine a Segue o Fio.

O melhor conteúdo sobre Trabalho e Negócios na Economia Criativa, toda sexta às 7h no seu e-mail.

Você ainda recebe a nossa planilha financeira como um presentão de boas vindas.
 Publicado em 23/08/2019 Atualizado em 29/08/2019
Giovanna Beltrão Jornalista. Mestra em Jornalismo. Especialista em Processos e Produtos Criativos. Trabalha com Comunicação desde 2007. Se interessa por cultura, tecnologia, viagens e gastronomia. Acha estranho escrever sobre si mesma na 3ª pessoa.
Participe da Conversa