Ferramentas essenciais para aumentar a produtividade
 Publicado: 22/05/2015 Atualizado: 26/01/2017

Ferramentas essenciais para aumentar a produtividade e expandir os negócios

Uma lista completa de soluções que vão catapultar o seu negócio para o próximo nível. Confira!
  Por Henrique Pochmann
21

Be Focused

Por que é legal?
Este é um aplicativo que te ajuda a colocar em prática a Técnica Pomodoro. Além disso, com o Be Focused, você também consegue contabilizar quantos pomodoros são necessários para concluir cada tarefa. O que é uma mão na roda na hora de fazer um orçamento. Dica quente!
Saber mais: xwavesoft.com

Dropbox

Por que é legal?
Ninguém está a salvo de ter o computador roubado, deixar o notebook cair ou outras fatalidades. Salve todos os seus arquivos na nuvem com o Dropbox. Suba todos os seus arquivos pra lá e acesse de qualquer dispositivo (celular, tablet ou computador). Até 2GB é grátis.
Saber mais: dropbox.com

Duolingo

Por que é legal?
Aprenda um novo idioma com o Duolingo. É fácil e divertido de usar. A cada exercício respondido, você ganha pontos e sobe no ranking onde estão seus amigos do Facebook. Ele treina muito bem o ouvido e a escrita, já a pronúncia deixa a desejar. Mas é de graça e vale muito a pena.
Saber mais: duolingo.com

Facebook adverts

Por que é legal?
Milhões de pessoas estão no Facebook. Seu público alvo está lá também. Anunciar no Facebook é barato, rápido e superotimizado. Você consegue definir o público por idade, gênero, interesses e outras características. Se você ainda não começou, comece a pensar nisso.
Saber mais: facebook.com/ads

Freelancer Doc Box

QUENTE!  Por que é legal?
De modelo de contrato de trabalho a planilha de fluxo de caixa. Tudo pra você se auto-gerenciar como um freelancer profissional. Criei e utilizo todos esses documentos no meu dia a dia. Se você quer otimizar seu tempo e trabalhar melhor, recomendo fortemente o FDBox.
Saber mais: freelancerdocbox.com

Freelancer Full Folio

QUENTE!  Por que é legal?
Moderno para impressionar os seus clientes. Simples pra você mesmo atualizar. O Freelancer Full Folio é o site que você precisa. Um tema WordPress responsivo feito especialmente para quem trabalha como freelancer. Recomendadíssimo para turbinar suas oportunidades de negócios.
Saber mais: freelancerfullfolio.com

Google AdWords

Por que é legal?
O bom da internet é que ela é democrática, mesmo quem tem pouca grana pra investir consegue promover seu trabalho. O Adwords é a prova disso. Com cerca de R$ 100,00/mês você já consegue trazer tráfego qualificado para o seu site. Mais tráfego é igual a mais negócios. Vale a pena.
Saber mais: google.com/adwords

Google Analytics

Por que é legal?
Não basta ter um site, é preciso monitorar. E o Google Analytics mostra tudo o que anda acontecendo no seu site: páginas mais visitadas, fontes de tráfego, perfil do usuário, etc. É imprescindível que você instale o GA no seu site assim que ele for ao ar. Custo zero, aproveite!
Saber mais: google.com/analytics

KingHost

Por que é legal?
Hospedo com eles 3 sites. O que mais gosto na KingHost é o suporte, sempre foram muito rápidos e atenciosos. E os planos têm preços bem competitivos. Recomendo fortemente que você hospede seu site com eles. Até agora é a hospedagem que mais me agradou.
Saber mais: kinghost.com.br

MailChimp

Por que é legal?
O MailChimp é o principal serviço de disparo de e-mails marketing do mundo. Além de enviar campanhas, você pode configurar uma seqüência automática de e-mails. É grátis até 2 mil endereços de e-mail. Precisa mais?Então ganhe $ 30 de bônus se cadastrando pelo link abaixo.
Saber mais: mailchimp.com

PayPal

Por que é legal?
Solicitando seus pagamentos via PayPal, seu cliente pode pagar em até 12x sem juros no cartão e você recebe o dinheiro de uma só vez. Maravilha, né? Mas esteja atento as taxas cobradas. Também é possível receber doações das pessoas que acompanham seus projetos online.
Saber mais: paypal.com

Postcron

Por que é legal?
Com o Postcron é possível agendar posts para irem ao ar na data e horário que você determinar. Ideal para leva tráfego frequente para o seu site. Tem versão free e paga. A versão grátis já faz maravilhas. Vale muito a pena começar a usar. É uma mão na roda!
Saber mais: postcron.com

Waze

Por que é legal?
Não corra o risco de ficar preso no trânsito. Uma rápida olhada no Waze antes de sair pode te poupar muito tempo. É um aplicativo que indica os pontos críticos do tráfego em tempo real. As informações são enviadas pelos próprios usuários. Baixe e colabore com os outros Wazers.
Saber mais: waze.com

Wifi Magic

Por que é legal?
O Wifi Magic é um app que te ajuda a descobrir qual a senha do Wi-Fi no lugar que você está. Bem melhor do que pedir a senha pro atendente desavisado. Quebra um galhão quando você vai trabalhar ou fazer uma reunião em um local que você ainda não conhece muito bem. Instale já!
Saber mais: wifimagic.com

WordPress.org

Por que é legal?
Mais autonomia pra você. WordPress é um software grátis para gerenciar o conteúdo do seu site. Conta com uma infinidade de plugins e temas para melhorar o desempenho do seu www. Quer que o seu site realmente trabalhe por você? Migre ainda hoje para o WordPress.
Saber mais: wordpress.org

Lista Colaborativa

Não encontrou sua ferramenta favorita? Deixe um comentário que a gente adiciona na próxima atualização. Participe também votando '^' nas melhores sugestões. Conto com você para criarmos a melhor lista de ferramentas e soluções, para profissionais independentes, da internet brasileira. :)

Posso te pedir um favor?

Por favor, se você acha que esse conteúdo é útil, curta e compartilhe o post nas suas redes sociais. Isso ajuda o Aparelho Elétrico a continuar sempre publicando conteúdo relevante para todo mundo que trabalha de forma independente. Obrigado!

Hey, GOSTOU DESTE POST?
Assine GRÁTIS nossa newsletter e receba nossas atualizações antes de todo mundo.

Você ainda leva uma cópia do “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail e sem pagar um tostão por isso.
 Enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.
Publicado por:
Henrique Pochmann
Criou o Aparelho Elétrico em 2014. Produz e apresenta o podcast do blog. Trabalha com marketing digital desde 2002. Quer mais tempo para colocar outros projetos em prática, quer uma bicicleta e quer uma bio mais legal também.

Participe da Conversa
  • marcelinhoblog

    Excelente lista de ferramentas, Henrique! Obrigado por compartilhar conosco!
    Estou testando uma ferramenta chamada Paymo, é um gerenciador de projetos que possui um cronometro integrado. Achei interessante, pois combinei com a empresa que estou prestando serviço um pagamento por hora e no fim do mês posso passar um relatório detalhado. Esta ferramenta ainda possui uma função para envio de orçamentos. Tem a versão free que comporta 3 projetos. A única coisa que não consegui foi compartilhar a agenda de trabalhos. Sei que tem outros gerenciadores que fazem isso, mas até agora nenhum tem todas as ferramentas juntas. Se alguém souber de mais alguma além do Trello e Wunderlist, por favor compartilhe coma gente :-)

    • Oi, Marcelinho!

      Legal que curtiu as ferramentas e muito obrigado por essa dica do Paymo. Não conheço a ferramenta. Atualmente eu não tenho usado gerenciador de projetos, controlo tudo com planilha de pauta. Mas teve um tempo que utilizei um software chamado TodoYu. É uma ferramenta que você instala no servidor do seu site mesmo. Sempre tive medo de começar a usar uma ferramenta por aí e ela ser tirada do ar e eu perder todos os meus registros. Então comecei a usar o TodoYu, era bem legal. Mas é indicado para uma equipe de no mínimo 3 pessoas. Fica a dica também.

      E sobre o cronômetro… muito legal registrar o tempo que você fica trabalhando. Isso é muito importante pra você tomar conhecimento do quanto é capaz de produzir em um espaço de tempo. Além de servir como relatório para seus clientes, te ajuda a tomar melhore decisões na hora de fazer um orçamento também.

      Grande abraço, Marcelinho! E obrigado pela participação aqui!

  • Genial essa lista! Abri metade dela em novas abas, só pra começar. Eu gostaria também de indicar uma ferramenta que estou testando: Timelyapp. É um salvador da pátria! Estou usando a uma semana e já não sei viver sem :D Ele ajuda a gerenciar seus projetos, dá pra fazer projetos em grupo e até compartilhar calendários, além de já sincronizar com o Google Calendar e outros apps de management. E o princípio dele é bem simples: Coloque um projeto, diga quanto tempo você pretende trabalhar nele e coloque o cronômetro pra rodar! Pra quem trabalha com pagamento por hora, o app ainda diz quanto dinheiro você ganhou pelo tempo que passou trabalhando. É lindo!

    • Muito bom! Grande contribuição!

      Ainda não conhecia esse aplicativo, parece muito bom.
      Muito obrigado por indicar. :)

      Grande abraço!

      P.S: na próxima, se possível, deixa o seu nome na mensagem. ;)

  • thiagoko

    Muito bom, Henrique! Gostei que a lista não ficou só no trabalho, entrou até o Waze e Mandic. Eu vivo como freela há uns 5 anos então vou deixar as minhas dicas também: Grupos do Facebook para achar jobs (sempre surge algum contato), Proposeful.com para criar e enviar propostas comerciais, Hostgator para hospedagem de sites (o suporte é fenomenal, a Kinghost é muito boa também), Feedly.com para acompanhar seus blogs favoritos (em especial para quem é redator) e Spotify para se concentrar :) Abraços e sucesso!

    • Boa, Thiago!

      Grande participação. Muito obrigado pelas dicas. Mandou bem!

      Grande abraço!

  • Michel Baptista

    Excelentes dicas! Parabéns e obrigado!

    • Que bom que curtiu, Michel. Se tiver alguma contribuição. Fica à vontade. Em breve, vamos atualizar a lista.

      Abraço!

  • Andre Correa

    Fala Henrique,

    Parabéns pelas dicas, adquiri recentemente o Freelancer Doc Box

    e está me ajudando muito!

    abraços e sucesso!

    • Que legal, Andre!

      Sou suspeito pra falar, mas é realmente um salto em termos de organização e também de consciência em relação a condução da vida de profissional independente. Sem contar na economia de tempo de não precisar ter que fazer tudo do zero. :)

      Muito obrigado pelo feedback, meu velho!

      Abração!

  • Leandro Antonello

    Tudo bem, Henrique? Ótima ideia juntar as ferramentas num só lugar!

    Vou contribuir com um conceito que, pessoalmente, ainda não coloquei em prática, mas é bem interessante: gameficação.
    A ideia é inserir nossas tarefas como se fossem missões (quests) de um jogo, recebendo recompensas por completá-las, melhorando seus atributos, subindo de nível, etc. Resumindo, é uma boa ideia pra gente se sentir motivado a realizar nossas tarefas.

    Segue um link com uma listinha dos apps desse tipo: http://yukaichou.com/lifestyle-gamification/the-top-ten-gamified-productivity-apps/

    Abs

    • Fala, Leandro! Tudo certo por aqui… e por aí?

      Cara, achei demais essa dica, pretendo testar algum destes em breve. :)

      Abração!

  • Pedro Rodrigues

    Uma dica quente também é o Megaupload.. cada conta registrada tem grátis 50gb de arquivo.. A taxa de transferência é um pouco limitada, mas pra backup, dá pra utilizar de boas .. Valeu Henrique, curto muito o aparelho.. Grande abraço..

    • Bacana, Pedro. Não tava ligado em usar o Megaupload. Parece interessante. Obrigado ela dica!

      Legal que tá curtindo o blog, meu caro. :)

      Grande abraço!

  • Hiago Fernandes

    Estou a procura de um bom app de pomodoro para windows

    • Fala, Hiago!

      Em um post aqui sobre a técnica pomodoro o pessoal tava recomendando o https://toggl.com. Já usou?

      • Hiago Fernandes

        Usei… mas por algum motivo não gostei muito. Eu gosto de um que é uma extensão do chrome que, se não me engano, Dani Lima recomendou em um podcast de vocês. Só que eu queria algum que não dependesse do navegador.

Publicidade
MAIS DE 9.000 PRofissionais independentes Já recebem ANTECIPADAMENTE AS nossas atualizações.
Cadastre-se na nossa newsletter e receba “O Incrível Manual do Freelancer Moderno” direto no seu e-mail, sem pagar nada por isso.
 Sempre enviamos conteúdo relevante, sem spam. E você pode se descadastrar quando quiser.