O que você faz após o horário de trabalho tem impacto direto sobre a sua disposição para trabalhar no dia seguinte. É o que aponta o estudo publicado na semana passada pela revista acadêmica Journal of Applied Psychology. A pesquisa argumenta que hobbies e atividades de lazer contribuem para o rendimento do profissional, enquanto levar trabalho para casa tem efeito prejudicial.
Intitulado Enjoy your evening, be proactive tomorrow: How off-job experiences shape daily proactivity (ou, “Aproveite sua noite, seja proativo amanhã: Como experiências fora do emprego moldam sua proatividade diária”, em tradução livre), o estudo defende que funcionários que se engajam em tarefas esportivas, de aprendizado ou voluntárias fora do expediente estão mais propensas a ter boas noites de sono e melhor rendimento profissional.
Segundo a pesquisadora Sharon Parker, do Centro de Design de Trabalho Transformador, da Universidade de Curtin, na Austrália, “o modo como nos sentimos no trabalho afeta nossa proatividade, o que ajuda a criar ambientes competitivos, dinâmicos e que mudam rapidamente; isso se traduz em melhores resultados e sucesso na carreira”.
O estudo mostra, ainda, que conflitos com membros da família, levar trabalho adicional para casa, fazer tarefas domésticas e disciplinar crianças podem afetar negativamente a proatividade no trabalho. Por outro lado, muito relaxamento e distanciamento após o expediente, apesar de contribuir para o sentimento de calma, não dão às pessoas o impulso de energia e confiança necessários para serem proativas no dia seguinte.
“Nossa pesquisa sugere que os gerentes e organizações poderiam realizar workshops ou seminários para ajudar os funcionários a entenderem melhor as relações entre suas vidas pessoais e o cotidiano de seus trabalhos”, afirmou Parker no comunicado da Universidade de Curtin à imprensa.
Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais e ajude o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito.