5 livros que todo freelancer precisa ler pra ontem
 Publicado: 06/01/2015 Atualizado: 20/07/2017

5 livros que todo freelancer precisa ler pra ontem

Sugestões de livros sobre negócios e finanças que vão fazer você freelancer pensar menos como funcionário e mais como empreendedor
  Por Henrique Pochmann
Essa moça, pelo visto, leva os livros dela pra todo lugar

O conhecimento traz conforto e faz você tomar decisões mais conscientes. Ter contato com a experiência e a história de outros empreendedores faz a gente não se sentir tão isolado na nossa atividade. E ler sobre negócios e finanças é ainda mais importante para quem é freelancer, porque precisa aprender a pensar cada vez mais como um empreendedor e menos como um funcionário. Quanto mais você lê, mais você conquista inteligência financeira e mentalidade empreendedora.

Seguem abaixo 5 livros que eu li e recomendo.

1 – Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Livro os segredos da mente milionária
Sou um cara que olha meio torto pra livros de autoajuda, “Os Segredos da Mente Milionária” tem um “quê” disso. Mas como vi vários empreendedores sugerindo, resolvi dar uma chance e ele abriu muito minha cabeça.

O livro faz você pensar na relação que você tem com o dinheiro.

Conta, por exemplo, que muitas pessoas herdam dos pais a forma de lidar com grana.

Se o seu pai ou mãe vivem dizendo que gente rica é desonesta, você pode ter associado dinheiro a algo negativo e então gasta todo ele para se sentir mais íntegro. Ou ainda, se você é do tipo que vive dizendo “dinheiro não é importante”, “dinheiro demais só dá problema”, tome cuidado com essas declarações. Pois isso pode estar minando o seu comportamento e impedindo que você tenha uma boa relação com as verdinhas.

Recomendo a leitura para que você possa eliminar alguns pensamentos e hábitos que possam estar sabotando a sua saúde financeira.

Quero saber mais sobre Os Segredos da Mente Milionária (link para a Amazon)

 

2 – Trabalhe 4 Horas por Semana – Timothy Ferriss

Livro Trabalhe 4 horas por semana
A obra de Tim Ferriss já é uma espécie de bíblia entre os empreendedores digitais.

Fala muito sobre como as novas tecnologias podem te ajudar a trabalhar menos, ganhar mais e ainda ter mais tempo para usufruir da vida.

Ferriss defende que não devemos ter uma única grande aposentadoria ao final da vida (quando já não temos mais vitalidade), mas sim várias pequenas durante toda a nossa trajetória.

Só não leia este livro se você quiser deixar sua carreira e negócios exatamente no lugar onde estão.

Quero saber mais sobre Trabalhe 4 horas por Semana (link para a Amazon)

 

3 – Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter

Livro Pai Rico, Pai Pobre
É famoso por estimular as pessoas a saírem da “corrida dos ratos”. Ele diz: pare de trabalhar pelo dinheiro e faça o dinheiro trabalhar por você.

Pai Rico, Pai Pobre vai desenvolver sua mentalidade empreendedora. O livro apresenta uma série de história sobre a criação de ativos.

Após a leitura você vai definitivamente pendurar as chuteiras como empregado e vestir a camiseta do time dos empreendedores. Não tenho dúvidas.

Quero saber mais sobre Pai Rico, Pai Pobre (link para a Amazon)

 

4 – 10 Mandamentos para Fracassar nos Negócios – Donald R. Keough

Livro 10 mandamentos para fracassar nos negócios
Escrito por Donald R. Keough, ex-presidente da Coca-Cola, apresenta em um tom bem humorado vários deslizes que podem levar um empreendedor a ruína.

Indico a leitura porque é interessante ver como as coisas aconteciam dentro da Coca-Cola e também porque ele vai contra algumas coisas que o mundo corporativo acredita cegamente (burocracia, isolamento de líderes, etc..).

Consumir esse livro é absorver anos de experiência em poucas horas.

Quero saber mais sobre 10 Mandamentos Para Fracassar nos Negócios (link para a Amazon)

5 – O Seu Primeiro Milhão – Pedro Queiroga Carrilho

Livro o seu primeiro milhão
Pedro Queiroga Carrilho apresenta como controlar suas finanças.

Não tem jeito, para chegar ao seu primeiro milhão, você vai ter que colocar todos os seus gastos e ganhos na ponta do lápis e ter bastante paciência.

Você que é freelancer, precisa aprender a gerenciar e investir seu dinheiro. Este livro é uma bela maneira de começar.

Quero saber mais sobre O Seu Primeiro Milhão (link para a Amazon)

 

O que achou da lista?

Ah e claro… você não pode deixar de ler o “O Incrível Manual do Freelancer Moderno“, que não entrou neste top 5 mas é altamente recomendável. ;)

E você, qual livro me indicaria?

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo relevante e gratuito para freelancers.

Cadastre-se na newsletter do Aparelho Elétrico e seja o primeiro a saber da publicação de novos posts como esse. Basta colocar seu e-mail no box abaixo.

Curta o Aparelho Elétrico no Facebook
Hey, GOSTOU DESTE POST?
Assine GRÁTIS nossa newsletter e receba nossas atualizações antes de todo mundo.

Você ainda leva uma cópia do “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail e sem pagar um tostão por isso.
 Enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.
Publicado por:
Henrique Pochmann
Criou o Aparelho Elétrico em 2014. Produz e apresenta o podcast do blog. Trabalha com marketing digital desde 2002. Quer mais tempo para colocar outros projetos em prática, quer uma bicicleta e quer uma bio mais legal também.

Recomendados para você
 Gestão
Veja como derrubar os dois maiores vilões que afastam você da vida dos seus sonhos.
  Por Henrique Pochmann
 podcast
Pra conquistar sua independência financeira, você precisa se dar bem com as verdinhas. Vem ouvir umas dicas pra te ajudar nisso!
  Por Henrique Pochmann
Participe da Conversa
  • Salve, salve! Belo post Henrique!

    Dessa lista até agora só li dois: O Segredo da Mente Milionária e o Pai Rico Pai Pobre. Como essa tua lista tem uma vibe “finanças” eu indicaria alguns livros complementares. Ambos trabalham bastante o mais importante: a mentalidade empreendedora e a relação com dinheiro, entretanto eles acabam de deixando com poucas ferramentas realistas para ajudar a potencializar teus investimentos. Por isso, recomendaria:

    Investimentos Inteligentes (Gustavo Cerbasi) É uma livro bem interessante que apresenta as principais formas de aplicação do dinheiro (poupança, ações, cdb, tesouro direto, etc…), além de estratégias de investimento conforme teu perfil e idade.

    Pai Rico Pai Pobre: Como investir em Metais Preciosos (Michael Maloney) Este livro é muito foda, ele causa um impacto muito profundo sobre entendimento de dinheiro, pois ele conta uma boa história do dinheiro e da economia, mostrando a relatividade da moeda, a quebra de bancos a substituição da moeda corrente e de onde vem o dinheiro de um país. Ele dá um pouco de medo por deixar claro que dinheiro é na verdade uma convenção que não possuí um valor em sí, e que pode simplesmente desaparecer em crises (como alguns de nossos pais/avós sabem). Então ele apresenta os metais preciosos: ouro e prata que sempre foram valorosos globalmente e como investir neles.

    Dinheiro Pode Comprar Felicidade (MP Dunleavey) Esse aqui entra também como um transformador de mentalidade, ele mostra que dinheiro pode te auxiliar a ter uma vida mais satisfatória, então a autora propõe uma mudança de mentalidade principalmente na hora do consumo, mostrando que com inteligência a gente pode focar a parte do dinheiro que gastamos em coisas importantes, ou que compensam em coisas simples como pagar alguns reais mais caro em produto do que se locomover a outro local e gastar mais em gasolina e estacionamento para comprar o mesmo produto por um preço um pouco mais barato.

    Acho que é isso. Fiquei bem curioso para ler os demais livros. Abraço!

    • Grande participação, Alexandre! Fiquei interessado no “Como investir em Metais Preciosos” e “Dinheiro Pode Comprar Felicidade”. Já estão na minha lista para esse ano. Muito obrigado pelo comentário! Abraço!

    • Weliton Silva

      Valeu pelas indicações Alexandre, já tinha listo um post falando sobre essa questão do dinheiro não ter valor, mas ainda não conhecia um livro sobre o assunto, com certeza vou ler. Sua segunda indicação também é bastante interessante.

      Até mais, abraço.

  • Weliton Silva

    Excelente indicações, já li os 3 primeiros da lista. Muitos freelancers passam por grandes dificuldades, isso quando não voltam para os antigos empregos, porque não conseguem administrar suas finanças e tempo, se preocupação em estudar apenas conhecimento técnico.

    Até mais, abraço.

    • Com certeza Weliton! A primeira ideia sempre é ficar cada vez melhor na sua especialidade. Se o cara é fotógrafo, vai estudar a fundo fotografia e ler tudo relacionado ao assunto. Mas depois tem que aprender um pouco de gestão, ver o fluxo de caixa, organizar a pauta… não dá pra esquecer o lado “admin” da coisa.

      Grande abraço e obrigado por passar por aqui.

  • Silvio Luiz Ferucio Manoel

    Olá Henrique… super dicas de leitura.. lí somente o Pai Rico e o Trabalhe 4Horas….. Se me permite gostaria de indicar dois livros muito legais que podem agregar bastante… um é “A Startup de $100” do Cris Guillebeau e o outro é “Segunda-feira nunca mais” do Dan Miller. Um grande abraço.

    • Oi, Silvio! Legal que curtiu as dicas… e não precisa pedir permissão, você tá em casa. :)
      Sugestões anotadas aqui… já ouvi falar bem da Startup de 100, quero ler também.
      É muito livro bom pra pouco tempo!

      Obrigado pela participação, Silvio!

      Grande abraço!

      • Silvio Luiz Ferucio Manoel

        Valeu Henrique … abraço.

Publicidade
MAIS DE 9.000 PRofissionais independentes Já recebem ANTECIPADAMENTE AS nossas atualizações.
Cadastre-se na nossa newsletter e receba “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail, sem pagar nada por isso.
 Sempre enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.