Resoluções de final de ano pra você se dar bem, de verdade, em 2016
 Publicado: 23/12/2015 Atualizado: 25/05/2017

Resoluções de final de ano pra você se dar bem, de verdade, em 2016

Você pode fazer de 2016 um ano bem melhor do que foi 2015, veja essas dicas e comece já.
  Por Vinny Campos
É cedo pra começar a beber?

Mais um ano acabando, e chega aquele momento de promessas, metas, renovações!

Não se preocupe, esse não é um post de mandingas ou astrologia..

Nesse post vou dividir com você meus planos e intenções para 2016, pois independente do seu momento, podem te ajudar a encontrar seu norte nesse novo ano.

Estudar

Estudar nunca é demais, e sempre fez parte da minha rotina. Seja uma nova técnica, uma nova forma de fazer o que faço ou até mesmo filosofias de vida que podem agregar à minha vida como um todo, não apenas como designer. O maior prazer de trabalhar como freelancer é a parte humana da relação com os clientes, aprender como atingir um novo público ou como surpreender o público que já trabalha. Conhecer novos mercados, sair da zona de conforto e evoluir.

Cursos na área são ótimos para se atualizar, mas procure também cursos e atividades fora da sua área de atuação, que podem ajudar a agregar ao seu job! Idiomas, viagens, desenho, historia da arte, cursos onde sua criatividade vai ser desafiada.

Procurar o novo

Em algumas fases da nossa vida, podemos nos acomodar a processos, clientes e soluções para nossos projetos. Como freelancers, designers e artistas, nossa função social é resolver problemas de forma criativa, surpreender nossos clientes e a nós mesmos. Não se acomode, procure sempre surpreender, não use fórmulas prontas, ou respostas que outros já encontraram. Não tenha medo de errar, experimente! Com responsabilidade, claro! Lembre-se, só irão te valorizar como indivíduo, se você se mostrar único. O valor agregado em trabalhar com você, vem da faísca única das suas experiências e soluções. Use a regra: robôs podem fazer isso? Se a resposta é sim, faça de outra forma.

Paciência

Em nossa escolha de vida como freelancers, a paciência é sinal de amadurecimento. Não sei em qual fase de vida você está, mas lidar com clientes e pessoas sempre será parte da sua vida. Escutar, aceitar e principalmente entender fazem parte de um amadurecimento que só te trarão benefícios. Mas como bom roqueiro, tenho meu lado punk e fecho a cara quando vejo que querem desrespeitar meu trabalho. Se posicione, defenda seu ponto de vista, mas fique aberto ao que vem de fora.

Planejamento

O que queremos? Bons clientes e bons jobs! Certo? Porém para boas entregas, precisamos do bem mais valioso que temos, o tempo! E tempo pode ser bem ou mau aproveitado, depende apenas do seu planejamento. Tenho 10 anos de experiência e ainda estou aprendendo a controlar e cuidar do meu tempo e acho que será uma luta que terei sempre. Vamos juntos então, evitar prazos impossíveis que comprometam nossa qualidade. Evitar pegar mais jobs do que podemos tocar e lembrar que melhor um prazo longo do que um prazo furado.

Flexibilidade

Nada é 100% como queremos, no fim seu cliente tem sempre a razão e você é contratado para fazer o seu melhor para os objetivos do cliente, se vai ser da sua forma ou como seu cliente imagina, vai depender da sua habilidade de negociação e argumentação, por isso tenha sempre na ponta da língua os porquês das suas ideias(achei legal ou bonito assim, não é argumento). Lembre-se sempre de quem paga pelo seu serviço, mais vale um job sem assinar com um cliente satisfeito, do que uma briga e bonecos de voodoo do cliente… Escolha suas batalhas, no fim o que importa é vencer a guerra.

Filtro

Lembra que falei como o tempo é precioso?? Por isso além de otimizar e focar em nossas atividades, precisamos filtrar quais jobs valem a pena ou não. Todos precisamos de dinheiro, faz parte do jogo, mas um job que aceita, pode te tirar de outro job que está por vir. Faça boas escolhas, que te aproximem do seu objetivo como profissional.

Viver em Comunidade

Sempre tive como filosofia, ajudar as pessoas. Fiz muito job de graça (pode julgar), pois queria ajudar amigos e etc. Recentemente comecei a colaborar mais com a comunidade de designers, escrevendo no Choco La Design, participando de podcast do Aparelho Elétrico, dividindo minhas experiências e forma de pensar com a comunidade e estou adorando o retorno disso. Recomendo que se una a essas comunidades, crie eventos, online ou off-line, adicione nas redes sociais pessoas que admira, converse, troque experiências. Viver em comunidade fortalecem laços e cavam oportunidades.

Metas

Metas são importantes, são guias para nosso pensamento focar em algo e não apenas deixar a vida levar. Pense onde quer estar no próximo fim de ano. Pense onde quer chegar em 3 ou 5 anos, e que etapas deve passar para chegar lá. Seja realista e esforce-se para atingir as metas. Essas metas são para você e para ninguém mais.

Portfolio

Essa acho que é a promessa padrão de fim de ano, atualizar o portfolio. E cara! O meu está sem atualizar fazem 2 anos ou mais! Dizem que quem tem o portfolio atualizado é um desocupado, mas na verdade é só uma desculpa.

Divido com você um relato pessoal, nesse ano enrolei meu portfolio pois estava esperando entrar alguns jobs que deveriam fazer parte, eu estava com contatos para ir para Londres em grandes agências, e só faltava isso, estou no momento escrevendo esse texto de Barcelona na Espanha, ou seja, não fui para Londres. Mas só para exemplificar que existem oportunidades que as vezes deixamos passar por não nos dedicarmos a nós mesmos. Promessa para vocês, portfolio novo sai no primeiro bimestre trimestre(pra garantir) de 2016.

Além desses pontos citados acima, vale lembrar das promessas de saúde, finanças, relacionamentos e filosofias que sempre fazem parte!

Ano novo é fase de re-começo para muitos, se  permita re-começar, aceite seus erros como profissional e abrace as oportunidades de um novo ano.

Te desejo um 2016 incrível! Vamos criar, surpreender e mudar o mundo!

Gostaria de agradecer ao Henrique pelo espaço, tanto aqui quanto no podcast, ajudou a acender a minha vontade de dividir minha experiência.

Lembra que falei que não era um post de mandingas? Ouvi dizer que quem não compartilhar esse texto vai ter um ano novo só com clientes chatos e re-fações…

Gostaria de convidar você para ler meu artigo no Choco La Design com lições de empreendedorismo com o Papai Noel

 

Todas as informações contidas neste artigo são de responsabilidade do seu autor e não necessariamente refletem a opinião do site. Quer publicar suas ideias no Aparelho Elétrico? Colabore.

Hey, GOSTOU DESTE POST?
Assine GRÁTIS nossa newsletter e receba nossas atualizações antes de todo mundo.

Você ainda leva uma cópia do “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail e sem pagar um tostão por isso.
 Enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.
Publicado por:
Vinny Campos
Vinny Campos é um designer apaixonado por música, arte, quadrinhos, viagem e cerveja. A frente do Studio Lhama, com clientes como Anderson Silva, CPM 22, Supla, Marcelo D2 entre outros. É freelancer há 8 anos e nômade digital há 2 anos.

Recomendados para você
 Gestão
As características do Steve que podem te ajudar a dar um passo a frente como profissional e, por que não, como pessoa.
  Por Luedy Costa
 Gestão
Nunca mais esqueça onde salvou um arquivo. Este guia ilustrado vai levar você rumo a uma organização impecável dos seus documentos de trabalho.
  Por Henrique Pochmann
 produtividade
Eleve a sua produtividade utilizando uma planilha de pauta correta.
  Por Henrique Pochmann
 Gestão
Como identificar suas prioridades com a Matriz Urgente-Importante e algumas dicas sobre planejamento e hábito.
  Por Tatiane Hardt
Participe da Conversa
  • Bruno L.

    Ótimo texto, Vinny!
    Sou designer recém formado, e 2016 para mim será um ano de evolução constante, para isso terei que me disciplinar muito em relação s tudo que falou, principalmente tempo, para que possa estudar como quero.
    Obrigado pelas dicas!
    Abraço!

    • Vinny Campos

      Obrigado pelo apoio @disqus_9YswxHPZRR:disqus ! Lembre-se de intercalar seus estudos com aplicações dele, nem que seja em projetos pessoais. Bom ano pra você!

  • Muito bom, Vinny. Acho que de todas as dicas a mais essencial seja “paciência”. Sem paciência não existe planejamento, não tem estudo, flexibilidade, etc. É realmente um dos pontos que devemos trabalhar constantemente. Às vezes até para ter paciência é preciso ter paciência. Me identifiquei, belo texto.
    Um abraço e um ótimo ano novo pra você, pro Henrique e toda comunidade do Aparelho!

    • Um ótimo ano pra você também, Waltinho! Pra todos nós! =D

    • Vinny Campos

      @waltermattos:disqus nesse ano a paciência é mais importante que isso, a flexibilidade irão ajuda no equilíbrio e paz que todos queremos. Quem sabe uma meditação ajude…kkk

  • Fernanda Fonseca Amancio

    Bom texto Vinny! Meus planos são bem parecidos aos seus, ótimo 2016 pra você! Vamos realizar!

    • Vinny Campos

      Vamos! 2016 vai ser um ano incrível!

  • Grande texto, Vinny!

    Tenho acompanhado teus textos e fico feliz que esse tenha vindo pra cá. É o meu preferido. :)
    Dicas importantíssimas, que às vezes o mais experiente até já sabe, mas elas ficam esquecidas e apagadas na rotina corrida. Teu texto é fundamental pra colocar a gente de volta no trilho.

    Grande abraço e muito obrigado pela contribuição, meu chapa!

    • Vinny Campos

      Eu que agradeço, comecei aqui, e aqui sempre irei voltar se quiser! E Parabéns você por ajudar a tantos perdidos e achados!

  • Michael Bastos

    Boa Vinny! Por enquanto eu estou aprendendo bastante com as experiências vindas de todos vocês. Compartilhar experiências é algo que acende nossa vontade de seguir adiante com um ardente desejo de ter o que contar, e quando isso consegue mudar a vida das pessoas melhor ainda. Continuem esse legado pois é motivador e inspirador. Feliz 2016 para essa comunidade que é tudo de bom!

    • Boa, Michael! Obrigado e feliz 2016 pra você também! Grande abs e obrigado por participar.

    • Vinny Campos

      @disqus_xJqDxKCWBS:disqus Está sendo uma experiência incrível, poder compartilhar e ajudar as pessoas. Recomendo! Que em seu 2016 encontre quem ajudar e ajude quem encontrar!

Publicidade
MAIS DE 8.000 PRofissionais independentes Já recebem ANTECIPADAMENTE AS nossas atualizações.
Cadastre-se na nossa newsletter e receba “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail, sem pagar nada por isso.
 Sempre enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.