O que eu achei do curso para freelancers do Seth Godin
 Publicado: 24/04/2018 Atualizado: 05/05/2018

O que eu achei do curso para freelancers do Seth Godin

Curso online oferecido pela plataforma Udemy vai catapultar a sua carreira freelancer ao próximo nível. Vem saber mais!
  Por Henrique Pochmann
Curso para Freelancers do Seth Godin
Foto: Divulgação
Se você trabalha em tempo integral como freelancer, participe da nossa pesquisa Perfil do Freelancer no Brasil 2018. É simples e rápido. Em 5 minutos você responde tudo.

Assim que chegarmos a 1.000 respostas, essa janela chata some daqui. Ajude a gente compartilhando o link da pesquisa. Obrigado! :)

Em parceria com a Udemy, plataforma de cursos online, fiz o curso para freelancers do Seth Godin (link afiliado), vou te contar como foi essa experiência.

Tópicos

Minhas impressões sobre o curso

henrique-pochmann-fazendo-curso-seth-godin-da-udemy
Hey Seth, bora tirar uma selfie?

Vou direto ao assunto, para poupar o seu tempo. Caso queira mais informações sobre Seth Godin e a Udemy, é só continuar rolando a tela.

O curso (link afiliado) é um turbilhão de insights sobre marketing para freelancers que vai te ajudar a pensar e repensar o seu negócio como um profissional independente.

O conteúdo é leve e prazeroso de ser consumido. Você devora aula após aula. Elas são curtas, em torno de 2 minutos cada. Não é nada cansativo e você ainda tem a sensação de que está avançando rápido.

Não se engane pela brevidade das lições, Seth é sagáz, consegue traduzir conceitos complexos em frases curtas. No total o curso tem cerca de 3h de duração. Eu fiz em dois dias, metade em cada.

Apesar de ser o curso de um “guru”, palavrinha bem gasta ultimamente, as dicas são muito bem apresentadas e fundamentadas. O conteúdo não é nada etéreo ou distante da realidade do freelancer comum, você vai conseguir aplicar as orientações no dia a dia do seu negócio.

Inclusive, Mr Godin se preocupou em temperar o curso com perguntas feitas com frequência pela sua audiência. Você vai encontrar várias dúvidas respondidas que podem estar na cabeça de relés mortais como você e eu. Por exemplo: “Vale a pena trabalhar de graça?”

curso-para-freelancers-udemy-seth-godin-sobre-trabalhar-de-graca

Certamente as respostas vão fazer você refletir sobre como tem encarado o seu negócio.

Rolam algumas dedadas no olho também. Por exemplo, em um momento ele questiona se o trabalho que o aluno presta é algo genérico – que qualquer um pode fazer – ou se é REALMENTE algo inconfundível ao ponto das pessoas falarem espontaneamente sobre ele.

curso-para-freelancers-udemy-seth-godin-generico-ou-inconfundível

Honestamente, o que você responderia? A gente tende achar que nosso trabalho é fantástico. Mas será que é mesmo? Esse é apenas um dos vários convites a reflexão que você vai encontrar durante as aulas.

Com esses meus sneak peeks, você já deve ter sacado que o curso não é do tipo prático. Ele não vai pegar você pela mão e dar um passo a passo rumo ao sucesso. Tio Seth também não vai olhar se você fez ou não a lição de casa. Não é esse o modelo de ensino.

As provocações vão agir na sua forma de pensar e vão remoldar a maneira como você encara o seu negócio.

Seja você iniciante ou experiente, tenho certeza que vai encontrar algo de valor no curso. Seja para botar a casa abaixo e reconstruir tudo novamente, seja apenas para retomar conceitos que haviam se perdido no dia a dia do negócio.

Curti muito também o fato de que ele traz nomes conhecidos para embasar seus argumentos.

Ele cita, por exemplo, Stefan Sagmeister, profissional n.º 1 para muitos designers gráficos.

curso-para-freelancer-do-seth-godin-udemy-shepard-fairey

E Shepard Fairey, provavelmente o segundo artista/grafiteiro/ativista mais famoso do mundo. Só fica atrás do Banksy.

Mas nem tudo são flores. Se você prestou atenção na imagem anterior, está escrito “pôester” em vez de “pôster”. Talvez esse seja o único contra. As legendas, em alguns pontos, precisam ser revisadas, há alguns erros de grafia e algumas palavras poderiam ser melhor traduzidas para facilitar a compreensão.

Até o fechamento deste post, mais de 22 mil freelancers já tinham feito o curso original (link afiliado), sem legendas, e tornado ele um best-seller da Udemy.

A versão legendada em português (link afiliado) ainda não caiu nas graças do grande público brasileiro, apenas 30 alunos se matricularam até o momento. Mas tem tudo para estourar. Bom para você que pode fazer o curso antes de todo mundo e adicionar mais diferencial competitivo para o seu business.

Considerações sobre o preço

Não vou colocar o valor direto aqui no post para não correr o risco de ficar desatualizado.

A Udemy geralmente tem preços bastante acessíveis. Neste caso, não é diferente. Qualquer novo negócio que você fechar usando alguma das dicas, já paga o valor do investimento.

Em épocas de cursos de gurus de palco com fórmulas de sucesso a preços exorbitantes, para mim, o valor desse curso é uma grata surpresa.

Fico pensando quanto seria o valor/hora da consultoria do Seth Godin. Certamente um valor inacessível para um freelancer iniciante.

Sem contar que a Udemy ainda oferece 30 dias de garantia. Se você, por alguma razão, não curtir a experiência, pode pedir sua grana de volta. Simples assim.

Como se inscrever no curso

É só ir na página do curso para freelancers do Seth Godin no site da Udemy (link afiliado), clicar com gosto no botão comprar e devorar as aulas. :)

Quem diabos é Seth Godin e por que prestar atenção nele?

Seth Godin

Se você chegou de Marte agora e não tem ideia de quem é esse senhor careca de óculos com armação colorida, eu te conto. Seth Godin é um empreendedor, palestrante e autor americano.

Em 1998 vendeu sua empresa de marketing digital para o Yahoo! e então virou Vice-Presidente de Marketing de Permissão do motor de buscas. Aliás, o termo marketing de permissão foi cunhado por ele.

Dezoito livros do cara viraram best-sellers e foram traduzidos em 35 idiomas. Entre as obras estão, por exemplo, ‘A Vaca Roxa’, ‘Tribos’, ‘Você é Indispensável?’ e ‘Quebre as Regras e Reinvente’.

Vaca Roxa edição britânica

Além disso, é dono de um blog sobre marketing e negócios (com atualização diária) que está entre os mais populares do mundo no segmento. Aliás, recebo a newsletter dele diariamente e recomendo.

Então, quando um sujeito desse gabarito resolve falar sobre trabalho freelancer, a gente escuta.

O que é Udemy e ela é confiável?

logo-udemy-cursos-online

É um marketplace de cursos online. Profissionais capacitados nas mais diversas áreas preparam seus cursos e publicam para venda na plataforma.

Inclusive é uma ótima dica para disseminar o seu conhecimento, aumentar sua divulgação e, de quebra, gerar uma nova fonte de receita para sua carreira de freelancer. Se você é um profissional foda, manda bem na sua especialidade, vale a pena cogitar criar um curso para a plataforma.

Respondendo a segunda parte da pergunta: sim, a Udemy é confiável. Antes deste, já havia comprado quatro cursos na plataforma por conta própria. Tudo sempre ocorreu como o esperado.

Mas fica o adendo: escolha com atenção, nem todo curso tem conteúdo útil para você.

meus-cursos-plataforma-udemy

O acesso é vitalício. Não tem mensalidade. Ou seja, você paga uma única vez, o acesso é liberado imediatamente e fica livre para sempre. Você pode voltar e assistir quantas vezes quiser e não paga nada a mais por isso.

Você pode fazer o curso no computador, celular ou tablet. Eu fiz metade no computador e metade no tablet. A interface é intuitiva e fácil de operar.

henrique-pochmann-fazendo-curso-seth-godin-da-udemy-no-ipad
Passei do limite no número de selfies, foi mal.

Bacana é que existe a opção de baixar o curso, então você pode continuar em locais onde não há acesso à internet. Ou se você não quiser comprometer seu plano de dados, pode baixar no seu celular ou tablet em casa e levar para fazer as aulas na rua durante as pausas do seu dia.

Se, por alguma razão, você precisa de certificado de conclusão do curso, não tem problema, é padrão Udemy, todos os cursos têm certificado de conclusão.

Chegando aos finalmentes

Em resumo, gostei bastante do curso do Seth Godin, me rendeu diversos insights. Com certeza vou rever para buscar ideias para os temas do blog.

A Udemy já era uma velha conhecida, havia feito outros cursos na plataforma. Mas este foi o primeiro com legendas em português. Eles precisam caprichar um pouco mais no serviço de tradução e legendas. Porém, isso não compromete em nada a experiência com o curso e a absorção do conteúdo.

Espero que você tenha curtido saber da existência dessas aulas e aproveite a oportunidade para aperfeiçoar seu negócio.

O que achou da ideia do curso?

Deixa um comentário e vamos levar o assunto adiante. Caso tenha ficado alguma dúvida, só comentar também que eu tento te ajudar.

Posso te pedir um favor?

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito para todo mundo que trabalha de forma independente.

Este conteúdo foi criado em parceria com a plataforma de cursos online Udemy e contém links afiliados. Adquirindo o curso através dos links divulgados neste post, você NÃO paga nada a mais por isso e ainda contribui para o Aparelho Elétrico continuar existindo.

Curta o Aparelho Elétrico no Facebook
Hey, GOSTOU DESTE POST?
Assine GRÁTIS nossa newsletter e receba nossas atualizações antes de todo mundo.

Você ainda leva uma cópia do “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail e sem pagar um tostão por isso.
 Enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.
Publicado por:
Henrique Pochmann Criou o Aparelho Elétrico em 2014. Produz e apresenta o podcast do blog. Trabalha com marketing digital desde 2002. Quer mais tempo para colocar outros projetos em prática, quer uma bicicleta e quer uma bio mais legal também.
Recomendados para você
 geral
Invista 5 min do seu tempo, responda a pesquisa e ajude a melhorar o mercado que você participa.
  Por Henrique Pochmann
 geral
Que tal receber em casa um livro surpresa que te ajude a crescer na carreira de profissional independente? Vem saber mais sobre isso!
  Por Henrique Pochmann
 marketing
Um guia super explicado para fazer o seu site começar a render bons negócios e parar de render dores de cabeça.
  Por Henrique Pochmann
 Gestão
Veja como definir preços, como redigir propostas, como se relacionar com clientes e várias outras dicas.
  Por Henrique Pochmann
Participe da Conversa
Publicidade
MAIS DE 9.000 PRofissionais independentes Já recebem ANTECIPADAMENTE AS nossas atualizações.
Cadastre-se na nossa newsletter e receba “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail, sem pagar nada por isso.
 Sempre enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.