Infográfico: dados sobre o perfil do freelancer no Brasil 2017
 geral
 Publicado: 27/04/2017 Atualizado: 27/02/2018

Infográfico: dados sobre o perfil do freelancer no Brasil 2017

Spoiler: a maioria não se considera bem-sucedida e não está se preparando para a aposentadoria. Vem ver esses e outros resultados!
  Por Henrique Pochmann
Veja o infográfico abaixo
Com fotos: Shutterstock
Se você trabalha em tempo integral como freelancer, participe da nossa pesquisa Perfil do Freelancer no Brasil 2018. É simples e rápido. Em 5 minutos você responde tudo.

Assim que chegarmos a 1.000 respostas, essa janela chata some daqui. Ajude a gente compartilhando o link da pesquisa. Obrigado! :)

É com muito prazer que escrevo esse post. Realizar uma pesquisa não é fácil, criar um infográfico pra mostrar os resultados também não. Ainda mais levando em consideração que não somos uma empresa especializada e temos muito o que aprender quando se trata de pesquisa. Mas os resultados abaixo refletem muito bem, se não todo, ao menos uma parcela, do mercado freelancer brasileiro.

Como nosso papel aqui no Aparelho Elétrico é debater e divulgar boas práticas relacionadas ao mercado independente, espero que esses dados sejam o ponto de partida para ótimos debates e reflexões em torno do tema.

Tópicos

Motivações para essa pesquisa

Acho importante lembrar, conforme falamos neste post aqui, quais foram as nossas motivações para realizar essa pesquisa:

  • Desmistificar ou comprovar mitos relacionados ao trabalho freelancer;
  • Encorajar, desencorajar (por que não?) e reduzir os riscos de profissionais interessados em adotar esse formato de trabalho;
  • Incentivar o mercado a trabalhar mais com mão de obra freelancer;
  • Reduzir o preconceito associado a esse formato de trabalho;
  • Servir como referencial para estudos, publicações e empresas ligadas a este nicho de trabalho.

Espero que os resultados sirvam e sejam usados para cumprir esses objetivos.

Amostragem

Os dados para essa pesquisa foram coletados entre janeiro e abril de 2017 via Google Forms. Divulgamos o questionário para nossos leitores e também nas redes sociais de forma geral. No total 1036 pessoas participaram desta pesquisa.

Considerações

Com toda a razão, levamos um puxão de orelha a respeito da pergunta sobre sexo. Pedimos desculpas pelo vacilo de deixar tudo tão polarizado entre masculino e feminino, vamos melhorar na próxima para que todo mundo se sinta incluído e representado pela nossa pesquisa.

Alguns entrevistados também nos chamaram atenção quanto as opções dadas na pergunta ‘Outras fontes de renda’. Sentiram falta de opções de investimento em títulos públicos. Vamos levar isso em consideração para a próxima pesquisa.

Outro comentário recorrente foi a não possibilidade de marcar múltiplas respostas em algumas perguntas. Isso realmente foi intencional da nossa parte, pois nesses casos queríamos de fato saber a resposta mais relevante entre todas as opções.

Com certeza iremos analisar todos esses feedbacks para, na próxima vez, realizarmos uma pesquisa mais completa e mais condizente com o perfil dos profissionais independentes brasileiros.

Infográfico Perfil do Freelancer no Brasil 2017

infográfico com resultados da pesquisa sobre o perfil do freelancer no brasil em 2017

Participe, dê a sua opinião

O que você achou dos números? Essa é a realidade que você estava esperando? Quero muito saber a sua opinião para comentarmos esses números juntos e levarmos o assunto adiante.

O que você acha que devemos incluir, excluir ou reformular para a próxima pesquisa? Ajude a gente a melhorar e a criar uma pesquisa mais completa e condizente com a realidade.

Posso te pedir um favor?

Se você acha que esse conteúdo é útil, compartilhe ele nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a continuar publicando conteúdo de qualidade de forma gratuita.

Cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado sobre as novas publicações. Basta colocar seu e-mail no box abaixo.

Abraço e até a próxima!

 

Curta o Aparelho Elétrico no Facebook
Hey, GOSTOU DESTE POST?
Assine GRÁTIS nossa newsletter e receba nossas atualizações antes de todo mundo.

Você ainda leva uma cópia do “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail e sem pagar um tostão por isso.
 Enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.
Publicado por:
Henrique Pochmann Criou o Aparelho Elétrico em 2014. Produz e apresenta o podcast do blog. Trabalha com marketing digital desde 2002. Quer mais tempo para colocar outros projetos em prática, quer uma bicicleta e quer uma bio mais legal também.
Recomendados para você
 geral
Invista 5 min do seu tempo, responda a pesquisa e ajude a melhorar o mercado que você participa.
  Por Henrique Pochmann
Participe da Conversa
Publicidade
MAIS DE 9.000 PRofissionais independentes Já recebem ANTECIPADAMENTE AS nossas atualizações.
Cadastre-se na nossa newsletter e receba “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail, sem pagar nada por isso.
 Sempre enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.