Como economizar dinheiro de forma fácil
 Publicado: 15/12/2014 Atualizado: 30/10/2016

[Infográfico] Guia de sobrevivência do freelancer em momentos de crise

O Aparelho Elétrico mostra como economizar dinheiro pode ser bastante simples. Confira algumas alternativas no infográfico.
  Por Henrique Pochmann
É... tá ruim pra todo mundo

Todo freelancer passa por meses de pouco trabalho. Em função disso, criamos um infográfico para mostrar várias dicas de como economizar dinheiro e passar ileso por qualquer imprevisto financeiro.

A ideia não é abrir mão totalmente daquilo que dá prazer e gostamos de fazer, mas mostrar algumas alternativas para momentos de baixo fluxo de caixa e pouco trabalho.

Vamos ao infográfico!

 

Como economizar dinheiro em momentos difíceis

como-economizar-dinheiro

 

 

Coloque este infográfico no seu site – copie o código HTML abaixo

 

Caso a imagem não carregue corretamente, segue abaixo a transcrição do texto.

 

Suspenda as saídas para comer

Muitas pessoas comprometem boa parte do orçamento comendo fora. Aprenda a cozinhar e coma somente em casa. Não vale pedir delivery!

 

Suspenda também as saídas com amigos

Convide-os para beber na sua casa ou na casa de um deles. Assim você gasta menos com bebida, fica livre dos 10% do garçom e, se o encontro for na sua casa, ainda não gasta com o táxi para ir e voltar.

 

Evite a academia por enquanto

Mas não deixe de fazer exercícios. Busque alternativas ao ar livre. Invista em caminhadas, corridas e esportes praticados em quadras públicas. Não diga que está fora de forma porque está sem grana!

 

Tenha cautela ao ir ao supermercado

Para evitar comprar mais que o necessário, sempre leve uma lista e nunca vá ao supermercado com fome. E vá somente quando for preciso. Ir mais vezes ao supermercado significa estar mais exposto as tentações de comprar.

 

Reduza as ligações telefônicas

Troque o telefone por e-mails, sms e aplicativos como Skype, Viber e WhatsApp. Deixe para usar o telefone somente com aquele cliente que não é adepto das novas tecnologias.

 

Tem TV por assinatura? Busque alternativas

TV por assinatura é uma ótima opção de entretenimento. Mas pode ser considerada um luxo em momentos de crise. Uma alternativa é procurar por serviços de streaming de vídeo gratuitos online.

 

Dê férias para a faxineira

Você mesmo é capaz de limpar seu apartamento. E pode ser bem positivo, você gasta energia, faz exercícios e em paralelo pode ir pensando em como resolver alguns jobs. Freelancer que é freelancer vive otimizando o tempo.

 

Pratique inglês sem professor

Inglês é fundamental para quem é freelancer também. Estar sem grana não é motivo para deixar o inglês de lado. Em épocas de crise a dica é utilizar sites como o Duolingo, ver vídeos em inglês no Youtube e também treinar o “listening” ouvindo rádios internacionais.

 

Deixe as baladas um pouco de lado

Em tempos de aperto financeiro, a dica é fazer mais atividades durante o dia. Vá a parques, museus e exposições. Em cidades maiores tem sempre eventos gratuitos rolando, só tem que descobrir onde.

 

Cuidado com o cheque especial

Como a renda do freelancer é variável, prefira o cartão de crédito e pague a fatura na íntegra. Assim você evita os juros altos do cheque especial.

 

Perca o medo de negociar

Todo bom freelancer deve saber negociar, tanto com clientes como com fornecedores. Que tal aproveitar o momento de crise para conseguir descontos fora do trabalho também? Brigue ainda por melhores condições de pagamento.

 

Fique atento a pequenos gastos

Um cafézinho aqui, um docinho ali… parecem gastos inofensivos. Mas a repetição deles pode gerar um montante expressivo no final do mês. Fique esperto!

 

Opte por medicamentos genéricos

Não descuide de sua saúde, jamais abra mão de medicamentos em épocas de crise. Sua saúde é a máquina que faz girar seu negócio. Para economizar, invista sempre em medicamentos genéricos.

 

Infográfico concluído!

Parabéns! Você está mesmo interessado em economizar. Se você seguir as dicas aqui apresentadas, não só vai passar ileso por qualquer crise financeira, mas também vai ter uma conta bancária mais saudável.

O que achou do infográfico? Conta aqui nos comentários, vamos evoluir o assunto e gerar mais conteúdo relevante para quem trabalha de forma independente.

Se você gostou, compartilhe este link nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a gerar mais conteúdo interessante e gratuito.

Cadastre-se na newsletter e seja o primeiro a saber da publicação de novos posts como esse. Basta colocar seu e-mail no box abaixo.

Abraço e até o próximo post!

Hey, GOSTOU DESTE POST?
Assine GRÁTIS nossa newsletter e receba nossas atualizações antes de todo mundo.

Você ainda leva uma cópia do “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail e sem pagar um tostão por isso.
 Enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.
Publicado por:
Henrique Pochmann
Criou o Aparelho Elétrico em 2014. Produz e apresenta o podcast do blog. Trabalha com marketing digital desde 2002. Quer mais tempo para colocar outros projetos em prática, quer uma bicicleta e quer uma bio mais legal também.

Recomendados para você
 Gestão
Talvez você esteja errando em algo que está custando o sucesso da sua carreira como freelancer. Tire essa dúvida agora!
  Por Henrique Pochmann
 geral
Spoiler: a maioria não se considera bem-sucedida e não está se preparando para a aposentadoria. Vem ver esses e outros resultados!
  Por Henrique Pochmann
 Gestão
Nunca mais esqueça onde salvou um arquivo. Este guia ilustrado vai levar você rumo a uma organização impecável dos seus documentos de trabalho.
  Por Henrique Pochmann
Participe da Conversa
  • Leandro Antonello

    Ótimas dicas, como sempre! E o infográfico ficou bonito pacas. Eu já notei que os gastos pequenos que parecem inofensivos fazem um grande estrago no orçamento do mês. Outra dica boa pra quem tem acesso a Hipermercados seria procurar pelas promoções. Esses Hipermercados costumam ter promoções diárias em diferentes setores da loja e se você está perto de um desses, vale à pena fazer as compras dividida em alguns dias, seguindo o calendário de promoções.

    • Muito boa contribuição, Leandro! Certamente vale a pena ficar ligado nas promoções e comprar nos hipermercados. Obrigado pelo comentário!

  • Infográfico salva-vidas para freelancers, pois há momentos na profissão que faz-se necessária uma enxugada nos gastos mensais. Seja por imprevistos ou a demanda menor de clientes, o freelancer não precisa ficar somente em casa comendo miojo nos tempos de crise. E como já disseram antes, o infográfico ficou bonito pra caramba!

    • Oi, Douglas! Cara, é isso mesmo… tem momentos que uma enxugada nos gastos é fundamental, não tem como evitar. Que bom que curtiu a arte! Grande abraço.

  • Excelente!

Publicidade
MAIS DE 8.000 PRofissionais independentes Já recebem ANTECIPADAMENTE AS nossas atualizações.
Cadastre-se na nossa newsletter e receba “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail, sem pagar nada por isso.
 Sempre enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.