Basecamp incentiva empresas a se distanciarem do Facebook

Basecamp incentiva empresas a se distanciarem do Facebook

Empresa de software lançou movimento que incentiva negócios a não utilizarem produtos do Facebook em suas operações
  Por Giovanna Beltrão
Stock Photos Por PK Studio / Shutterstock

Nos últimos anos, o Facebook tem passado por sérios escândalos envolvendo a privacidade dos dados que coleta. E para os desenvolvedores do software Basecamp, “a empresa tem dados em excesso sobre seus usuários e não pode ser confiada a não vender, negociar ou abusar desses dados, seja por lucro, crescimento ou negligência”.

Diante disso, no dia 19 de dezembro de 2018, a Basecamp decidiu se tornar um “Facebook-Free Business” e lançou o movimento em seu blog, Signal V. Noise, convidando outras empresas a fazer o mesmo. O artigo foi escrito por David Heinemeier Hansson, um dos fundadores do software de gerenciamento de projetos, e detalha os motivos que os levaram a abandonar o Facebook e seus demais produtos.

“Embora os indivíduos estejam se unindo em torno do #DeleteFacebook, não houve uma campanha comparável para os negócios. Apresentamos: The Facebook-Free Business (ou O Negócio Livre do Facebook)”, escreveu. Para ele, isso significa garantir aos seus clientes que sua empresa não está contribuindo para a máquina de coleta de dados de Mark Zuckerberg.

Nesse sentido, as regras para ser um negócio Facebook-Free são:

  1. Não anunciar no Facebook, Messenger, Instagram ou WhatsApp;
  2. Não usar nenhum desses canais para promover ou representar a sua empresa ou para se comunicar com clientes;
  3. Não contribuir para o seu regime de coleta de dados via botões “Curtir” ou login direto pelo Facebook.

Resumidamente, a empresa não pode usar o Facebook ou seus subsidiários de nenhuma maneira para operar ou se conduzir. Hansson escreve que compreende que alguns negócios dependem muito mais do Facebook do que outros. “Todos os movimentos sociais têm seus inovadores, adotantes iniciais, adotantes tardios, maioria inicial e maioria tardia. Cabe a cada negócio decidir em que ponto da curva de adoção eles poderiam se encaixar”, explicou.

O convite continua aberto a quem quiser se juntar ao movimento, cujo objetivo é se distanciar de um comportamento corporativo que, para seus criadores, “claramente ultrapassou o limite do que pode ser feito”. Eles, inclusive, criaram um selo e licenciaram via Creative Commons, para negócios que queiram se identificar como Facebook-Free.

Selo criado pela Basecamp
Assine o Aparelho Elétrico

Nosso objetivo é ajudar você a se relacionar melhor com o trabalho, a realizar seus projetos, e a fechar grandes negócios na área criativa.

O acesso vale por um ano.
   Via PayPal

Compartilhe ❤

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.

Junte-se a mais de 3000 pessoas. Assine a Segue o Fio.

O melhor conteúdo sobre Trabalho e Negócios na Economia Criativa, toda sexta às 7h no seu e-mail.

Você ainda recebe a nossa planilha financeira como um presentão de boas vindas.
 Publicado em 04/04/2019 Atualizado em 04/04/2019
Giovanna Beltrão Jornalista. Mestra em Jornalismo. Especialista em Processos e Produtos Criativos. Trabalha com Comunicação desde 2007. Se interessa por cultura, tecnologia, viagens e gastronomia. Acha estranho escrever sobre si mesma na 3ª pessoa.
Participe da Conversa