Ao que parece, a Apple está desenvolvendo um plano de ação para competir em pé de igualdade com o Spotify e o Stitcher no que diz respeito aos podcasts. De acordo com matéria da Bloomberg, executivos da gigante de tecnologia estão entrando em contato com empresas de mídia e seus representantes para discutir a compra de direitos exclusivos de conteúdos de áudio.
As conversas são preliminares e ainda não há uma estratégia completamente delineada. No entanto, o plano é buscar acordos que não haviam sido cogitados até agora. “A Apple praticamente inventou o negócio dos podcasts com a criação de uma rede que coleta milhares de programas de toda a Internet em um feed dos smartphones, smartwatches e computadores das pessoas. O aplicativo Apple Podcast ainda é responsável por 50% a 70% da audição da maioria dos podcasts, segundo executivos do setor”, escreveram os repórteres Lucas Shaw e Mark Gurman.
A notícia provocou uma queda de 2,7% nas ações do Spotify nesta terça-feira (16), em Nova York, marcando o maior declínio intradiário da empresa de streaming em três semanas. Essa movimentação se soma ao esforço recente da Apple em atualizar seu aplicativo de podcasts, incorporando ferramentas voltadas aos produtores de conteúdo.
No ano passado, a empresa lançou o Podcast Analytics, que oferece aos criadores informações e estatísticas sobre os ouvintes e desempenho dos episódios. Este ano, foi anunciado um novo aplicativo dedicado para computadores Mac e foi lançada uma interface web para expandir a quantidade de pessoas que podem ouvir podcasts pela plataforma da maçã.
“Você não participa do mundo dos podcasts se não tiver programas listados no aplicativo da Apple“, disse Lex Friedman, diretor de receita da Art19, empresa que fornece serviços para produtores de podcast. “Me surpreenderia se a Apple não fizesse nada com exclusividade”, continuou referindo-se às estratégias dos concorrentes.
Os serviços de podcasts e música da Apple estão sob a direção executiva de Oliver Schusser, com Ben Cave supervisionando a estratégia de podcast.
Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.