O curso de desenvolvimento web que me ajudou a construir o site do Aparelho Elétrico
 Publicado: 11/07/2018 Atualizado: 13/07/2018

O curso de desenvolvimento web que me ajudou a construir o site do Aparelho Elétrico

Aprenda a programar: curso da Udemy ensina a criar temas para WordPress com design responsivo
  Por Henrique Pochmann
Brad Hussey do curso WordPress Theme Development with Bootstrap

Há alguns dias compartilhei aqui como foi a minha experiência fazendo o curso para freelancers do Seth Godin na Udemy. O artigo teve uma repercussão muito boa, então vou contar sobre um outro curso que fiz por lá também.

Como freelancer, meu carro chefe é o design/direção de arte. Mas já trabalhei com HTML e CSS. Caso você não saiba, essas duas siglas aí se referem respectivamente a linguagem de marcação e de estilo responsáveis por dar forma e cor aos Websites. Mas a questão aqui é que sempre trabalhei mais com design do que com programação.

Embora tivesse esse approach com os códigos, em um dado momento da carreira, essa parte passou a ser delegada à outras pessoas. Quando fui trabalhar em agências maiores, havia uma equipe especializada de programadores. No escritório em que fui sócio havia um acumulo de funções que não permitia o meu envolvimento com programação.

Quando caí de vez na vida de freelancer full-time, percebi que teria que resgatar esse conhecimento, por três principais motivos:

  • Boa parte da verba dos projetos acabava indo para a mão do programador;
  • Diversas vezes meus parceiros de programação atrasavam as entregas e eu tinha que ficar intermediando a situação com os clientes;
  • É mais fácil para o cliente lidar com um único profissional;

Assim, fui atrás de um curso que me atualizasse em termos de desenvolvimento web. Quando tirei os códigos do horizonte, pouco se falava de temas WordPress e sites responsivos. Hoje a maioria dos sites é feita em WP e eles precisam se adaptar as telas dos celulares, dos tablets e dos computadores. Com isso em mente, encontrei na Udemy o curso “WordPress Theme Development with Bootstrap” (link afiliado) (Desenvolvimento de temas WordPress com Bootstrap). Pá! Na mosca! Foi um puta achado.

Foi esse curso que, por exemplo, me ajudou a criar a atual versão do site do Aparelho Elétrico e também o tema Freelancer Full Folio. Ou seja,  logo o valor do investimento se reverteu em novos negócios.

Caso você esteja procurando agregar mais competitividade a sua vida de designer, ou de desenvolvedor, ou ainda, quer fazer por conta própria o site do seu projeto, esse curso é uma ótima pedida, vai por mim.

Abaixo vão mais detalhes.

Tópicos

Por que WordPress e Bootstrap

Segundo o próprio site do gerenciador de conteúdo, 31% dos sites da internet já são desenvolvidos com WordPress. Desenvolver com WordPress é ter um mundo de possibilidades ao seu dispor.

A comunidade de desenvolvedores e adoradores da ferramenta é gigantesca. Essa galera já produziu mais de 55 mil plugins e uma infinidade de temas. São incontáveis recursos que você pode simplesmente usar e abusar sem pagar nada. E quando bater aquela dúvida durante o desenvolvimento, com uma busca rápida no Google você encontra um WordPress lover que já passou por algo parecido e sabe como resolver a bronca.

E o Bootstrap é outra incrível mão na roda. Com ele, você escreve HTML e CSS para sites responsivos em tempo recorde. É uma biblioteca de componentes prontos para auxiliar no desenvolvimento do front-end e facilitar a sua vida. Digamos que o WordPress seja responsável pela inteligência (back-end), enquanto o Bootstrap cuida da estética (front-end) do site.

É incalculável o ganho de tempo que essa dupla pode render para você e para os seus projetos. E tempo é dinheiro.

Para quem é esse curso

Pessoas em rabisco por 9george / Shutterstock

Para quem já entende de HTML, CSS e um pouco de PHP. Você não precisa ser O Honorável Guru dessas linguagens, mas ter uma experiência prévia e significativa vai te ajudar a avançar fácil pelas aulas sem passar nenhum perrengue.

Outra coisa, é melhor que o seu ouvido para inglês esteja bem treinado, o curso é ministrado por um canadense. Tem legendas em português, mas são geradas automaticamente. Ou seja, não são lá essas coisas. É possível entender tudo, mas – sem o ouvido bom para o inglês – vez ou outra você vai precisar colocar a sua boa vontade em ação.

O curso em si

Brad Hussey em uma das aulas do curso

Como mencionei no início do texto, o nome do curso é “WordPress Theme Development with Bootstrap” (link afiliado) e é ministrado por um canadense chamado Brad Hussey. O cara realmente entende do que ensina, sabe como produzir um curso que não dê sono e conduz as aulas muito bem.

Esqueça aquelas aulas maçantes onde o instrutor coloca um PPT horrível na tela e fala tediosamente e sem o menor carisma. Brad é um piadista, sempre muito bem humorado, explica tudo com muita segurança. Ele inicia as aulas falando para a câmera, o que dá uma humanizada, deixa a comunicação mais próxima e quebra a monotonia do aluno ficar olhando para a tela do computador o tempo todo. As aulas são rápidas, muito mão na massa e sem enrolação. O cara só explica de fato o que você precisa saber.

O curso todo gira em torno da construção de um template WordPress. Hussey já mostra, nas primeiras aulas, o site pronto que os alunos vão construir no decorrer das lições. Tudo começa com um página estática que aos poucos vai ganhando a responsividade do Bootstrap e depois o gerenciamento do conteúdo do WordPress. O conteúdo foi cuidadosamente estruturado para facilitar a assimilação e acelerar o aprendizado.

A preocupação com a qualidade técnica chama atenção. Enquanto alguns cursos que você encontra na Udemy merecem o badge “curso produzido com preguiça”, aqui a qualidade de som e imagem é ótima. Rola até uma vinheta caprichada no início de cada aula.

O curso traz 12h de vídeo aulas. Se você se organizar para estudar cerca de 2h30min por dia, em uma semana já concluiu o curso e pode mandar ver em novos desafios na sua vida profissional.

Não é atoa que mais de 35 mil profissionais já fizeram o curso e tornaram ele um best-seller da Udemy.

Sobre os cursos da Udemy

Udemy

É importante dizer também que todos os cursos da Udemy contam com:

  • Certificado de conclusão;
  • Acesso vitalício;
  • Você pode acessar pelo telefone, tablet ou desktop;
  • Têm garantia. Se você não gostar, tem 30 dias para pedir sua grana de volta;

Disclaimer

É fundamental frisar que, até a publicação deste post, a última atualização do curso aconteceu em julho de 2016. Então ele não aborda as versões mais recentes do WordPress e do Bootstrap. Embora as novas versões tragam novidades, elas não invalidam o conteúdo do curso. As práticas ensinadas ainda são úteis e vão te ajudar a criar incríveis temas WP responsivos. :)

Vamos levar o assunto adiante

Caso tenha ficado alguma dúvida, é só deixar um comentário que eu tento te ajudar.

Tá de olho em algum curso da Udemy? Conta pra mim nos comentários. Se for útil pra mais pessoas, posso fazer e contar como foi a experiência.

Posso te pedir um favor?

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito para todo mundo que trabalha de forma independente.

Este conteúdo foi criado em parceria com a plataforma de cursos online Udemy e contém links afiliados. Adquirindo o curso através dos links divulgados neste post, você NÃO paga nada a mais por isso e ainda contribui para o Aparelho Elétrico continuar existindo.

Curta o Aparelho Elétrico no Facebook
Hey, GOSTOU DESTE POST?
Assine GRÁTIS nossa newsletter e receba nossas atualizações antes de todo mundo.

Você ainda leva uma cópia do “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail e sem pagar um tostão por isso.
 Enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.
Publicado por:
Henrique Pochmann Criou o Aparelho Elétrico em 2014. Produz e apresenta o podcast do blog. Trabalha com marketing digital desde 2002. Quer mais tempo para colocar outros projetos em prática, quer uma bicicleta e quer uma bio mais legal também.
Recomendados para você
 marketing
Um guia super explicado para fazer o seu site começar a render bons negócios e parar de render dores de cabeça.
  Por Henrique Pochmann
 marketing
Economize tempo, dinheiro e usufrua de uma infinidade de recursos para explorar todo o potencial do seu site.
  Por Henrique Pochmann
 marketing
Um manual básico de SEO para freelancers gerarem mais negócios através da otimização dos seus sites.
  Por Henrique Pochmann
 Publieditorial
Curso online oferecido pela plataforma Udemy vai catapultar a sua carreira freelancer ao próximo nível. Vem saber mais!
  Por Henrique Pochmann
Participe da Conversa
Publicidade
MAIS DE 9.000 PRofissionais independentes Já recebem ANTECIPADAMENTE AS nossas atualizações.
Cadastre-se na nossa newsletter e receba “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail, sem pagar nada por isso.
 Sempre enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.