Como lidar com o isolamento causado pelo ideal de carreira?
 geral
 Publicado: 24/01/2017 Atualizado: 14/02/2017

Como lidar com o isolamento causado pelo ideal de carreira?

Além do isolamento físico, existe um outro tipo de isolamento que pode fazer você desistir dos seus projetos.
  Por Henrique Pochmann
Isolado pelo ideal de carreira - você já se sentiu assim?

Já de cara peço desculpas pelo tom meio autoajuda deste texto. Mas acho que ele pode realmente ser útil para aqueles momentos onde a inspiração acabou, a produtividade anda baixa e você se questiona diariamente se deve ou não continuar insistindo no seu projeto.

Considero o isolamento a maior dificuldade a ser combatida pelo freelancer que está começando. Não estou me referindo ao isolamento de quem trabalha em home office, falo do isolamento causado pelo ideal de carreira.

Ser profissional independente é ser dono do próprio negócio, é ser empresário, ou seja, é encarar uma realidade diferente da maioria. Somos educados para estudarmos muito para termos um bom cargo em uma grande empresa ou pra passarmos em um concurso público.

Falando diretamente: somos treinados para sermos funcionários.

Qualquer pessoa que vá contra esse senso comum está naturalmente exposta a um turbilhão de críticas e reprovações. As pessoas te perguntam: “Você vai abrir mão da estabilidade de um emprego por uma vida incerta?”. Quando esse tipo de pergunta parte de alguém querido, como uma pessoa da família, pode realmente te desestabilizar.  Pode te deixar bastante em dúvida quanto as suas escolhas.

Às vezes eu me pergunto, por que as pessoas tentam tanto nos dissuadir de ir contra o senso comum? Duas respostas me vêm de pronto. Penso que algumas pessoas se preocupam com a gente e não querem nos ver quebrando a cara. Mas também penso que muita gente vai se incomodar se conseguirmos o que queremos. Talvez isso cause aquele sentimento de “Putz! Por que eu não tentei também?”. E ninguém quer ter que lidar com arrependimentos, não é verdade? Enfim…

Voltando ao que estou chamando de ‘isolamento de ideal de carreira’. Em vários momentos da sua jornada você provavelmente vai sentir vontade de trocar uma ideia com alguém para dividir alguma angústia e percebe que não tem com quem falar. Pois é grande o receio de ouvir: “Eu avisei que não seria fácil. Que tal procurar um emprego agora?”.

Você se vê em uma bolha, tendo que lidar com toda essa insegurança e aborrecimento apenas com você mesmo e mais ninguém. É foda!

Minha dica, pra você diluir um pouco essa angústia, é que você se aproxime de outros freelancers e empreendedores. Essas pessoas vão te entender. Quem sabe criar um grupo de mastermind?

Além disso, leia revistas, sites, continue acompanhando e interagindo aqui no Aparelho Elétrico – claro!

Aprenda muito sobre negócios e finanças, isso é bastante importante. Assista a vídeos. Ouça podcasts. Enfim, se qualifique e continue buscando conteúdo que traga relatos e histórias de pessoas que se deram bem correndo atrás do que queriam.

À medida que você se qualifica, também se fortalece. Isso vai reduzir a sensação de isolamento. Vai fazer você ter mais convicção das suas escolhas, vai esclarecer várias das suas dúvidas, vai te reenergizar, vai manter a inspiração por perto, e com certeza vai te dar muito, mas muito fôlego para seguir em frente.

Infelizmente seguir por um caminho diferente do considerado “normal” faz você ter que matar um leão por dia. Não é fácil. Se fosse fácil, qualquer um faria, não é verdade?

Não deixe os questionamentos dos outros fazerem você se isolar. Tem um monte de gente por aí passando pelas mesmas coisas que você e muito afim de trocar uma ideia.

Qual a sua opinião sobre o assunto?

Quero muito saber o que você pensa a respeito disso, você já se sentiu assim? Deixe a sua participação nos comentários e vamos combater o isolamento.

Posso te pedir um favor?

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, curta e compartilhe o post nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a continuar sempre publicando conteúdo relevante para todo mundo que trabalha de forma independente.

Obrigado!

Grande abraço e até o próximo post.

Curta o Aparelho Elétrico no Facebook
Hey, GOSTOU DESTE POST?
Assine GRÁTIS nossa newsletter e receba nossas atualizações antes de todo mundo.

Você ainda leva uma cópia do “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail e sem pagar um tostão por isso.
 Enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.
Publicado por:
Henrique Pochmann Criou o Aparelho Elétrico em 2014. Produz e apresenta o podcast do blog. Trabalha com marketing digital desde 2002. Quer mais tempo para colocar outros projetos em prática, quer uma bicicleta e quer uma bio mais legal também.
Recomendados para você
 Gestão
Veja como definir preços, como redigir propostas, como se relacionar com clientes e várias outras dicas.
  Por Henrique Pochmann
 Negócios
Você tem sofrido com as solicitações descabidas de alteração e refação dos seus clientes? Vem ver algumas formas de resolver isso.
  Por Henrique Pochmann
 Negócios
Conquiste seu primeiro cliente. Prove para o seu chefe que você tem condições de entregar resultados mesmo trabalhando fora da empresa.
  Por Henrique Pochmann
 geral
Guia completo para trabalhar como freelancer, onde encontrar as melhores oportunidades e o que fazer para não deixar elas escaparem.
  Por Henrique Pochmann
Participe da Conversa
Publicidade
MAIS DE 9.000 PRofissionais independentes Já recebem ANTECIPADAMENTE AS nossas atualizações.
Cadastre-se na nossa newsletter e receba “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail, sem pagar nada por isso.
 Sempre enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.