Pessoas disciplinadas: onde vivem e do que se alimentam
 Publicado: 27/08/2016 Atualizado: 25/05/2017

Pessoas disciplinadas: onde vivem e do que se alimentam

Como identificar suas prioridades com a Matriz Urgente-Importante e algumas dicas sobre planejamento e hábito.
  Por Tatiane Hardt
Hoje, no Globo Repórter...

Na empolgação com toda a liberdade e flexibilidade que a vida de freelancer te proporciona, é muito fácil você se iludir e acabar se decepcionando com esse estilo de vida. Afinal, trabalhar em casa não é sinônimo de trabalhar menos, mas as tentações são bem maiores. Então, como aprendemos a gerenciar nossas vontades e cumprir nossas obrigações de maneira disciplinada? Será que um dia seremos capazes de dominar essa bichinha chamada disciplina?

Pois bem, nem tudo está perdido meus caros leitores, a salvação existe e está ao seu alcance. E o método que apresento aqui veio direto da Casa Branca.

Whaaaaat?

Isso mesmo! Deixa eu explicar: Eisenhower foi um presidente dos Estados Unidos que acreditava na existência de apenas dois tipos de problemas: “os importantes e os urgentes. Os urgentes não são importantes e os importantes nunca são urgentes”. Sendo assim, as atividades importantes são aquelas que nos ajudarão a atingir nossos objetivos, e as urgentes costumam ser as atividades que atingem os objetivos de outra pessoa. Nós damos mais atenção à segunda porque as consequências de não resolvê-las são imediatas.

É por isso que nossas listas de afazeres se tornam infinitas e nós temos tanta dificuldade em tirar projetos pessoais do papel. Quando a gente visualiza o que realmente importa em nossa vida, fica muito mais fácil aprender a separar um tempo para as coisas que são menos urgentes, mas que importam muito.

Para colocar o método Urgente-Importante em prática, liste todas as tarefas que você precisa completar e as separe nas seguintes categorias:

 

1- Importante e Urgente

Essas são as coisas que você precisa resolver primeiro. São os jobs com prazo pequeno ou aqueles jobs que você se enrolou tanto pra começar que acabou se tornando urgente.

2- Importante, mas não Urgente

Aqui se encontram as tarefas que mais te ajudarão a atingir seus objetivos, tanto os pessoais quanto os profissionais, como terminar aquele projeto pessoal que pode te trazer muito retorno. Aqui você também vai aprender a trabalhar nos jobs que tem um prazo mais extenso, sem deixar tudo para última hora.

   

3- Não Importante, mas Urgente

Essas são aquelas coisinhas chatas que nos impedem de conquistar nossos objetivos e que são urgentes para outras pessoas, não para nós mesmos. Como aquele favor que ficamos devendo a um cliente ou colega. Nessas horas temos que avaliar se é possivel reagendar ou delegar para outra pessoa, e é preciso aprender educadamente a dizer “não” de vez em quando.

4- Não Importante e não Urgente

Aqui estão as distrações que precisam ser evitadas sempre que possível. Ou é algo que outra pessoa quer que você faça ou é aquela passadinha no Facebook que dura duas horas. Não estou falando para você deixar de ajudar as pessoas, apenas a não dizer sim para tudo que te pedem.

 

Agora veja um exemplo de como eu divido minhas tarefas. Além das categorias importantes e urgentes, eu também separo trabalho de vida pessoal, de marketing, de saúde etc. Mas eu só faço isso porque eu a-do-ro fazer planilhas (esquisito, eu sei), então não precisa fazer igual, não ;)

planilha-metodo-urgente-importante-eisenhower

Antes de colocar o método em prática, precisamos entender uma coisa: disciplina é sobre comprometimento. Não adianta tentarmos ser disciplinados em algo com o qual não estamos comprometidos o suficiente. É preciso realmente querer, e a matriz de Eisenhower está aí para nos ajudar a enxergar aquilo que queremos nos dedicar.

Olha gente, eu não sou nenhum exemplo de disciplina, quem me dera. Estou aqui para compartilhar o que aprendi em oito meses de Terapia Cognitiva e Comportamental, que eu comecei a fazer justamente para me tornar uma pessoa mais disciplinada. Então eu vou listar mais algumas dicas que aprendi nos últimos meses:

 

Divida grandes tarefas em pequenas etapas para ajudar a combater a procrastinação.

A Técnica Pomodoro pode te ajudar muito nisso também.

 

Planeje sabiamente os hábitos que você quer adquirir ou mudar.

Eu aprendi que hábitos diários são muito mais fáceis de colocar no modo automático do que aqueles que são apenas duas ou três vezes por semana.

 

Sempre deixe um espaço na sua agenda para imprevistos.

De nada adianta você planejar cada minuto do seu dia se, de repente, aparece aquele abacaxi enorme pra descascar ou dá aquela enxaqueca que te faz querer morrer.

 

Não tente mudar tudo de uma vez só.

Você vai se atropelar no meio do caminho. Uma coisa por vez, um hábito por vez, um método organizacional por vez.

 

Finalizando

As referências sobre a Matriz de Eisenhower eu tirei deste site aqui  que explica de maneira um pouco mais extensa sobre o assunto.

Antes de começar a usar a planilha do Google Sheets para minha lista de tarefas, eu usava o Google Keep, que é uma ferramenta muito versátil.

E, se você quiser um aplicativo que te ajude a manter os hábitos, eu recomendo baixar o Rewire. Estou sempre testando aplicativos de produtividade, e esse eu achei bem eficiente.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e espero muito ter ajudado, pelo menos um pouco, a desvendar um pouco dos mistérios da disciplina. Ah, se precisar, não tenha medo de fazer terapia. Acredite, ajuda muito. Sua saúde mental importa tanto quanto a saúde física.

 

Todas as informações contidas neste artigo são de responsabilidade do seu autor e não necessariamente refletem a opinião do site. Quer publicar suas ideias no Aparelho Elétrico? Colabore.

Hey, GOSTOU DESTE POST?
Assine GRÁTIS nossa newsletter e receba nossas atualizações antes de todo mundo.

Você ainda leva uma cópia do “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail e sem pagar um tostão por isso.
 Enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.
Publicado por:
Tatiane Hardt
Tatiane Hardt é ilustradora e apaixonada pelo novo e pelo desconhecido. Está planejando seu mochilão e tentando virar poliglota por conta própria. Você pode conferir o trabalho dela aqui behance.net/tatihardt

Recomendados para você
 produtividade
Eleve a sua produtividade utilizando uma planilha de pauta correta.
  Por Henrique Pochmann
 Gestão
As características do Steve que podem te ajudar a dar um passo a frente como profissional e, por que não, como pessoa.
  Por Luedy Costa
 Gestão
Nunca mais esqueça onde salvou um arquivo. Este guia ilustrado vai levar você rumo a uma organização impecável dos seus documentos de trabalho.
  Por Henrique Pochmann
 Gestão
Você pode fazer de 2016 um ano bem melhor do que foi 2015, veja essas dicas e comece já.
  Por Vinny Campos
Participe da Conversa
  • Karine Moraes

    Muito legal o artigo! Essa é uma das minhas inseguranças de tentar a vida de freela. Gostaria muito de ver um artigo sobre planejamento antes de “se jogar”. É preciso ter um BOM capital de reserva? O que seria ideal?

    • TatiHardt

      Valeu, Karine! Eu acho muito importante ter pelo menos uns três meses de reserva capital, pra você não ficar desesperada e aceitar qualquer job. Acredito que no ebook do Aparelho Elétrico e no blog já tenham várias dicas sobre o assunto :)

    • Boa, Karine! Acho que um artigo sobre “planejamento para se tornar freelancer” seria bem legal. Como a @TatiHardt:disqus disse, aqui no blog tem bastante coisa, mas talvez um artigo mais didático, com uma pegada mais passo-a-passo venha bem a calhar pra quem tá pensando em começar. Sugestão anotada!

  • Valeu Tatiana! Belas dicas :)
    Eu gerencio minhas tarefas pelo Trello e tenho um sistema de “tagueamento” com cores para prioridades. No entanto acho que esse entendimento claro da matriz é um jeito legal de separar o que de fato é importante, pois facilmente coloco tudo como no mínimo Prioritário.

    Vou tentar aprimorar meu sistema com essas dicas. Abraço!

    • TatiHardt

      Obrigada, Alexandre! Já me aventurei pelo Trello e vários outros sistemas, mas acabo sempre voltando pra boa e velha planilha haha. Essa matriz fez uma grande diferença na minha vida, espero que faça na sua também :D

  • Belo artigo, Tati!

    Belo método pra definir prioridades! Obrigado por compartilhar. :)

    Abraço grande e obrigado por colaborar com o blog.

    • TatiHardt

      Obrigada você por conceder o espaço, foi muito bom poder compartilhar essas ideias :D

  • Rafael Frota

    Parabéns Tatiana! Que artigo mais lindo!
    Gostei muito, eu tbm não consigo largar as planilhas, o lápis e papel, os kanban’s hahaha
    Eu uso muito o cronograma de Gantt, sabe? Eu até tenho um modelo aqui se quiser baixar, te envio o link!

    Mais uma vez parabéns e não deixa nunca de escrever!

    • TatiHardt

      Passa o link sim, Rafael! E obrigada :D

  • Tatiana, adorei! Obrigada por compartilhar! Vou estudar e testar o método :)

    BTW: “Eu sou a Tati e fofura é minha especialidade.” => Adorei ;)

    • TatiHardt

      Eba! Obrigada, Dani. Muito fofo seu comentário também huehueh

  • Michael Bastos

    Considero o “tempo” um dos maiores privilégios que a vida pode nos oferecer. Uma professora, quando eu estava fazendo o ensino médio, sempre dizia: “Tempo é ouro e quem perde é tolo!”
    Para sabermos aproveitar cada minuto e termos mais plenitude em tudo que fazemos, precisamos nos conscientizar de que “disciplina é liberdade”, já dizia um poeta. Ótimas dicas, Tatiane, e obrigado por compartilhar!

    • TatiHardt

      Belas palavras, Michael. Obrigada :)

  • Um outro aplicativo muito bom pra organizar suas atividades, pra quem não se familiariza com planilhas, é o Wunderlist. :)

    • TatiHardt

      eu acho que já testei esse, mas alguma coisa não deu certo, só não lembro o que haha

Publicidade
MAIS DE 8.000 PRofissionais independentes Já recebem ANTECIPADAMENTE AS nossas atualizações.
Cadastre-se na nossa newsletter e receba “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail, sem pagar nada por isso.
 Sempre enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.