Livros sobre empreendedorismo: Dicas quentes de leitura para alavancar o seu projeto.
 livros
 Publicado: 29/10/2018 Atualizado: 22/11/2018

Livros sobre empreendedorismo: Dicas quentes de leitura para alavancar o seu projeto.

Todo empreendedor tem alguma dificuldade que precisa superar. Eis uma lista de livros para te ajudar nisso.
  Por Henrique Pochmann
Desligue este blog e vá ler um livro.
Lendo por A. and I. Kruk / Shutterstock

O título certo pode te ajudar a vencer qualquer desafio. Segue uma lista dos livros mais recentes que eu li e recomendo.

Em breve vou acrescentar mais livros e mais categorias. Se você tiver alguma sugestão, me conta nos comentários.

Para ficar mais fácil de localizar a leitura ideal para você, organizei as obras por obstáculos a serem superados.

Escolha uma das opções abaixo:

Quero despertar minha criatividade

Para criatividade, recomendo:

Criatividade S.A – Ed Catmull e Amy Wallace

Criatividade S.A.

Criatividade S.A. (link afiliado) conta como a Pixar conseguiu virar uma megacorporação sem colocar a sua criatividade em risco.

Não é um livro exatamente direcionado especialmente para fomentar sua criatividade, mas mostra com eficiência vários vilões que comprometem a inspiração dentro de uma corporação. Guardadas as devidas proporções, é possível transpor as sugestões para pequenos times de criativos.

Foi um contraste e tanto ler logo após o A Loja de Tudo, sobre a Amazon. Enquanto a Pixar, com muita sensibilidade, criou uma cultura criativa inclusiva, a Amazon, focada em números, elimina funcionários que buscam equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Acredito, muito mais, no modelo Pixar de gerenciamento.

 

Grande Magia. Vida Criativa Sem Medo – Elizabeth Gilbert

Grande Magia (link afiliado) é uma ótima leitura para desmistificar a criatividade. Muita gente acha que criatividade é uma espécie de dom: ou você nasce com ele ou lamenta eternamente. Não é verdade. Gilbert encoraja o leitor a fomentar a sua curiosidade e abraçar novas oportunidades domando o medo, o inimigo #1 da criatividade.

Além disso, ela deixa claro que o sucesso de um criativo não depende de um talento acima da média, mas de muita prática, foco, disciplina e perseverança.

A leitura flui leve, é como ler um post de blog. Passa a sensação de um diálogo descomprometido com um amigo. Mas as lições, temperadas com histórias reais da própria Elizabeth Gilbert, são repletas de significado e com certeza vão ajudar você a ver a sua criatividade por uma ótica mais saudável e produtiva.

Quero lidar melhor com dinheiro

Para lidar melhor com dinheiro, recomendo os livros:

Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kyiosaki e Sharon Lechter

Pai Rico Pai Pobre

Pai Rico, Pai Pobre (link afiliado) foi o livro que abriu a minha mente para a necessidade de educação financeira. Deveria ser estudado na escola. Quanto mais jovem a gente aprende a lidar com dinheiro, mais cedo a gente faz ele correr atrás da gente e não o inverso.

Já tinha escutado muitas vezes o conselho “Faça o dinheiro trabalhar por você” e até então não entendia realmente o que essa frase queria dizer, com o livro tudo ficou claro e então meu comportamento em relação à grana mudou totalmente. Lamento não ter tido acesso a esse conhecimento bem mais cedo na vida.

Não se preocupe, não contém nada de economês, cálculos complexos ou fórmulas mirabolantes. A leitura é fácil, direta e acessível para novatos no mundo do dinheiro. Apesar de ser uma dica já batida, é um clássico e não poderia ficar de fora das minhas recomendações.

Tenho certeza que este livro é o pontapé inicial para te ajudar a rever o seu comportamento em relação as verdinhas.

Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Os Segredos da Mente Milionária (link afiliado) , apesar desse nome super apelativo, me ajudou a identificar padrões de pensamento e comportamento que eram prejudiciais para a minha saúde financeira.

O livro defende que os hábitos em relação a dinheiro começam a ser moldados quando ainda somos criança. Por exemplo, se ouvíamos em casa: “Só fica rico quem faz coisas ilegais” ou “Os ricos são pessoas idiotas”; há grandes chances de que essas mensagens inconscientemente façam a gente repelir o dinheiro quando adultos.

Se não ter controle do dinheiro pode causar um estrago na conta de quem é assalariado, e tem o salário garantido todo mês, imagina para quem empreende e vive vários momentos de incerteza. Por isso, é fundamental saber lidar com grana e identificar os padrões que estejam comprometendo o seu sucesso financeiro.

Quero mais inspiração

Para inspiração, recomendo os livros:

Em Frente! – Howard Schultz com Joanne Gordon

Em Frente!

Em Frente! (link afiliado) era o bordão com o qual o fundador Howard Schultz assinava suas mensagens para a equipe da Starbucks. Claro, o livro conta muito mais do que isso. Narra a volta de Schultz à Starbucks. Após um período de declínio, a empresa precisava reencontrar seu espírito original. É uma história bastante inspiradora e carregada de ensinamentos.

Apesar da Starbucks ser alvo constante de protestos contra o capitalismo associado à sua imagem, simpatizo com Howard Schultz. Pelo livro, fiquei com a impressão de que o cara realmente tem um apego emocional pelo negócio que criou. Compro a história de que ele queria genuinamente oferecer produtos e experiências únicas para os consumidores e também criar uma empresa íntegra onde os funcionários tivessem orgulho e prazer de trabalhar. O problema é que fazer isso em larga escala não é nada fácil.

Steve Jobs – Walter Isaacson

Steve Jobs

Steve Jobs (link afiliado), a pessoa não o livro, dispensa apresentações. Você já sabe que ele é o fundador da Apple, do iPod, do iPhone e do iPad. Deve saber também que os feitos da Apple, impulsionados pelo perfeccionismo de Steve Jobs, setaram um novo padrão de qualidade para o mercado da tecnologia. O que muita gente não sabe é que todo esse brilhantismo no mundo dos negócios encobria uma pessoa difícil, arrogante e temperamental. Ele chegou, inclusive, a negar a paternidade de um filho.

Essa incrível obra de Walter Isaacson registra mais do que o talento de Jobs para criar produtos que as pessoas amam, é uma jornada aos momentos mais íntimos da existência do fundador da Apple.

Nunca fui fã boy da Apple, nem mesmo acompanhava os lançamentos da empresa. Conheci seu fundador, de fato, pelo livro. Até então a imagem que eu tinha do cara era a de um semi-deus. Não passava pela minha cabeça que alguém tão idolatrado poderia ter tantos desvios de conduta. Perfeição nos negócios, imperfeição no pessoal. Fiquei com uma péssima impressão do eterno CEO da Apple.

Mas o livro sempre vai ser um clássico para empreendedores, e não empreendedores, e merece ser lido.

A Eclosão do Twitter – Nick Bilton

A Eclosão do Twitter

A Eclosão do Twitter (link afiliado), como você já deve imaginar, conta a história da criação da rede social do passarinho azul. Embora não tuíte com muita frequência, o Twitter é minha rede social favorita. Quando descobri o livro, quis começar a ler na hora.

Acho curioso que o projeto tenha surgido meio sem querer nos finalmentes de outra ideia que não estava fluindo. Isso prova que nem sempre precisamos voltar para casa com o que saímos para buscar. O lance é se manter em movimento.

Outro fato curioso é de que os membros da equipe tinham mais raça do que conhecimento técnico, o que derruba o mito de que você precisa ser um expert na área em que está empreendendo. É uma história muito inspiradora, abarrotada de reviravoltas e puxadas de tapete. Recomendo fortemente. Daria um filme foda.

A Marca da Vitória – Phil Knight

A Marca da Vitória

A Marca da Vitória (link afiliado) é um poderoso registro dos bastidores da criação da Nike, escrito pelo próprio fundador da empresa, Phil Knight.

O livro mostra Phil como um gestor que contraria o perfil considerado ideal pela administração tradicional: não passava feedbacks aos funcionários, contratava pessoas pela emoção, demorava a tomar decisões e não acreditava muito em marketing.

Mesmo com tudo isso jogando contra, o cara conseguiu criar a maior marca de material esportivo do mundo, desbancando a já estabelecida Adidas.

O cara começou do zero e, mesmo contra a vontade do pai, levou o negócio adiante. Para que a Nike ganhasse corpo, era obrigado a pedir empréstimos cada vez mais altos aos gerentes. Os bancos relutavam em emprestar mais dinheiro, temiam que a empresa quebrasse a qualquer momento.

Depois a marca cresce, passa a investir em marketing, desconfortavelmente opta pelo nome “Nike”, passa a investir em talentos do esporte… enfim, é uma grande história. Antes que eu conte toda ela aqui é melhor você ler o livro.

Bilionários por Acaso. A criação do Facebook – Ben Mezrich

Bilionários por Acaso – A criação do Facebook.

A criação do Facebook (link afiliado) foi muito bem cinegrafada em A Rede Social. Assisto o filme toda a vez que preciso de uma dose extra de motivação. Mas, arrisco dizer, o livro é melhor. Normalmente o livro é melhor, né? Apresenta mais detalhes, contextualiza melhor as situações. E este, em especial, é escrito de forma dramática, o que ajuda a recriar a atmosfera dos acontecimentos e envolve profundamente o leitor na trama.

Não sou muito fã do que o Facebook se tornou, ainda mais depois dos escândalos de privacidade de dados, mas goste você ou não da rede social, a sua história é muito inspiradora. Quem não gostaria de que o seu projeto, criado no dormitório de uma faculdade, crescesse a ponto de ser acessado por bilhões de pessoas ao redor do mundo? Eu gostaria.

Quero mais produtividade

Para ter mais produtividade, recomendo o livro:

O Poder do Hábito – Charles Duhigg

O Poder do Hábito

O Poder do Hábito (link afiliado) é o antídoto contra a sua procrastinação desmedida. Se você é do tipo que em um dia faz planos incríveis, jura comprometimento eterno aos seus projetos e no outro dia deixa tudo de lado, este livro é para você. Charles Duhigg apresenta uma série de cases comprovando que os hábitos do ser humano são desencadeados por uma deixa que leva à uma rotina e então resulta em uma recompensa.

Particularmente acho que o livro se estendeu demais no assunto, usa diversas histórias diferentes para, no fim das contas, provar o mesmo ponto em todas elas.

Em todo caso, os cases são interessantes e gostosos de ler. Acredito que o autoconhecimento e a autoanálise são fundamentais para quem querer tirar projetos do papel. Esse livro vai te ajudar a prestar mais atenção no seu próprio comportamento para produzir a disciplina e a produtividade que você precisa para alavancar o seu projeto.

Quero mentoria sobre negócios

Para as respostas mais comuns do mundo dos negócios, recomendo os livros:

10 Mandamentos para Fracassar nos Negócios – Donald R. Keough

10 Mandamentos para Fracassar nos Negócios

10 Mandamentos para Fracassar nos Negócios (link afiliado) é um livro bem humorado e enxuto, tem cerca de 150 páginas. Mas compila mais de 60 anos de experiência de Donald R. Keough, ex-presidente da Coca-cola. É repleto de conselhos indispensáveis para empreendedores e líderes. Foi publicado pela primeira vez em 2008 e até hoje há diretores de grandes empresas patinando nos negócios por não seguirem estes mandamentos.

Comprei ao acaso, sem muitas expectativas, e o livro expandiu consideravelmente minha mentalidade sobre negócios. Depois da leitura, fiquei com o olho mais treinado e desde então em toda empresa que coloco os pés sou capaz de identificar os erros apontados no livro: medo de arriscar, inflexibilidade, isolamento, acreditar que é infalível, burocratizar, etc. É uma relíquia para manter por perto e consultar com frequência.

Like a Virgin – Richard Branson

Like a Virgin

Like a Virgin (link afiliado), com o perdão do trocadilho, foi o primeiro livro que li do Richard Branson, fundador do conglomerado Virgin. O milionário excêntrico que hoje mora em uma ilha particular no mar do Caribe, e tem a ambição de colonizar Marte, é conhecido por promover seus projetos através de ações de marketing extravagantes e bem-humoradas.

Branson abandonou a escola e tem TDAH, talvez esse segundo item justifique as mais de 200 empresas que ele já fundou. Nesse número entram os mais variados campos de atuação: música, turismo, transportes, saúde, dinheiro, etc. Cadê as pessoas que dizem que para ter sucesso é preciso ter foco?

O livro é um apanhado de dicas sobre empreendedorismo publicadas em vários veículos ao redor do mundo. Ora ele discorre sobre algum tema específico, ora reponde dúvidas enviadas por admiradores do seu trabalho. O conteúdo é cheio de conhecimento empírico, histórias da vida real e bom humor. É uma boa oportunidade para receber mentoria de um dos grandes medalhões do empreendedorismo mundial.

Quero saber mais sobre ecommerce

Se você quer saber mais sobre os desafios de ter um ecommerce, recomendo o livro:

A loja de Tudo – Brad Stone

A Loja de Tudo

A Loja de Tudo (link afiliado) é uma aula de ecommerce. Fala de logística, tecnologia, experiência do usuário, impostos, controle de estoque e tudo mais. Claro, sem o didatismo. Porque, afinal de contas, o livro conta a história da AmazonJeff Bezos, o fundador da gigante das vendas online, já tinha uma carreira bem-sucedida antes de fundar a empresa. Largou o alto salário e o cargo invejável em uma companhia de investimentos para empreender em algo embrionário na época, a internet.

Hoje é comum vermos startups nascendo já com uma cultura de empresa que foi propagada pelo Google: apoio aos funcionários, ótimos salários, horários flexíveis, etc. Já na Amazon não é assim que a banda toca. Lá quem busca equilíbrio entre vida pessoal e profissional é convidado a se retirar.

É um ótimo livro para aprender como conduzir, e não conduzir, uma empresa.

Quero tirar meus projetos do papel

Se você quer uma força para começar, recomendo os seguintes livros:

A Startup Enxuta – Eric Ries

A Startup Enxuta

A Startup Enxuta é um clássico do mundo startupeiro. Você provavelmente já ouviu termos como MVP (produto mínimo viável), pivotar, motor de crescimento, etc. Pois é, se você sempre quis entender mais sobre esses conceitos e de que forma eles podem ajudar o seu projeto, este é o seu livro.

Como eu já estava familiarizado com boa parte dos conceitos do livro, fiquei com a impressão de ter lido ele tarde demais. E também não me agradou muito a forma como o conteúdo é apresentado, a estrutura poderia ter sido melhor trabalhada para facilitar a assimilação.

Fora essas ressalvas, é um livro poderoso. Com toda a certeza, as lições vão fazer você economizar tempo, dinheiro e energia. Leia, se quiser colocar o seu projeto no caminho certo antes da concorrência ou mesmo antes de queimar todos os seus recursos disponíveis.

Empreendedorismo para Subversivos – Facundo Guerra

Empreendedorismo para Subversivos

Em Empreendedorismo para Subversivos (link afiliado), Facundo Gerra compartilha generosamente sua trajetória, de erros e acertos, desde a época que era funcionário bem assalariado de multinacional, passa pela primeira tentativa frustrada de empreender e vai até a redenção como empreendedor conceituado da noite paulistana.

Facundo é o que se chama de um empreendedor serial, cola um projeto no outro. É conhecido por ter revolucionado a noite de São Paulo. Seu jeito de empreender envolve muito mais raça e intuição do que teorias e business plan. Recomendo fortemente para quem abomina o empreendedorismo de palco e acredita mais no empreendedorismo mão na massa.

Sprint – Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz

Sprint

Sprint (link afiliado) é o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. Seguindo os princípios do livro você vai mapear hipóteses, prototipar e validar o seu projeto na mesma semana.

É contraprodutivo despender meses em um projeto e colocar ele à prova somente “quando estiver pronto” e talvez pra não dizer provavelmente cheio de recursos e perfumarias que se provam dispensáveis no final das contas.

Se você tem uma ideia na cabeça mas não sabe por onde começar, sugiro começar por este livro. A realização de um Sprint vai te ajudar a canalizar sua energia no que realmente importa. Os autores do livro e criadores do método fazem parte da equipe Google Ventures, empresa do gigante das buscas responsável por investir em Startups promissoras.

Trabalhe 4 Horas por Semana – Timothy Ferriss

Trabalhe 4 Horas por Semana

Trabalhe 4 Horas por Semana (link afiliado) virou uma espécie de bíblia para quem tem projetos digitais. Diria que o estilo de vida do autor, Tim Ferriss, é uma meta para 9 em cada 10 empreendedores da world wide web. Graças as ferramentas digitais, o cara conseguiu conquistar a vida que tanto sonhou: viaja o mundo, vive novas experiências todos os dias e trabalha remotamente.

O livro mostra como Ferriss fez para terceirizar, automatizar seu trabalho e gerar renda passiva. E então se livrar do cotidiano de um escritório tradicional.

Gosto bastante do Tim Ferriss. Gosto particularmente das interações dele com o Kevin Rose. E acho legal o que ele representa como empreendedor: um autodidata que foi lá e criou a vida que tanto queria.

Porém, acho o trabalho dele um pouco sensacionalista em alguns pontos, repare no título do livro. É preciso saber filtrar as recomendações de acordo com o que se aplica, ou não, ao seu projeto. Apesar disso, os ensinamentos do livro são muito válidos. Com certeza, é uma leitura rica. Recomendo.

Quero ver a lista de livros favoritos dos leitores do Aparelho Elétrico

Eis o ranking dos livros mais comprados pelos leitores do Aparelho Elétrico na Amazon. Atualizado em 05/11/2018. Os links abaixo contém códigos de afiliados.

O que você achou da seleção: Qual livro acrescentaria? Qual dificuldade você inseriria nas categorias?

Compartilha comigo nos comentários e vamos levar o assunto adiante.

Apoie o Aparelho Elétrico

O Aparelho Elétrico informa, qualifica e motiva empreendedores independentes. Seja da Liga e nos ajude a continuar este trabalho.

Compartilhe <3

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.

Curta o Aparelho Elétrico no Facebook
Junte-se a mais de 3000 pessoas. Assine a Segue o Fio.

O melhor conteúdo sobre Trabalho e Negócios na Economia Criativa, toda sexta às 7h no seu e-mail.

Você ainda recebe a nossa planilha financeira como um presentão de boas vindas.
Publicado por:
Henrique Pochmann Criou o Aparelho Elétrico em 2014. Produz e apresenta o podcast do site. Trabalha com marketing digital desde 2002. Quer mais tempo para colocar outros projetos em prática, quer viajar mais, comprar uma bicicleta e ter uma bio mais legal.
Participe da Conversa