Apartamentos minúsculos já são tendência em grandes centros urbanos

Apartamentos minúsculos já são tendência em grandes centros urbanos

Mercado de imóveis têm investido na construção de microapartamentos voltados para estudantes, jovens profissionais e investidores
  Por Giovanna Beltrão
Foto: Divulgação Vitacon

O problema dos altos preços imobiliários nas grandes cidades é real e não parece ter fim à vista. Com isso, uma tendência que vem ganhando atenção é a dos apartamentos minúsculos. Alguns projetos chegam a ter 10 m², ou o espaço de uma vaga de estacionamento, como são os da Vitacon, em São Paulo.

Segundo o diretor-executivo da empresa, Alexandre Frankel, os apartamentos do projeto VN Higienópolis são os menores da América Latina. O prédio está em construção e deve ser lançado até o final do ano, porém as unidades vêm sendo vendidas por aproximadamente R$ 70 mil.

Esse movimento tem sido observado em outros grandes centros urbanos, como Buenos Aires, Bogotá e Cidade do México. Os apartamentos reduzidos são projetados com foco em estudantes, jovens profissionais e investidores (que podem alugar suas unidades). A ideia é que essas pessoas tenham menos espaço, mas ganhem tempo, não precisando se locomover de áreas mais afastadas todos os dias.

Economia compartilhada

A novidade não é unânime entre arquitetos. Porém, os defensores argumentam que “o fenômeno é uma resposta à dinâmica da chamada gig economy, ou economia compartilhada, em que os jovens trabalham de forma independente, têm filhos mais tarde e usam espaços de trabalho compartilhados (coworking)”.

Assim, os edifícios estão sendo projetados com microapartamentos, mas amplos espaços compartilhados de convivência, onde os moradores podem socializar e passar parte do seu tempo. “As pessoas dormem em seu apartamento, mas o prédio é parte de sua casa”, explicou Frankel à BBC News Mundo.

Veja o vídeo de apresentação do projeto:

Assine o Aparelho Elétrico

Nosso objetivo é ajudar você a se relacionar melhor com o trabalho, a realizar seus projetos, e a fechar grandes negócios na área criativa.

O acesso vale por um ano.
   Via PayPal

Compartilhe ❤

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.

Junte-se a mais de 3000 pessoas. Assine a Segue o Fio.

O melhor conteúdo sobre Trabalho e Negócios na Economia Criativa, toda sexta às 7h no seu e-mail.

Você ainda recebe a nossa planilha financeira como um presentão de boas vindas.
 Publicado em 23/07/2019 Atualizado em 24/07/2019
Giovanna Beltrão Jornalista. Mestra em Jornalismo. Especialista em Processos e Produtos Criativos. Trabalha com Comunicação desde 2007. Se interessa por cultura, tecnologia, viagens e gastronomia. Acha estranho escrever sobre si mesma na 3ª pessoa.
Participe da Conversa