Publicado: 27/09/2015 Atualizado: 30/10/2016

Podcast: Profissão Designer Gráfico Freelancer

Henrique Pochmann, Guilherme Dantas, Rafael Costa e Walter Mattos conversam sobre diversos pontos da carreira de designer freelancer.
  Por Henrique Pochmann
Digitando com uma mão, desenhando com a outra, esse é o designer que você precisa.

Pesquisa Rápida - Ser Freelancer no Brasil 2016/2017

Desculpe interromper sua leitura, mas é por uma boa causa. Invista 5 min do seu tempo, responda a pesquisa e ajude a melhorar o mercado do qual você participa. Assim que coletarmos 1000 formulários esse quadrado chato imediatamente desaparece do blog.
Mais infos aqui. Obrigado! :)

Baixe este episódio: download podcast

Neste episódio bati um papo com os designers, e produtores de conteúdo, Guilherme Dantas, Rafael Costa e Walter Mattos. Compartilhamos nossas experiências como profissionais independentes e, entre outras coisas, falamos também sobre o aparecimento de sites que oferecem design a baixo custo.

Infelizmente o tempo é curto para falarmos com profundidade sobre todos os aspectos da profissão. Mesmo assim o resultado ficou bastante interessante. Tenho certeza que este conteúdo pode te ajudar bastante aí na sua jornada como profissional independente.

E se você é designer, freelancer, ou ligado a área, está mais do que convidado a acompanhar o Confred 2015. Não tá ligado? São palestras que rolam online, de graça, durante uma semana. Começa na próxima segunda (dia 5). Clica aqui pra garantir a sua vaga. Não perde essa!

 

Participantes deste episódio

SEO Freelancer Henrique Pochmann


Henrique Pochmann

Web Designer / SEO Freelancer no henriquepcm.com e editor do Aparelho Elétrico

Guilherme Dantas Designer Freelancer 


Guilherme Dantas

Designer freelancer, fundador do blog Designerd e do Confred.

Rafael Costa Designer Freelancer


Rafael Costa

Designer freelancer, colaborador assíduo de vários blogs sobre design e fundador do blog Design Zero Um.

Designer Freelancer Walter Mattos


Walter Mattos

Designer Gráfico freelancer no waltermattos.com e Youtuber no waltermattosvideos

 

 Alguns tópicos deste episódio

  • Leitura de comentários do episódio anterior;
  • Como cada um dos convidados iniciou sua carreira de freelancer full-time;
  • Trabalhar como terceiro de outra empresa ou para o cliente final?;
  • Walter Mattos: quatro anos sobrevivendo só de indicações;
  • É importante mesmo ter um site?;
  • Mostrar pro cliente que você investe no seu negócio;
  • O cliente consegue identificar design bom de design ruim?;
  • Sites que vendem design a baixo custo prejudicam o faturamento do designer?;
  • Falando em lettering, Walter lembra o trabalho do Seanwes;
  • Ser designer freelancer pra sempre?;
  • Para se auto-gerenciar: www.freelancerdocbox.com;
  • Convite para o Confred 2015.

 

Pra encerrar…

E você já se lançou como freelancer full-time? Como tem sido sua experiência com o assunto? Conta pra mim aqui nos comentários, vamos explorar mais o assunto e gerar mais conteúdo pra quem trabalha como freelancer.

 

Posso te pedir um favor?

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo de qualidade de forma gratuita.

Cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado da publicação de novos podcasts como esse. Basta colocar seu e-mail no box abaixo.

Abraço e até a próxima!

Hey, GOSTOU DESTE POST?
Assine GRÁTIS nossa newsletter e receba nossas atualizações antes de todo mundo.

Você ainda leva uma cópia do “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail e sem pagar um tostão por isso.
 Enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.
Publicado por:
Henrique Pochmann
Criou o Aparelho Elétrico em 2014. Produz e apresenta o podcast do blog. Trabalha com marketing digital desde 2002. Quer mais tempo para colocar outros projetos em prática, quer uma bicicleta e quer uma bio mais legal também.

Recomendados para você
 marketing
Trabalhando seu branding da forma correta, você atrai os clientes e parceiros adequados e ainda valoriza os seus serviços.
  Por Henrique Pochmann
 Gestão
Veja como definir preços, como redigir propostas, como se relacionar com clientes e várias outras dicas.
  Por Henrique Pochmann
 marketing
Economize tempo, dinheiro e usufrua de uma infinidade de recursos para explorar o potencial do seu site.
  Por Henrique Pochmann
 Gestão
Agora não tem mais desculpa! Organize suas contas a pagar e a receber e tire sua conta do vermelho de uma vez por todas.
  Por Henrique Pochmann
Participe da Conversa
  • Yuri Mello

    Grande podcast, parabéns esta cada vez melhor.Ótimas dicas, achei maneiro saber que até os caras que me servem de inspiração também passaram por coisas que ando passando, ótimos profissionais, Grandes trabalhos valeu

    • Que bom que curtiu, Yuri! Brigadão por acompanhar o blog e por registrar tua participação aqui. Grande abraço!

  • Muito obrigado pelo convite, Henrique. Mais uma experiência excelente.

    Espero que seja bastante útil para os ouvintes.

    Abração a todos os leitores, ouvintes e integrantes do papo!

    • Valeu, Waltinho! Muito obrigado pela participação, meu velho! Abração!

  • Rpz, identifiquei um problema sério com o Podcast: ele não foi 12 anos atrás! haha! Muito bom, galera… Quebrou tudo e ainda aumentou a expectativa pra CONFRED. Excelentes considerações e orientações não só pra quem tá entrando agora como pra quem já vem remando – às vezes contra a maré. Vou nem falar da participação do Walter, pq daqui a pouco vão dizer que eu puxo o saco dele! hahaha! Mas o fato é que é um cara fora de série mesmo! Parabéns pra vocês e muito obrigado por compartilharem essas informações com todos nós.

    • Faaaaala Julio! Po, cara, temos que resgatar aqueles papos-cabeça.

      O tempo pelo visto anda curto pra todo mundo, mas não podemos deixar de trocar nunca. Valeu pela força de sempre e é sempre uma honra ler seus comentários, meu caro.

      Feliz em saber que está acompanhando o Aparelho de perto.

      Grande abraço!

    • hahaha.. Julio, tomei um susto lendo o início da mensagem! Ufa… Fico feliz que a gente tenha acertado o ponto com o podcast. E o “Waltinho” merece toda essa atenção mesmo, o cara tem talento e se esforça pra entregar um conteúdo excelente. Obrigado por ouvir e por deixar tua participação aqui. Abraço grande!

  • Kaio

    Muito bomm.. parabéns galera ótimo Podcast! Aparelho Elétrico nº1 na barra dos favoritos aqui hehe

    • Pô, Kaio! Fico muito feliz em saber que o conteúdo tá agradando. Espero que o Aparelho Elétrico fique aí no nº 1 por bastante tempo. Muito obrigado por deixar o feedback aqui. Abração!

  • Guilherme Dantas

    Foi um imenso prazer participar desse podcast! Parabéns pelo excelente trabalho que vem fazendo com o Aparelho Elétrico, Henrique!

    • Grande, Guilherme! Muito obrigado por aceitar o convite e dividir um pouco do teu conhecimento com a gente. Semana que vem é todo mundo de olho no Confred! Vai bombar! Grande abraço e te espero mais vezes no podcast.

  • Show de bola, galera! Excelente podcast! Guilherme e Walter são feras! Não conhecia o trabalho do Rafael, mas vou procurar.

    Iniciei minha carreira de Freelancer no início desse mês e ainda tenho algumas dificuldades em conciliar meus projetos pessoais, com os projetos de clientes (que vão pagar minhas contas). Mas, creio que com o tempo isso vai melhorar. O freelancer doc box já me ajudou bastante! Hahah

    Participei do Confred ano passado e com certeza estarei lá semana que vem! Grande Abraço!

    • Fala, Igor! Tudo certo cara? Que bom que curtiu o podcast. Boa sorte aí nessa nova fase. Uma dica que posso te dar é manter os projetos pessoais na pauta como se fossem trabalhos para um cliente. Assim você se obriga a fazer. É o que faço por aqui. :)

      Abração e obrigado por comprar o Freelancer Doc Box, as contas do blog agradecem! :)

  • Lula Amaral

    Bom dia, pessoal. Sou freelance, mas tenho minha empresa regulamentada (MEI), com CNPJ, emissão de nota e boleto tudo certinho e depois de 2 anos percebi que isso faz uma grande diferença na visão do cliente. O cliente percebe o profissionalismo não só quando apresenta o portfólio, mas na gestão do projeto, no atendimento e a organização da empresa.
    Com relação a aprovação de trabalhos, passei a ter quase 100% de aprovação na primeira apresentação, restando detalhes de a serem acertados posteriormente, e isso se deu a partir do momento em que passei a o processo que levou ao resultado final. Isso mostra pro cliente a coerência do resultado final e os “porquês” dele ser do jeito que é. Isso evita que a aprovação dependa do senso estético do cliente, e daquele famoso “sei, lá… não gostei”
    Grande abraço, e parabéns pelo projeto.

    • Fala, Lula! Ótima contribuição! Concordo contigo… e oficializar a empresa no papel não só passa uma melhor impressão pro cliente, mas pra nós mesmos também. Quando você formaliza sua empresa está dizendo pra si mesmo “estou com os dois pés nisso”. É um passo importante pra começar a dar certo.

      Grande abraço, Lula! Obrigado pelo comentário.
      Te aguardo participando mais vezes.

  • Rafael Costa

    Aí @henriquepcm:disqus o trabalho ficou excelente, obrigado pelo convite, foi muito bom ter participado desse podcast e logo com 3 feras. Valeu mesmo e parabéns pelo trabalho com o Aparelho Elétrico.

    • Que venham mais por aí. :)

      • Rafael Costa

        Já demorou @waltermattos:disqus que venham muito mais por aí… ; }

    • Grande presença, Rafael! Brigadão pela disponibilidade e contribuição, meu velho! Abração!

  • Cardozzo Rodolfo

    Desculpem a ignorância neste assunto nos dias atuais mas como posso comprar um domínio?

    • Oi, Rodolfo!

      Cara, tem várias maneiras de se fazer isso. Depende do tipo de domínio que você quer, se é .com, ou .com.br, ou ainda alguma outra extensão. Os domínios brasileiros você pode comprar no https://registro.br/.

      Ou você pode ainda contar com o apoio de uma empresa de hospedagem, custa um pouco mais caro, mas você não precisa se envolver na tarefa de configuração. Neste caso te recomendo dar uma olhada nas ferramentas que eu indico aqui http://aparelhoeletrico.com/ferramentas-para-freelancers/, lá eu falo da KingHost. Dá uma espiada!

      Espero ter te dado uma luz! Abraço!

      • Cardozzo Rodolfo

        Obrigado

        Subject: Re: Comment on Podcast: Profissão Designer Gráfico Freelancer

    • Cardozzo Rodolfo

      Obrigado pela ajuda

  • Michael Bastos

    Parabéns ao excelente conteúdo que todos vocês vem nos proporcionando. Já acompanho o Walter, inclusive conheci o Aparelho Elétrico através dele, e agora estou conhecendo mais esses dois feras, o Guilherme e o Rafael. Vocês estão de parabéns mesmo, além de serem grandes profissionais estão compartilhando com todos nós como podemos melhorar também. Vcs são grandes motivadores e inspiradores para que consigamos, também, galgar melhorias em nossos trabalhos. Continuem, assim poderemos fazer um design/mundo melhor.

    • Grande, Michael! Falou bonito! Fico feliz que esteja acompanhando as publicações e participando aqui nos comentários. Grande abraço!

    • Muito obrigado, Michel!
      Muito legal saber que conheceu o Aparelho através de mim e, melhor ainda, que curtiu!
      Grande abraço!

  • Karine Moraes

    Sensacional é pouco pra definir vocês. A mente até clareou! Parabéns mesmo! <3

    • Brigadão, Karine! Fico feliz que tenha curtido o podcast. E valeu também por deixar tua contribuição aqui. Abração! :)

    • :D

  • Davi Rodrigues

    Ter ums site, uma conta, um CNPJ faz muita diferença, eu já fui contratado para fotografar um cardápio por conta disso e já vi vários amigos, fotografos e designers, perderem concorrencia po falta de alguma coisa. Buscar empreender é importantíssimo, pois o cliente quer segurança, querendo ou não, esta dando a cara da empresa para uma pessoa. Abraços e sucesso

    • Muito bem colocado, Davi! Obrigado por ouvir e deixar tua contribuição aqui. É isso aí mesmo. Abração!

  • calisto capaxe

    Espetacular, sou Designer Gráfico a 4 anos em Angola, e tenho seguido muita gente no behance…. mas depois do Walter Mattos ter mandado para mim o link do Podcast… ja não vos largo nunca mais. Obrigado Henrique, tas fazendo um grande trabalho!!! Guilherme e Rafael o Confred abriu mais portas para mim acabei conhecendo o Saibala.com.br e os cursos são maravilhosos… por favor me prometem que NUNCA irão parar? porque se pararem també paro…. Abs

    • Grande, Mandja! Sempre participativo… fico muito feliz em saber que o conteúdo tá agradando! E vamo que vamo… do jeito que der, consertando a roda com o carro andando. :)

      Obrigado pelo incentivo, cara!

    • Muito legal, Ak! Valeu pela força!

      Acredito que a gente só vai parar o dia que nossas profissões não fizerem mais sentido para o mundo. (Difícil!)

      Abração!

  • Meu comentário vai atrasado, mas vai lá.. :) Achei legal o Rafael tocar na questão da regulamentação da profissão. Eu também não vejo a regulamentação como a “salvação do mercado”, realmente é bem inocente achar que, por que a profissão tá regulamentada, não vão haver mais micreioros, sobrinhos ou amadores fazendo (algo parecido com :p) design (e sim, eles fazem parte da concorrência… não adianta se descabelar). Mas ainda assim eu vejo uma importância na regulamentação que é a seguinte: ela é o reconhecimento da sociedade de que é necessário um conhecimento técnico para ser designer. É um passo para acabar com o mito que o designer é esse cara criativo que senta num computador e faz magicamente alguma coisa num programa gráfico qualquer. É preciso estudar, é preciso uma variedade de conhecimentos técnicos e específicos para desenvolver o trabalho. Claro que alguém pode criar um logo de qq jeito, como o Walter comentou, sem se preocupar com questões de redução, aplicações, legibilidade, impressão, etc – mas se você quer ser designer, você precisa entender estes aspectos e aplica-los nos seus trabalhos. Então é isso, a regulamentação não “salva” o mercado, mas ajuda na mudança da percepção da profissão, eu acho.

    • Grande contribuição, Dani! Esse é um assunto que eu acabo não dando muito atenção porque acho que no final das contas não vai mudar nada. Mas vendo pelo lado que você colocou, faz todo o sentido. Realmente seria um avanço em termos de percepção por parte da sociedade em relação ao trabalho do designer.

      Muito obrigado por participar.

      Grande abraço!

  • Andre Correa

    Tava espiando aqui e achei esse podcast…

    parabéns moçada!

    abraços.

Publicidade
MAIS DE 8.000 PRofissionais independentes Já recebem ANTECIPADAMENTE AS nossas atualizações.
Cadastre-se na nossa newsletter e receba “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail, sem pagar nada por isso.
 Sempre enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.