Todo freelancer passa por meses de pouco trabalho. Em função disso, criamos um infográfico para mostrar várias dicas de como economizar dinheiro e passar ileso por qualquer imprevisto financeiro.
A ideia não é abrir mão totalmente daquilo que dá prazer e gostamos de fazer, mas mostrar algumas alternativas para momentos de baixo fluxo de caixa e pouco trabalho.
Vamos ao infográfico!
Caso a imagem não carregue corretamente, segue abaixo a transcrição do texto.
Muitas pessoas comprometem boa parte do orçamento comendo fora. Aprenda a cozinhar e coma somente em casa. Não vale pedir delivery!
Convide-os para beber na sua casa ou na casa de um deles. Assim você gasta menos com bebida, fica livre dos 10% do garçom e, se o encontro for na sua casa, ainda não gasta com o táxi para ir e voltar.
Mas não deixe de fazer exercícios. Busque alternativas ao ar livre. Invista em caminhadas, corridas e esportes praticados em quadras públicas. Não diga que está fora de forma porque está sem grana!
Para evitar comprar mais que o necessário, sempre leve uma lista e nunca vá ao supermercado com fome. E vá somente quando for preciso. Ir mais vezes ao supermercado significa estar mais exposto as tentações de comprar.
Troque o telefone por e-mails, sms e aplicativos como Skype, Viber e WhatsApp. Deixe para usar o telefone somente com aquele cliente que não é adepto das novas tecnologias.
TV por assinatura é uma ótima opção de entretenimento. Mas pode ser considerada um luxo em momentos de crise. Uma alternativa é procurar por serviços de streaming de vídeo gratuitos online.
Você mesmo é capaz de limpar seu apartamento. E pode ser bem positivo, você gasta energia, faz exercícios e em paralelo pode ir pensando em como resolver alguns jobs. Freelancer que é freelancer vive otimizando o tempo.
Inglês é fundamental para quem é freelancer também. Estar sem grana não é motivo para deixar o inglês de lado. Em épocas de crise a dica é utilizar sites como o Duolingo, ver vídeos em inglês no Youtube e também treinar o “listening” ouvindo rádios internacionais.
Em tempos de aperto financeiro, a dica é fazer mais atividades durante o dia. Vá a parques, museus e exposições. Em cidades maiores tem sempre eventos gratuitos rolando, só tem que descobrir onde.
Como a renda do freelancer é variável, prefira o cartão de crédito e pague a fatura na íntegra. Assim você evita os juros altos do cheque especial.
Todo bom freelancer deve saber negociar, tanto com clientes como com fornecedores. Que tal aproveitar o momento de crise para conseguir descontos fora do trabalho também? Brigue ainda por melhores condições de pagamento.
Um cafézinho aqui, um docinho ali… parecem gastos inofensivos. Mas a repetição deles pode gerar um montante expressivo no final do mês. Fique esperto!
Não descuide de sua saúde, jamais abra mão de medicamentos em épocas de crise. Sua saúde é a máquina que faz girar seu negócio. Para economizar, invista sempre em medicamentos genéricos.
Parabéns! Você está mesmo interessado em economizar. Se você seguir as dicas aqui apresentadas, não só vai passar ileso por qualquer crise financeira, mas também vai ter uma conta bancária mais saudável.
O que achou do infográfico? Conta aqui nos comentários, vamos evoluir o assunto e gerar mais conteúdo relevante para quem trabalha de forma independente.
Se você gostou, compartilhe este link nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a gerar mais conteúdo interessante e gratuito.
Cadastre-se na newsletter e seja o primeiro a saber da publicação de novos posts como esse. Basta colocar seu e-mail no box abaixo.
Abraço e até o próximo post!