Os microempreendedores, por padrão, estão sempre preocupados com a próxima tarefa que vai levar seu projeto, ou negócio, para o próximo estágio. Vivem com os olhos no futuro.
A gente, muitas vezes, acaba esquecendo de que é importante também olhar para trás e ver todo o trabalho que já foi concluído. Olhar para o passado ajuda a não cometer os mesmos erros no futuro e ajuda também a quantificar a evolução.
Revisitar trabalhos antigos não deve ser motivo de vergonha, afinal, hoje já não somos mais os profissionais que éramos ontem, estamos sempre progredindo.
Sem contar que dá um orgulho imenso olhar para trás e concluir “Cacete, fiz coisa pra caramba esse ano!”, não é verdade? É exatamente esse o nosso sentimento aqui no Aparelho Elétrico agora.
Para celebrar este momento, no melhor estilo Rob Gordon, do clássico Alta Fidelidade (link afiliado), aqui vão os TOP 5 do que a gente produziu daqui e vocês mais curtiram daí.
Eis os artigos mais acessados do blog segundo o nosso Google Analytics.
O texto da redatora Roberta Reis colocou em pauta uma discussão que sempre mexe com os profissionais independentes, a autovalorização. Neste caso, ela direciona o post aos redatores, mas é um assunto válido para profissionais de todas as vertentes.
Leia o artigo e participe nos comentários:
Será que o redator freelancer cobra pouco pelos seus serviços?
Neste post, contei sobre a minha relação de amor e ódio com a bebida. No mundo corporativo, a imagem do café é associada a trabalho duro e produtividade. O mote do texto é alertar sobre a dosagem, exagerar no café pode derrubar sua capacidade de produção.
Leia o artigo e participe nos comentários:
Troquei o café pela power nap. O gosto não é o mesmo, mas faz bem para o bolso e para a produtividade.
O texto do motion designer Chris Peregom fez muita gente repensar a postura e o discurso durante a prospecção de clientes. Conhece o ditado “O peixe morre pela boca” ? Pois é.
Leia o artigo e participe nos comentários:
Como ganhar clientes através do silêncio
Chris Peregom não brinca em serviço. Cravou dois textos no nosso TOP 5. Neste post, ele declara fogo contra a procrastinação, o medo e a egolatria, a tríade de forças do mal que impedem muitos microempreendedores de prosperarem.
Leia o artigo e participe nos comentários:
Você nunca vai estar pronto. Comece hoje.
No topo dos posts mais acessados de 2018 ficou o nosso infográfico que detalha o perfil demográfico do freelancer no Brasil. Os dados foram surpreendentes para muitas pessoas. Se você está pensando em iniciar nessa modalidade, vale muito a pena conferir os resultados.
Leia o artigo e participe nos comentários:
Infográfico: Dados sobre o Perfil do Freelancer no Brasil 2018
Agora vamos aos podcasts, seguindo os números fornecidos pelo nosso SoundCloud.
Este episódio foi o penúltimo lançado em 2018 e, curiosamente, com tão pouco tempo de vida conseguiu assegurar seu espaço no nosso TOP 5. O papo com o ilustrador Matheus Christovam rendeu vários insights valiosos.
Ouça o episódio e participe nos comentários:
Podcast: Sobre ilustração, roubo de imagens e coworking
Freelancer que dorme no ponto a onda leva. Profissional independente que se preze não fica só esperando indicações, chama a atenção dos prospects por conta própria. Neste episódio, Carol Machado, Vinny Campos e eu, nos esforçamos para mapear canais de divulgação que valem a pena serem trabalhados por freelancers.
Ouça o episódio e participe nos comentários:
Podcast: Marketing para freelancers
Não é atoa que este episódio entrou no TOP 5, criatividade é um assunto que chama atenção de muita gente. Nosso papel neste programa foi desmistificar a criatividade. A maioria das pessoas pensa que a criatividade é um dom, ou você tem, ou você lamenta. Na real, tá mais para um músculo que pode ser exercitado.
Ouça o episódio e participe nos comentários:
Podcast: Aditivando a Criatividade
O assunto “Home Office” é um ponto em comum entre várias tribos, já que – pelos meus cálculos – 10 em 10 profissionais sonham em poder trabalhar em casa. Então, é natural que um tópico como este esteja no TOP 5. Neste episódio, Carol Walliter, Marcia Breda e eu, traçamos um contorno nas dores e delícias do trabalho no lar.
Ouça o episódio e participe nos comentários:
Podcast: Home Office. Os desafios de trabalhar em casa.
As pessoas realmente amam quando abordamos temas relacionados ao “destravamento” profissional. O segundo colocado da lista anterior é um post que trata de procrastinação. Este episódio sobre autossabotagem em primeiro lugar confirma essa tese. Neste programa, abordamos padrões de comportamento que – aparentemente – são inocentes e despretensiosos, mas podem causar um rombo considerável na produtividade e, consequentemente, na carreira.
Ouça o episódio e participe nos comentários:
Podcast: Autossabotagem
Conta pra mim nos comentários e vamos levar o assunto adiante.
Somos um veículo independente que informa, qualifica e inspira microempreendedores criativos. Seja da Liga, conheça outros empreendedores como você, e nos ajude a continuar este trabalho.
Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.