Decoração para um ambiente de trabalho produtivo
 Publicado: 02/03/2017 Atualizado: 06/03/2017

Decoração para um ambiente de trabalho produtivo

As características de um escritório ou home office podem te ajudar a produzir mais
  Por Larissa Tesser
Aumente sua produtividade com um local de trabalho bem organizado.

Como já dizia Vygotsky, um psicólogo russo, o meio influencia o homem e o homem influencia, forma e transforma o meio. É com esse pensamento que sugiro que você olhe para o seu ambiente de trabalho. A busca pela alta produtividade é sempre um desafio, várias técnicas são sugeridas e aplicadas principalmente por profissionais freelancers que dependem da sua produção para fechar mais clientes.

Entre todas as técnicas que você já utilizou para ser mais produtivo, te aconselho a considerar a decoração do seu escritório ou home office como grande influenciadora da sua rotina de trabalho.

É preciso criar condições propícias para que você execute o seu trabalho sem que interferências te atrapalhem, como desordem, móveis que não atendam às suas necessidades e até mesmo olhar para paredes brancas que não te inspiram em nada.

Te convido a olhar para o seu ambiente de trabalho como um meio influenciador na sua produtividade.

Separei em tópicos para te mostrar como são os detalhes que irão fazer toda a diferença.

Organização é sinal de evolução

organização é sinal de evolução

Antes de pensar na decoração, organize o seu espaço. Comece tirando tudo que você não usa no dia-a-dia, guarde em armários ou em outros ambientes. Acredite, a desorganização faz a sua rotina de trabalho ser mais pesada e pode prejudicar muito sua produtividade.

O importante é ter na mão somente objetos essenciais que você use com frequência.  Invista em organizadores de mesa, como pastas, porta-lápis, porta-treco, aparador de livro, esses itens são super baratos e ajudam a manter a organização da sua mesa.

A sua visão interfere na sua criatividade, por isso invista um tempinho entre um job e outro para organizar seu cantinho. Tem coisa melhor do que começar um dia de trabalho com uma mesa organizada te esperando? Pense nisso.

Office Funcional

office funcional

Seu espaço precisa funcionar, isso significa que ele pede por uma certa estrutura dependendo do seu serviço. Vou citar algumas funções principais para você se identificar:

Tomadas

Você tem tomadas suficientes perto de você? Se não tiver, considere chamar um eletricista para aumentar o número de plugs, isso é simples e não tem custo alto;

Cabos

Quanto mais eletrônicos você usa, mais cabos, mais adaptadores, mais bagunça e mais pausas no trabalho para administrar tudo isso. Deixe sempre tudo na mão, porém dentro de uma gaveta ou caixa com etiqueta;

Móveis

O seu mobiliário suporta o que você tem para ser guardado? Aconselho a ter pelo menos um gaveteiro, ele vai te ajudar muito na organização.

Conforto para produzir

conforto para produzir

Você já ouviu falar sobre ergonomia? É uma disciplina que objetiva aumentar a eficiência da relação entre o homem e seu ambiente de trabalho, gerando mais conforto e evitando problemas de saúde também. Veja alguns simples conceitos de ergonomia para aplicar no seu escritório:

Cadeira ergonômica

Dê preferência para cadeiras ergonômicas, ou seja, aquelas que possuem ajustes na altura, assim você pode configurar conforme o seu corpo;

Mesa

Confira se sua mesa de trabalho tem de 0,73 a 0,76m de altura, essa medida é a ideal para uma bancada de trabalho.

Acessórios

Não abra mão de um mousepad com apoio para o punho, ele ajuda a evitar dores de tendinite. Se necessário, use um suporte que eleve seu notebook para que ele fique na altura dos olhos, assim você evita curvar o pescoço.

Esses detalhes são muito importantes para manter uma qualidade de vida e evitar que você sofra com problemas de saúde por trabalhar no computador e sempre na mesma posição.

Decoração que inspira

decoração que inspira

Já falamos de organização, função e conforto, certo? Te aconselho fortemente a dar um toque pessoal ao seu escritório. Paredes brancas, vazias e sem identidade são só paredes. Você pode transformá-las em fontes de inspiração e motivação.

Um ambiente decorado que te agrade visualmente pode estimular diversos sentimentos, inclusive te motivar e te tirar do tédio das paredes brancas.

Escolha uma foto de um momento feliz, um ingresso de um show inesquecível, um trabalho que você teve muito orgulho do resultado, uma frase motivacional que você leu num livro ou de alguém que você tem como referência. Enfim, você melhor do que ninguém sabe o que você gosta e que pode te colocar para cima.

No meu home office (foto acima), eu criei um moodboard da minha vida. Comprei um painel de cortiça e com algumas taxas grudei um pouquinho de tudo que eu gosto, frases de empreendedorismo e fotos de momentos especiais. É uma boa ideia para humanizar seu ambiente de trabalho com um custo baixo e a possibilidade de se reinventar quando quiser!

Concluindo

Espero que esse post te instigue a olhar com outros olhos o seu escritório. Valorize o seu meio de criação e desenvolvimento, você só tem a ganhar com isso.

Pratique essas dicas e me conte aqui nos comentários se você sentiu sua rotina diferente, vou adorar saber!

Curta o Aparelho Elétrico no Facebook
Hey, GOSTOU DESTE POST?
Assine GRÁTIS nossa newsletter e receba nossas atualizações antes de todo mundo.

Você ainda leva uma cópia do “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail e sem pagar um tostão por isso.
 Enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.
Publicado por:
Larissa Tesser Designer de interiores freelancer e criadora do blog Decore num Click. Curte rock, está tentando virar vegetariana e planeja viajar o mundo trabalhando online.
Recomendados para você
 podcast
Nem todo casal enriquece trabalhando junto. Vem ouvir algumas dicas pra não falir o seu relacionamento!
  Por Henrique Pochmann
 podcast
Existe alguma vantagem em deixar o Home Office e partir pra um Coworking? Qual é a melhor opção pro profissional independente? Vem ouvir!
  Por Henrique Pochmann
 podcast
Trabalhar em casa é ótimo, mas não são só maravilhas. Vem ouvir dicas e macetes para te ajudar a superar os percalços do trabalho no lar.
  Por Henrique Pochmann
 podcast
Qual é o impacto que a chegada dos filhos tem na vida do profissional que trabalha em casa? É possível se manter produtivo?
  Por Henrique Pochmann
Participe da Conversa
Publicidade
MAIS DE 9.000 PRofissionais independentes Já recebem ANTECIPADAMENTE AS nossas atualizações.
Cadastre-se na nossa newsletter e receba “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail, sem pagar nada por isso.
 Sempre enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.