WordPress, esse bendito gerenciador de conteúdo é falado por toda a parte. Se você já cansou de ver as pessoas falando dele, mas nunca tirou um tempo pra entender o que, de fato, faz esse negócio. Chegou a hora!
Ao final deste artigo, além de ter um belo overview do que é o WordPress, você ainda vai ver um passo a passo mostrando como é fácil instalar ele no seu servidor.
Rumo a um site mais moderno e competitivo!
Ele talvez seja o mais famoso gerenciador de conteúdo da interwebz. Com ele, é infinitamente mais fácil ter um site competitivo e também manter o seu site atualizado. E o melhor, você não precisa saber necas de pitibiribas de programação (como HTML, CSS, JavaScript, PHP, etc..).
Mas não confunda! Existem dois tipos de WordPress. Eu explico a diferença a seguir.
O WordPress.org é o site que disponibiliza o software, sem custo algum, para que você faça a instalação no seu próprio servidor. Este artigo é focado neste WordPress, no software.
O WordPress.com É um serviço que oferece hospedagem de sites com WP. Oferece vários modelos de planos e um deles é até grátis. Porém, o plano free tem várias limitações.
Se você está na dúvida sobre qual dos dois utilizar. Recomendo que você opte pelo WordPress.org. Baixar o software e usar no seu próprio domínio te dá mais liberdade para explorar todo o potencial do WordPress e também permite que você customize o que for necessário para o seu próprio estilo de negócio.
Deixa eu respirar fundo aqui. Vou citar as principais. Me acompanha sem perder a conta…
Feliz Natal!
Como eu falei antes: é grátis! Puta presentão, hein?
Aí você deve estar se perguntando “como é possível ser grátis e ser tão bom assim?”.
Quando comecei a utilizar o WordPress, eu mesmo não acreditei que o gerenciador de conteúdo de um site poderia ser tão bom e ainda assim gratuito.
O WordPress é um software de código aberto. É mantido por uma gigantesca comunidade internacional de programadores que são voluntários e apaixonados pela ferramenta.
Esses caras merecem uma caixa de cerveja por nossa conta, não?
Periodicamente novos recursos são adicionados ao software. Ou seja, fica cada vez melhor. Não tão bom quanto chocolate, mas… but…
Esse lugar incrível que chamamos de internet evolui a passos largos. Todos os dias novas ferramentas, redes sociais e outros recursos surgem. Seu site precisa estar preparado para encarar essas mudanças sem sofrimento.
O WordPress está sempre sendo atualizado. Periodicamente ele ganha uma versão atualizada. E novos plugins e templates são lançados a todo momento para atender as novas necessidades.
Plugin é um pequeno programinha que você instala no seu WordPress para que ele adicione uma determina função ao seu site.
Até o fechamento deste artigo, o site WordPress.org já contabilizava mais de 46 mil plugins a sua disposição.
Precisa de um formulário de contato? Tem diversos plugins pra isso. Precisa de uma galeria de fotos? Tem diversos plugins pra isso. Praticamente pra tudo tem um plugin de WordPress. E se ainda não tem, alguém já deve estar trabalhando nisso.
E o melhor, a maioria dos plugins são grátis. Alguns, com recursos extras, são pagos e normalmente os preços são bastante acessíveis.
São os temas/templates que dão a cara para o seu site. Existem diversos modelos grátis com design pronto para os mais variados tipos de negócio.
Caso você não encontre um template grátis do seu gosto, pode comprar um template premium (como o FFFolio que é um template especial para freelancers) ou então contratar um desenvolvedor para construir um de acordo com sua necessidade.
Milhares de pessoas amam o WordPress. Essa comunidade apaixonada gera muito conteúdo relevante.
Se você é apenas um usuário e precisa saber qual o melhor plugin para determinada função, uma rápida busca no Google é capaz de localizar o resultado que você precisa.
O mesmo acontece se você é um desenvolvedor e precisa descobrir a melhor maneira de implementar uma solução.
Existem muitos vídeos no youtube, fóruns especializados, sites, blogs, etc… dedicados a WordPress. Fica melhor ainda se você entende Inglês.
Quem não quer fazer parte de uma comunidade que cresce todos os dias, está engajada e disposta a colaborar entre si? Eu quero.
Se você fosse desenvolver, do zero, uma solução como o WordPress, certamente levaria anos pra chegar no ponto em que ele está hoje. Sem contar a grana que você teria que investir nessa programação.
Eu sou do tempo que só quem tinha muita grana tinha um gerenciador de conteúdo no site. E ainda sim, cada parte do site tinha um gerenciador de conteúdo separado. Era um pra galeria de fotos, outro para o fórum, outro para as notícias, e assim por diante. Diversas gambiarras que no final geravam um belo Frankstein. Tempos difíceis. Obrigado, WordPress.
WordPress é uma ferramenta bastante versátil. Já utilizei ele em sites, blogs e pequenas páginas de vendas. Dá pra resolver muito bem, sem maiores complicações e dores de cabeça.
Porém, ah, porém… você precisa analisar o perfil do seu negócio. O WordPress atende muito bem uma gama enorme de sites. Mas acreditar que ele se encaixa bem em TODOS os estilos de projeto, é um erro.
Já vi um desenvolvedor tentar resolver o site de uma Startup com o WordPress, o resultado não foi positivo. O projeto tinha muitas particularidades. O cliente acabou tendo que recomeçar do zero com um gerenciador próprio. Ou seja, tempo e dinheiro jogados fora.
No caso de um e-commerce, existe o plugin Woocommerce. Ele atende muito bem os usuários de WordPress que querem ter uma loja virtual. Mas caso você precise de algo mais robusto, talvez uma solução melhor seja o Magento, um software também de código aberto, porém totalmente focado em lojas virtuais.
Se você é um profissional freelancer, blogueiro, ou precisa de uma simples página de vendas ou um site institucional, nem esquenta… vai de WordPress que vai bem.
Com uma interface super amigável, o WP faz com que a tarefa de atualizar o seu site seja bem mais simples e rápida. Veja abaixo alguns screenshots da área administrativa do WP.
Página de Login para acessar a área administrativa do WordPress.
Área administrativa do WordPress com o Freelancer Full Folio instalado.
Basicamente você precisa de uma hospedagem profissional que dê suporte a WordPress. Detalhando um pouco mais, você precisa de um servidor que dê suporte a PHP e banco de dados MySQL. É isso que faz o WP rodar.
Eu utilizo e recomendo a KingHost.
1 – Vá até o endereço br.wordpress.org e baixe o WordPress em português;
2 – Descompacte o arquivo dentro do seu computador. Conecte-se ao seu FTP e transfira todos os arquivos da pasta “wordpress”;
3 – Acesse no seu navegador o endereço seudominio.com/wp-admin/setup-config.php e insira os dados abaixo. Se você não souber, sua hospedagem pode te informar.
4 – Se os dados estiverem certos, você verá uma imagem como a que está abaixo. Então é só clicar em “instalar”.
5 – Agora é só você definir título, usuário, senha e e-mail para o seu site e então clicar em “Instalar WordPress”.
6 – Se tudo ocorreu bem, você verá a seguinte mensagem:
7 – Você pode clicar em “Fazer Login” e acessar com os dados que você configurou ou então acessar o endereço do seu site e ver o template padrão do WP instalado. Será algo assim:
Com o seu novo gerenciador de conteúdo instalado. Agora busque na internet algum template que esteja de acordo com o propósito do seu negócio. Existem diversas opções grátis por aí.
Mas as melhores, realmente, são as pagas. E caso não encontre alguma que atenda as peculiaridades do seu business, você sempre pode contratar algum profissional para desenvolver um tema sob-medida pra você.
Se você trabalha como freelancer, aconselho fortemente que conheça o Freelancer Full Folio. É um tema premium para WordPress que eu mesmo desenvolvi, uso e recomendo.
Abaixo eu mostro como instalar um template/tema usando o Freelancer Full Folio como exemplo.
Instalar um template, ou tema, é muito simples. Basta transferir os arquivos já descompactados para a pasta “themes” localizada dentro da pasta “wp-content” no seu FTP.
Após a transferência, basta logar no painel administrativo (seudominio.com/wp-admin/) e o seu novo tema estará lá (aparência/temas) pronto para ser ativado.
E então, o que você achou deste post, ele te encorajou a utilizar o WP? Você prefere outro modo para gerenciar seu site? Deixe seu comentário abaixo e vamos desenvolver mais esse assunto. E se você ficou com alguma dúvida, escreva ela nos comentários, de repente eu posso te ajudar em algo. :)
Se você acha que este conteúdo é útil, por favor, compartilhe ele nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito pra todo mundo que trabalha como freelancer.
Quer ser avisado de novas publicações? Cadastre seu e-mail na caixa abaixo.
Grande abraço e até o próximo post!